Mais de um ano antes da eleição de 2010, onde foram eleitos presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais, abrimos uma campanha pelas paginas da Folha, denominada “Um Deputado para Venâncio”. O tema foi debatido, teve apoio de lideranças políticas, mas poucos resultados práticos, pois dois pontos cruciais continuaram presentes. Um é o alto número de candidatos, cinco, e o segundo foi a evasão de votos, pois mais de 300 candidatos a deputado foram votados em Venâncio. Acrescentaria um terceiro, a necessidade de ter potencial regional de votos.
Conseguindo evoluir neste três pontos, Venâncio, com mais de 50 mil eleitores, elege tranquilamente um deputado estadual novamente.
Na eleição de 2010, se lançaram candidatos os vereadores Telmo Kist (PDT) e Celso Krämer (PTB), mais o suplente José Arnildo Câmara, pelo Dem; o sindicalista, Jurandir da Silva, pelo PC do B e Alfredo Scherer Neto pelo PSDB. Dividiram votos e ninguém ‘beliscou’ uma cadeira na Assembleia.
Pois vem aí 2014 e a mobilização já começa. O vereador Telmo Kist (PD) já disse que não concorre novamente, pois defende que é preciso ter maior densidade regional para se eleger e ele entende que hoje quem tem esta condição é somente o prefeito Airton Artus (PDT).
Na Câmara de Vereadores, Celso Krämer (PTB), já tocou no assunto e prega que pelo menos a oposição tenha um candidato único para deputado e a situação outro. E ele coloca seu nome para concorrer pela oposição. Isso significaria apoio do PTB, PMDB, PP, PSDB, PSB, PRB e PRB. Mas, existe ainda Nilson Lehmen (PMDB) com potencial da candidatura pela oposição.
Neste contexto, pela situação, o nome hoje mais provável é o vice-prefeito Giovane Wickert (PT), uma vez que o prefeito Airton Artus (PDT) já manifestou vontade de cumprir o seu segundo mandato integralmente. Seria a oportunidade de Giovane fazer um teste solo nas urnas. Ele foi suplente de vereador do PT em 2004 e se elegeu em 2008 e 2012 como vice do prefeito Airton Artus.
Estamos longe da eleição de 2014, mas os partidos começam a fazer suas contas e articulações agora.