A disputa politica em Venâncio divide dois grupos. O que foi governo com Giovane Wickert (PSB) e o que é governo agora com Jarbas da Rosa (PDT) e já tinha sido com Airton Artus (PDT). Nas redes sociais são bem identificados estes grupos. Quem tá fora do governo, critica. Quem é governo, defende com unhas e dentes. E é assim que funciona.
Mas tento fazer uma leitura desta contenda também no Legislativo, onde o prefeito Jarbas da Rosa tem maioria de oito vereadores e a oposição tem sete vereadores. Vou identificando movimentos. No sábado destaquei aqui a atitude propositiva dos vereadores de oposição André Kauffmann (PTB) e Sandra Wagner (PSB), que protocolaram na Prefeitura uma proposta de continuidade de programas voltados ao meio rural. Uma iniciativa positiva, se for também para ajudar o governo a desenvolver projetos que beneficiem as famílias rurais.
No fim de semana vi o vereador estreante Elígio Weschenfelder, o Muchila (PSB), postando vídeo em rede social se apresentando ao eleitor, cobrando troca de lâmpadas queimadas no acesso ao bairro Grão Pará, se comprometendo em fazer cobranças do governo. Elígio foi governo até dez dias atrás. Poderia ter agido para que fossem trocadas todas as lâmpadas que ele reclama na primeira semana do novo governo, que ainda não tem acesso a todo sistema de funcionamento da máquina pública. Esse é o tipo de oposição oportunista, para não dizer demagógica.
Notinhas
* Baleia Rossi (MDB-SP) disse no final de semana que um processo de impeachment de Bolsonaro traria mais instabilidade ao país. Na verdade ele sabe que a ideia do PT não teria apoio popular. Mas foi o bastante para Gleisi Hofmann dizer que Baleia não terá os votos do PT na eleição da presidência da Câmara dos Deputados.
* Baleia é filho de Wagner Rossi, Ministro da Agricultura de Dilma, que em 2011 foi acusado de exigir R$ 2 milhões de propina numa licitação do Ministério. Era do ‘time’.
* E a novela da vacina e queda de braço entre Doria e o governo continua. Os governadores exigiram e todos os estados vão vacinar ao mesmo tempo.
* Doria aumenta em 69% a verba publicitária para 2021. Vai ser ainda mais queridinho da grande imprensa, especialmente da Globo.
* O Inter venceu o quinto jogo consecutivo no Brasileiro com o 1 a 0 no Goiás e assume a vice-liderança, com 53 pontos, contra 56 do líder São Paulo, que perdeu na rodada. O colorado desandou depois da saída de Coudet e a chegada de Abel. Perdeu a liderança do Brasileiro e foi eliminado da Copa do Brasil e Libertadores. Mas Abelão se recupera e vai brigar por título, que o Inter não ganha há 41 anos.
* O Grêmio ‘patinou’ com empate em 0 a 0 com o Fortaleza. É 5º com 49 pontos. O tricolor parece estar mais focado na decisão da Copa do Brasil contra o Palmeiras.
Do Twitter
* Folha S. Paulo: Vacinas chegarão aos estados três ou quatro dias após aval da Anvisa, diz Pazuello
* UOL: Eficácia da CoronaVac é de 78% para casos leves e 100% para graves, reafirma diretor do Butantan
* Carta Capital: Um ano após 1ª morte por Covid, OMS é finalmente esperada na China.
* Estadão: Mourão diz que vacina contra covid não é questão individual, mas coletiva
* Crusoé: Democratas apresentam pedido de impeachment de Trump na Câmara.
* O Globo: Banco do Brasil anuncia programa de demissão voluntária e fechamento de agências
* Alceu Moreira: Ver os membros da suprema corte posicionarem-se sobre o voto impresso é um acinte. Está é uma decisão do congresso nacional.
* Bolsonaro: Acordo com o Japão para o desenvolvimento de tecnologias com o GRAFENO e o NIÓBIO. Temos a matéria prima e eles a tecnologia. Vamos agregar valor nesse acordo
* Airton Artus: Trump é um fanfarrão. Faz e acontece mas quando aperta joga a responsabilidade para os outros. Sempre foi assim não sua vida. Agora condena o que aconteceu no Capitólio. Para não ser preso