Na quarta-feira, 20 de julho, iniciaram as convenções partidárias para confirmar candidaturas para a eleição do dia 2 de outubro. PSC, PL, SD, Novo, Republicanos, PSB, Podemos, PSOL e União Brasil já realizaram suas convenções.
Dos partidos com nomes de Venâncio, o PSB realizou convenção estadual sábado, na Assembleia Legislativa, e confirmou Beto Albuquerque para governador. Para vice e senador o PSB ainda negocia alianças nesta semana. Foram anunciados 39 candidatos a deputado estadual e 24 para federal. O ex-prefeito de Venâncio, Giovane Wickert teve seu nome confirmado como candidato a deputado estadual.
O Podemos realizou convenção no domingo, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. O partido tem o senador Lasier Martins candidato à reeleição e anunciou apoio à candidatura de Eduardo Leite (PSDB) para governador. O ex-vice-prefeito de Venâncio, Celso Krämer, teve seu nome confirmado para concorrer a deputado estadual. E a suplente de vereadora, Silvia Schirrmann, como candidata a deputada federal.
No próximo final de semana vem as demais convenções, do PDT, PP, PTB, MDB, PSDB, PT e PSD. Na convenção do PDT, dia 30, será confirmado o nome do ex-prefeito de Venâncio Airton Artus como candidato a deputado estadual.
Os partidos ainda precisam cumprir formalidades de registro de candidaturas. A campanha, oficialmente, começa dia 16 de agosto, mas já está todo mundo na estrada em pré-campanha, faz tempo.
Notinhas
- Convenção do PL no domingo confirmou o general mineiro linha dura Braga Neto como vice de Bolsonaro.
- O atual vice-presidente da República, general gaúcho Hamilton Mourão, foi confirmado pelo Republicanos como candidato ao Senado pelo RS.
- O PT gaúcho anunciou ontem o ex-governador Olívio Dutra como candidato ao Senado, formando com Mourão (Republicanos), Ana Amélia (PSD) e Lasier Martins (Podemos) um quarteto forte para disputar uma cadeira. As outras duas são de Luiz Carlos Heinze (PP) e Paulo Paim (PT), eleito em 2018.
- A grande mídia aumenta o tom de ataques diários ao presidente Bolsonaro e seu governo. Algo não está saindo como planejado.
Do Twitter
- Gazeta do Povo: Julho terá deflação, mas queda é apenas trégua no ambiente inflacionário de 2022
- O Globo: Grupo de brasileiros vai aos EUA para falar sobre ‘plano golpista’ de Bolsonaro a autoridades americanas
- Folha S. Paulo: Centrão endossa críticas de Bolsonaro a atuação de ministros de TSE e STF. Integrantes de PP, PL e Republicanos, porém, criticam tom adotado por Bolsonaro ao fazer ataques a integrantes das cortes
- Estadão: Em discurso na convenção do PL, Bolsonaro faz ao menos 7 alegações enganosas.
- IstoÉ: Nova pesquisa Ipespe: Lula lidera com 45% dos votos válidos