Nos moldes da UPPs nas favelas do Rio de Janeiro ou os Territórios da Paz nas vilas de Porto Alegre, Estância Nova recebe hoje o projeto da Operação ‘Convivência em Harmonia’ que reúne ações da Polícia Militar e Administração Municipal em favor da comunidade do entorno do presídio da localidade. Os pedidos de socorro da comunidade geraram uma mobilização de autoridades tendo a frente Brigada Militar e Administração Municipal. A ação foi anunciada na semana passada pelo prefeito Airton Artus e pelo Major Valmir Reis comandante do 23° BPM.
A Brigada Militar vai liderar uma verdadeira ocupação de Estância Nova, onde está localizado o presídio semiaberto, que abriga detentos da região metropolitana e tira o sono das famílias que residem naquela comunidade. A instalação começa as 13h seguindo com atividades até anoite, envolvendo toda a comunidade do distrito.
As 18 horas a Brigada Militar apresenta dados estatísticos e depois acontece o lançamento oficial da Operação Convivência em Harmonia, seguido de um jantar comunitário na sede da comunidade de Estância.
Que seja o começo de um tempo de dias de mais tranquilidade para as famílias agricultoras que residem naquela região e que perderam seu sossego pela presença constante de detentos da hoje Colônia Penal Agrícola Venâncio Aires que circulam quase que livremente pela comunidade.