Duas boas notícias ontem sobre coronavírus. O primeiro caso suspeito de Venâncio deu negativo nos testes de laboratório. Era só uma gripe comum. A outra foi o anúncio, pelo governo da China, de que tem remédio para curar os infectados pelo coronavírus.
Isso começa a mudar o quadro de pânico que estamos assistindo e vivendo. O pavor é pelo fato da gripe do Corona se propagar rapidamente e não ter medicamento que o combata com sucesso. Isso apavorou as pessoas no mundo todo. Na medida em que a China anuncia que o medicamento Favilavir combate o coronavírus, esse panorama começa a mudar.
Mas precisamos todos estar alertas. O corona não entra no corpo da pessoa pelas mãos, mas quando estas estiveram infectadas e forem levadas às mucosas da boca ou nariz é que nos infectamos. Ou pela absorção de gotículas de espirro ou tosse de pessoa infectada. Lavar as mãos com sabonete ou usar álcool gel, protegem.
A propagação ainda vai crescer, mas com medicamento a vista, muda o quadro assustador de que seria preciso 18 meses para desenvolver uma vacina para combater o corona.
Notinhas
* Depois de Zé da Rosa mudar do PSD para o Republicanos, o jornalista da Folha, Carlos Dickow, que cobre a Câmara, aponta que mais três vereadores podem trocar de partido na ‘janela’ eleitoral, que começou no dia 5 de março e vai até dia 3 de abril. Neste período vereadores podem trocar de partido sem perder o cargo.
* Jair Bolsonaro fez novamente o teste do coronavírus e foi uma decepção para muitos. Ele deu negativo.
* Por falar nisso, por que Lula, desde que voltou da turnê pela Europa, desapareceu.
* Na França a indústria do perfume para a sua produção para produzir álcool gel para combater o coronavírus. Aqui um tubo de álcool gel de 250 gr que custava R$ 12,50 faz duas semanas hoje custa R$ 27,50. Caso de polícia. O Procon está atento em Venâncio.
* De Marcos Silveira em rede social: Você conhece algum dos 700 demitidos da Beira Rio? Convide para jantar/almoçar em sua casa, dê uma cesta básica, pague uma conta/prestação deles. Vamos abraçar eles como abraçamos os venezuelanos que vieram. #solidariedade
* De André Gaspar Schmidt: Confesso, assisto pouca TV aberta, mas, impressionante aquilo que a rede Globo está fazendo! No meu entender, ativando o caos geral! Com que propósito!? Com que intenção? Por favor, estou cego? Estamos cegos? Estamos zumbis? Cheira a mais uma tentativa de desestabilização! A quem interessa o caos? Existe o vírus, existe a consequência! Existe os cuidados básicos!
Do Twitter
* Band: De máscara, Bolsonaro e ministros falam sobre coronavírus.
* O Globo: Pandemia de coronavírus é o maior desafio desde a Segunda Guerra, diz Trump.
* Exame: Petrobras reduz preços da gasolina em 12% e do diesel em 7,5%.
* Folha S. Paulo: Em entrevista, o ministro da Saúde afirmou que país enfrentará um período de estresse nos próximos 60 a 90 dias.
* Estadão: Medicamento japonês acelerou recuperação de contaminados por coronavírus.
* Osmar Terra: Com experiência de quem conduziu o enfrentamento à várias epidemias, inclusive a pandemia do H1N1, posso afirmar que assustar a população é muito mais fácil e dá mais repercussão do que dar a informação correta, baseada em evidências científicas, para realmente controlar o contágio.
* Cristian Deves: Lembrando que o H1N1 surgiu em 2009 atingindo jovens e mulheres gravidas, sendo controlado com muita cautela e nenhum pânico.
* Telmo Kist: Se o governo federal quer ajudar a construção civil, faz a Caixa alterar a exigência de 20% para 10% de entrada na compra do imóvel. Assim, milhares de empregos serão criados.
* Alceu Moreira: O que os bancos tem que fazer é reduzir os juros. Com uma inflação 3.5% ao ano, oque está sendo cobrado é agiotagem.