Na semana que passou a Câmara de Vereadores, por nove votos a cinco, arquivou a CPI para investigar o caso dos colchões distribuídos aos flagelados da enchente do ano passado. A decisão atendeu parecer da Comissão de Constituição e Justiça, apontando que o relatório da sindicância interna da Prefeitura, enviado ao legislativo e ao Ministério Público explicava bem os acontecimentos, apontando que não houve nenhum desvio, de colchões ou de dinheiro.
Ezequiel Sthal (PL), autor de proposta da CPI, assinada também pelos vereadores do PP, Sandra Silberschlag, Jeferson Schwingel e Diego Wolschick, mais Eligio Weschenfelder (PSB), liderou movimento de não aprovar a ata da reunião que votou pelo arquivamento da CPI, que nem chegou a ser instalada. Sthal também anunciou que vai encaminhar o caso para o Ministério Público Federal e Tribunal de Contas da União, por se tratar de uso de recursos federais.
Não li os relatórios, mas se houver alguma irregularidade, com certeza o promotor Pedro Rui da Fontoura Porto, que recebeu o relatório, vai apontar. De resto é confronto político natural. O presidente Eduardo Luft (PDT) disse que todos os trâmites foram seguidos e lembrou que Ezequiel, na sua primeira legislatura, quando era da bancada governista do prefeito Giovane Wickert (PSB) e de Celso Krämer (PTB), engavetou uma CPI na Comissão de Ética. É assim na política, o que vale hoje, pode não valer amanhã, e vice-versa.

Eduardo Leite é candidato

Na posse da nova diretoria da ADI Multimídia, na segunda-feira, 5, o governador Eduardo Leite, que participou de café da manhã com os diretores de 30 grupos de comunicação do interior do estado, falou do Plano de Recuperação do Rio Grande, com investimentos do governo, reforçou também seu projeto é concorrer a presidente de República em 2026. E se o plano não se concretizar, ele concorre ao Senado. A entrevista, de duas páginas, será publicada na edição de sábado da Folha.
Leite repetiu que não se identifica com os presidentes populistas Lula (PT) e Bolsonaro (PL), um de esquerda e outro de direita, pelo fato de ambos se preocuparem mais um com o outro do que com os problemas do país. Ele, que falou sobre seu projeto no Canal Livre da Band no domingo anterior, repetiu no encontro da ADI, que negocia com lideranças políticas para pavimentar seu caminho. Ele é filiado ao PSDB, desde que faz política, em Pelotas, onde foi vereador e prefeito e depois como governador. Mas o PSDB, enfraquecido nacionalmente, negocia fusão com o Podemos e pode deixar de existir. Leite tem convite do PSD, partido que cresceu muito nacionalmente e tem também portas abertas em outros partidos, como o MDB, outro partido grande no país, que não tem nomes competitivos, eleitoralmente.
O governador gaúcho é um jovem na política, tem 40 anos, e sempre afirma que seu destino é ser homem público, de fazer política, como forma de enfrentar problemas, onde estiver, no município, no estado, no país.

Tabuleiro

A eleição presidencial é um grande tabuleiro, onde as peças vão se movimentando, estrategicamente. O presidente Lula (PT) deve concorrer à reeleição, mesmo com sua alta rejeição de governo. Bolsonaro (PL) foi tornado inelegível pelo TSE e tenta derrubar isso. Um grupo de governadores, com Tarcísio Freitas (Republicanos-SP), Romeu Zema (Novo-MG), Ronaldo Caiado (UB-Goiás), Ratinho Júnior (PSD-PR) tentam viabilizar uma candidatura de centro, grupo que pode ter Eduardo Leite também.
Faltando um ano e meio para a eleição presidencial de outubro de 2026, o jogo está sendo jogado, e o tabuleiro tem muitas peças.

Fenachim

Hoje recomeça a 17ª Fenachim no Parque do Chimarrão. É dia de visita de escolas no Parque, o que sempre é uma grande festa. Na quinta é dia da terceira idade e na sexta novamente escolas. Ontem a noite teve sessão solene da Câmara, com concessão de título de Cidadão Venâncio-airense para 15 pessoas indicadas pelos 15 vereadores.
Mas é o fim de semana que vai ‘bombar’ no Parque. Tem Motocross na pista do Mocva, tem rodeio do CTG Erva Mate e tem show do Raça Negra no poliesportivo no sábado.

Emenda

Deputado federal Elvino Bohn Gass (PT) visita a escola municipal Narciso Mariante de Campos, de Linha Tangerinas nesta quinta, 8, a tarde. Ele vai anunciar uma emenda parlamentar destinada para asfaltar um trecho da estrada na frete da escola e posto de saúde da localidade, notícia que anima a comunidade escolar e da localidade. O presidente do PT em Venâncio, Cesar Schumacher, diz que Bohn Gass vai a Tangerinas para anunciar a emenda para a comunidade e visita a Fenachim.

Missão

O governador Eduardo Leite embarca amanhã em Missão Oficial que leva agenda de negócios e tecnologia à Brazilian Week, em Nova York, nos Estados Unidos na próxima semana. Vai também o presidente da Assembleia, Pepe Vargas (PT), os deputados Airton Artus (PDT), Frederico Antunes (PP), Elisandro Sabino (PRD) além de secretários.

Do X

  • O Globo: Governadores de direita que miram presidência ensaiam união para pressionar Bolsonaro por decisão
  • Exame: INSS abre investigação interna contra entidades investigadas por fraudes em aposentadorias e pensões
  • Revista Oeste: Fraude no INSS pode somar quase R$ 90 bi em empréstimos consignados
  • Poder 360: Governo pede retirada de urgência do PL da isenção do IR e destrava pauta na Câmara. Medida foi costurada com o presidente da Câmara, Hugo Motta, para possibilitar que seja criada uma comissão especial para a análise da proposta
  • IstoÉ: ONU faz alerta sobre desaceleração no desenvolvimento humano