No domingo pela manhã ouvi o debate de uma hora, dos candidatos a prefeito Airton Artus (PDT) e Nilson Lehmen (PMDB) pelos microfones da rádio Independente de Lajeado. Airton Artus aumentou o tom em relação ao primeiro debate, na semana anterior na RVA, e Nilson Lehmen foi mais incisivo.

Na apresentação Nilson falou para os ouvintes de Venâncio e focou em problemas como estradas mal conservadas, falta de vagas em Emeis etc. Airton aproveitou a oportunidade para falar também aos ouvintes do Vale do Taquari e expor a sua experiência política em contra ponto a inexperiência de seu adversário. Me cheirou a sementes lançadas para uma futura candidatura deputado.

O embate mais contundente, no entanto, se travou em torno do Tribunal de Contas. Nilson voltou a perguntar ao prefeito Airton sobre as contas de 2009 rejeitadas pelo Tribunal de Contas e citou que foi por irregularidades na licitação do recolhimento do lixo urbano. Airton respondeu que tem apontamentos do Tribunal, mas não contas rejeitadas e que o contrato do lixo foi herdado do governo anterior, do PMDB.

Artus devolveu na mesma moeda, perguntando à Nilson sobre contas de sua gestão como presidente da Câmara de Vereadores em 2010 que não foram aprovadas pelo Tribunal de Contas, por irregularidades em compra de móveis para o Legislativo. Nilson respondeu que não tem contas rejeitadas.

Dois assuntos para serem melhor esclarecidos. Vamos buscar isso, dentro das possibilidades.