Depois de 10 meses, a vacina

O Brasil aplaudiu no domingo o início da vacinação contra o coronavírus, depois de dez meses de angústia e muitas mortes. A Anvisa liberou as vacinas Oxford/AstraZeneca, inglesa em parceria com a Fiocruz e a chinesa CoronaVac, da parceria com o Butantan. O Ministério da Saúde anunciou o início da vacinação para esta quarta, 20 de janeiro. Mas assim que a Anvisa liberou no domingo, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB) correu e montou um grande palanque para fazer a primeira vacina no Brasil. Escolheu uma trabalhadora da saúde.
O governo começou, já no domingo, a organizar a distribuição para os estados. São 6 milhões de doses da CoronaVac para distribuir, mais 2 milhões da Oxford que chegam nos próximos dias. O governador gaúcho Eduardo Leite (PSDB) foi domingo a São Paulo acompanhar o envio de 340 mil doses para o RS, onde vacinou ontem a primeira gaúcha, também uma trabalhadora da saúde. Trabalhadores da saúde, lares de idosos e indígenas, depois trabalhadores da educação são a ordem de prioridade estabelecida por Leite.
Para Venâncio a informação extraoficial que se tem é de que virão 2 mil vacinas neste primeiro lote, hoje ou amanhã para vacinar trabalhadores da saúde e idosos em lar permanente. O que sobrar será aplicado em idosos acima de 75 anos.
O volume de vacinação vai crescer rapidamente. Quanto antes as pessoas forem imunizadas contra o vírus, mais rápido voltaremos às nossas atividades sem máscara.
Enquanto não tivermos vacina para a maioria, o jeito é se cuidar.

Notinhas

* E o presidente Jair Bolsonaro silenciou no final de semana em que foi liberada a vacinação contra o coronavírus no país. Se acovardou. A oposição, os ‘intelectuais’ que aparelham o estado e a grande imprensa tomam para si a vacina, que veio da China, como queriam.
* O Inter renasce no Brasileiro. Liderou por dez rodada, depois desandou na troca de técnico e agora, com a vitoria de 4 a 2 no Fortaleza no domingo, soma seis vitórias seguidas que lhe colocam na vice-liderança com 56 pontos contra 57 do líder São Paulo. E na quarta os dois se enfrentam no Morumbi. Jogaço.
* O Grêmio empatou em 1 a 1 com o Palmeiras, e é 4º, com 50 pontos e um jogo a menos. Na quarta joga com o Atlético MG na Arena. Confronto do 3º e 4º. Outro jogaço.
* O tricolor acerta a venda de Pepe para o Porto por R$ 95 milhões. Vendeu Pedro Rocha, depois Everton e agora Pepe. Juntos renderam R$ 300 milhões. E Ferreirinha vem ai. A Arena virou uma fábrica milionária de pontas.

Do Twitter

* Folha S. Paulo: Retomada perde ritmo e atividade econômica cresce 0,59% em novembro, diz BC
* O Globo: PIB da China avança 2,3% em 2020, e país deve ser um dos únicos a crescer no ano da pandemia
* Estadão: ‘No Brasil qualquer coisa é impeachment. Deixa o cara governar, pô!’, afirma Mourão
* UOL: Mourão evita entrar em conflito entre Doria e Pazuello: “tudo politicagem”
* Manuela: Em que país do mundo um presidente não celebra a aprovação de uma vacina que irá salvar milhões de vidas?
* Luís Ernesto Lacombe: Estamos assim: Os governadores mandam nos estados, os prefeitos nos municípios, o presidente não manda em ninguém e o STF manda em todo mundo. Mas quando morre alguém, a culpa é do Bolsonaro
* Band: Marinho ou Rony, quem levará o título de Rei da América este ano?



Sérgio Luiz Klafke

Sérgio Luiz Klafke

Diretor de Conteúdo e colunista da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido