Deputado reconhecido pelo trabalho pela saúde. (Foto: AI/Airton Artus)

Na quinta, 25, o deputado estadual Airton Artus (PDT) foi homenageado no Consaúde 2025, congresso sobre saúde, organizado pela federação das Santas Casas, em Bento Gonçalves, pelo trabalho desenvolvido em prol da saúde no RS.
O reconhecimento destacou sua atuação em projetos de grande impacto, como o Pró-Hospitais, que assegura recursos para as instituições de saúde; a contribuição para a criação do SUS Gaúcho, que amplia o financiamento e fortalece o atendimento hospitalar no Estado; e a Securitização da Dívida dos Hospitais, que busca aliviar o endividamento das instituições e garantir maior estabilidade financeira.
Para o deputado a homenagem é resultado de um esforço coletivo, “Recebo esse reconhecimento com gratidão e com a certeza de que ainda temos muito a avançar. Nosso compromisso é garantir que todo gaúcho tenha acesso a um sistema de saúde mais justo, equilibrado e sustentável.”, destacou ele

Três pesquisas mostram intenção de votos dos gaúchos para 2026

Três pesquisas eleitorais realizadas em setembro mostram cenário de intenção de voto dos gaúchos para a eleição de 2026, quando o eleitor vai votar em Presidente, Governador, Senadores, Deputado Federal e Deputado Estadual. O Instituto Futura Inteligência fez pesquisa entre 2 e 4 de setembro, com 800 eleitores. O Instituto Paraná Pesquisas realizou pesquisa dias 2 e 3 de setembro com 1,2 mil entrevistados. O Instituto Methodus realizou pesquisa nos dias 21 e 22 de setembro, com mil eleitores. E os três apresentam resultados diferentes. A principal diferença é para Senador, onde o Paraná mostra Eduardo Leite disparado com 45% das intenções de voto e o Methodus mostra Paulo Pimenta na liderança com 32% das intenções de voto e Leite com 17%. Para governador, o Futura mostra Juliana Brizola (PDT) com 22,2 % das intenções de voto, empatada com Luciano Zucco (PL) com 21,6%. Edegar Pretto (PT) tem 12%. O Methodus mostra Edegar Pretto (PT) com 19,2%, empatado com Luciano Zucco I(PL) com 18,8 e Juliana Brizola (PDT) com 18,7%. A ordem é inversa nas duas pesquisas.
Para Presidente o Futura coloca Eduardo Bolsonaro como candidato do PL, enquanto o Methodus coloca Michele Bolsonaro como candidata. O Instituto Futura também fez uma simulação com Jair Bolsonaro candidato. O ex-presidente, inelegível e condenado, teria 49,1% das intenções de voto em segundo turno, contra 36,4% de Lula, no RS. Aliás, Lula perderia para todos os adversário no RS, conforme cenários pesquisados pelo Futura,
O Metohjdus também perguntou sobre eleição para o Senador, onde o RS vai eleger dois nomes. Paulo Pimenta (PT) lidera com 32,8% das intenções de voto, a frente de Manuela D’Ávila (Sem Partido) com 30,7% e Eduardo Leite com 17%, como principais candidatos. A Paraná pesquisas tinha divulgado pesquisa no início de setembro, onde Eduardo Leite aparece disparado, com 45% das intenções de voto para Senador, seguido de Manuela D’Ávila (Sem Partido) com 24%, Marcel van Hattem (Novo) com 17%, Ubiratan Sanderson (PL) 16% e Paulo Pimenta (PT) 15%.

Primeira imersão ESG

A Folha e Terra realizaram na quinta, 25, o seminário Contexto ESG, no Clube de Leituras. Foi uma manhã de palestras, debates e exposição de boas práticas de ESG ((Environmental, Social and Governance), sigla em inglês, que significa Ambiental, Social e Governança e representa um conjunto de critérios usados para medir o desempenho de uma empresa em relação à sustentabilidade, responsabilidade social e ética corporativa. A sigla serve como um guia para orientar as melhores práticas do negócio, indo além dos indicadores financeiros para avaliar o valor e a reputação de uma organização.
Foi uma manhã de conhecer e compartilhar boas práticas de painelistas e parceiros, como forma de despertar mais empresas para esse movimento global de desenvolvimento sustentável. E cada empresa tem as suas peculiaridades. Como disse Junior Haas, diretor da Haas Madeiras, que na empresa vem primeiro a governança, que é o financeiro, pois se a empresa não tiver recursos não consegue desenvolver projetos pensando nas pessoas e no meio ambiente. Desenvolver esses dois eixos, a partir do primeiro, é o que a Haas trabalha, disse o empresário.
Nesta edição tem completa cobertura do seminário. Quem foi gostou. Em 2026 vai ter a segunda adição, ampliando a participação da região dos Vales.

Notinhas

  • O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, do União Brasil do Amapá, arquivou a PEC da Blindagem, como é chamada a PEC aprovada na Câmara dos Deputados que protege os parlamentares de serem processados e cassados pelo STF, sem autorização do Congresso. Deputados temem o que aconteceu com o deputado Daniel Silveira (PTB-RJ), que foi preso em 2021, condenado há oito anos e teve seu mandato cassado pelo STF em 2022, por ter divulgado vídeo com críticas aos ministros da Suprema Corte. Alcolumbre atendeu pedido de Alexandre de Moraes, que mantem sua espada sobre a cabeça de quem foi eleito pelo povo.
  • Lula e Janja se encontraram com o chefe do Tik Tok nos Estados Unidos, antes da Assembleia da ONU. O sonho das lideranças da esquerda é ter um Tik Tok seu, como funciona na China, onde é a única rede social que o povo tem acesso, com informações controladas pelo governo. Quem se insurgir sofre as consequências.

Do X

  • O Globo: Bolsonaristas temem relaxamento de sanções após aceno de Trump a Lula
  • Valor Econômico: Alcolumbre manda arquivar PEC da blindagem após rejeição unânime pela CCJ do Senado
  • Poder 360: STF é que tem blindagem, dizem senadores sobre ações relatadas por Gilmar
  • IstoÉ: Brasil anuncia investimento de US$1 bilhão em fundo global para proteção de florestas
    Folha S. Paulo: Instagram atinge 3 bilhões de usuários com foco em vídeo e mensagens
  • Correio Brasiliense: Ministério do Turismo muda regras para check-in e check-out. Novas normas definem padrão de 24 horas para diárias, permitem cobrança por horários alternativos e exigem ficha digital de hóspedes a partir de dezembro
  • Gazeta do Povo: EUA anunciam acordo para impulsionar economia da Argentina