Organizado pela Prefeitura e entidades tradicionalistas, o desfile tradicionalista do 20 de setembro neste ano foi realizado sábado no Acesso Leopoldina, defronte o Parque do Chimarrão, e não no centro da cidade como sempre foi. Conversei com várias pessoas que foram assistir. A experiência foi aprovada. O público tem lugar especial para assistir, nas duas ruas laterais elevadas ao lado do Acesso e toda área interna do Parque para estacionar.
O Parque do Chimarrão começa a centralizar eventos. A Festa dos Motoristas também foi realizada no Parque neste ano. Os diversos espaços, as áreas para estacionamento, oferecem um lugar para muitos eventos. Já foi avaliado de fazer os desfiles do Carnaval de Rua no local do desfile de sábado. Aliás, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, trabalha na ampliação do turismo de eventos em Venâncio, e o Parque do Chimarrão é a base para isso, pela sua estrutura.
No desfile farroupilha a emoção tomou conta na homenagem ao jovem tradicionalista Arthur Ferreira, que morreu uma semana antes. O desfile foi em sua homenagem. A Folha distribuiu exemplares da edição de sábado, com um caderno de 20 páginas contando a história de todas as 16 entidades tradicionalistas que desfilaram, material que também destacou Arthur.
Os pais de Arthur, guri que trabalhava desde março com a gente na Folha e Terra, como estagiário do IFSul, estavam lá. Conversei rapidamente com eles. Buscam forças para superar e sentem um carinho muito grande, especialmente da comunidade tradicionalista.
Galpão João Paulo Heck
A morte trágica do menino Arthur impactou a Semana Farroupilha em Venâncio neste ano. Mas um outro tradicionalista também foi homenageado. O radialista João Paulo Heck, falecido no dia 24 de junho deste ano, vítima do câncer. João tinha 65 anos e participou das cavalgadas em busca da Chama Crioula por cavalarianos de Venâncio por todos os cantos do estado. João cultuava o tradicionalismo e foi homenageado no domingo, quando o Departamento de Cavalgada do CTG Erva Mate, deu o nome de Galpão João Paulo Heck ao seu espaço dentro da sede do CTG, na presença da esposa Rosane e da filha Joana.
Uma justa homenagem ao amigo João Paulo, com quem eu formava, ao lado do também radialista Zé Raimundo Kuhn, o trio mais longevo em atividade na comunicação em Venâncio. São 50 anos.
Custo alto
Durante o desfile tradicionalista de sábado, conversava com Dudu Luft, vereador do PDT, presidente da Câmara de Vereadores, depois dele participar da abertura do desfile, ao lado do prefeito Jarbas da Rosa, secretários e vereadores. Perguntei se tinha cavalo e se não teve vontade de desfilar montado. Ele respondeu que tem cavalo crioulo na propriedade da família em Linha Mangueirão, mas que é muito caro trazer um cavalo para o desfile. “Entre guias, exames, vacinas, transporte, ferraduras, etc, custa quase R$ 1 mil trazer um cavalo para desfilar”, me disse Dudu. São as exigências que afastam muitos tradicionalistas do desfile à cavalo. Desfilam caminhando.
Do X
- Folha S. Paulo: Atos pró e contra anistia equiparam público, segundo USP
- O Globo: Atos em todas as capitais do país pressionam Câmara a vetar anistia, e Senado já fala em sepultar blindagem
- Revista Oeste: Gilmar Mendes exalta manifestações da esquerda
- IstoÉ: Lula aposta em Alcolumbre para barrar PEC da blindagem e anistia
- Gazeta do Povo: Valdemar diz que Alcolumbre “vai pagar caro” por “trabalhar para o STF”
- Band: Brasil vira antagonista dos EUA na abertura da Assembleia Geral da ONU
- Poder 360: Lula se reúne com diretor-executivo do TikTok em Nova York
- Veja: Enquanto Donald Trump pressiona o Brasil, Lula e o PT se aproximam mais da China