É nesta quarta, 16, a diplomação dos prefeitos, vices e vereadores eleitos na 93ª Zona Eleitoral de Venâncio Aires, que tem jurisdição em Mato Leitão e Boqueirão do Leão. A diplomação vai ser presencial, na Câmara de Vereadores, com todos os protocolos sanitários de prevenção à Covid e horários divididos para reunir menos pessoas.
Às 14h serão diplomados o prefeito eleito de Venâncio, Jarbas da Rosa, a sua vice Izaura Landim e os 15 vereadores. Os três suplentes de cada bancada não participam. Podem retirar seus diplomas no site do TRE-RS.
Às 15h serão diplomados o prefeito reeleito de Mato Leitão, Carlos Bohn, seu vice Arly Sthör, o Flecha, e os nove vereadores. De Boqueirão, o prefeito Jocemar Barbon, o vice Luiz Augusto Schmidt, o Guto, e os nove vereadores. Um momento histórico para cada um dos eleitos.
Será também um momento de expectativa em Venâncio, pois Jarbas da Rosa prometeu anunciar, no mesmo dia, a composição da sua equipe de secretários. O prefeito eleito tem dito que vai nomear seis secretários, talvez sete, que vão acumular outras pastas no início do governo. Ele mesmo deve acumular a Saúde e talvez a Infraestrutura e Serviços Públicos. Os municípios começam a definir suas novas administrações, no caso de Venâncio e Boqueirão, onde os prefeitos não se reelegeram. Em Mato Leitão, Carlos Bohn foi candidato único e fará seu quarto governo.
Notinhas
* No sábado citei que o deputado Edson Brum (MDB), conforme divulgou o seu gabinete na sexta, convidou o vereador Alex Knak (MDB), que concorreu à prefeitura de Santa Cruz, para atuar como seu Coordenador Político no Vale do Rio Pardo. Knak, que fez 18 mil votos para prefeito, me disse no final de semana que ainda não respondeu ao convite, pois avalia outros projetos políticos também. Várias leituras são possíveis aí.
* Na conversa, falando sobre 2022, Knak revelou que o deputado federal Alceu Moreira é o nome preferencial no MDB para concorrer ao governo do Estado.
* O governo Bolsonaro enviou ao STF o Plano Nacional de Vacinação com cronograma de compra de vacinas e prioridades de imunização. Pois Ricardo Lewandoswski, um dos ‘homens’ de Lula no STF, exige que o governo diga, em 48 horas, quando inicia a vacinação e quando termina. Como na Justiça se responde só o que é perguntado, eu responderia que inicia quando as vacinas compradas estiverem à disposição; e termina quando a pandemia estiver controlada.
* Enquanto isso o Datafolha faz nova pesquisa e constata a aprovação de Bolsonaro. Ele manteve 37% de bom e ótimo. Regular subiu de 27% para 29%. Ruim e péssimo caiu de 34% para 32%. Quanto mais a grande imprensa e a esquerda atacam Bolsonaro, mais aprovação popular ele alcança.
* O Ministro Presidente do STF, Luís Roberto Barroso escreveu livro que tá dando o que falar. Com o título ‘Sem Data Venia: um olhar sobre o Brasil e o mundo’, Barroso conta que dois ministros do STF mudaram seu voto sobre prisão de segunda instância por pressão externa. Foi a mudança que soltou Lula e milhares de outros presos condenados em segunda instância. Quem votou pela prisão em segunda instância antes e mudou voto para soltar Lula foram Gilmar Mendes Dias Toffoli.
* Governador Eduardo Leite (PSDB) tem uma semana decisiva. A Assembleia vai votar projeto de prorrogação de alíquotas de ICMS aprovadas no governo Sartori. Leite pediu prorrogação até o final de 2020. Sem a provação de sua reforma tributária, pede nova prorrogação da alíquota geral de 17% para 18% até o final de 2021 e de telefonia, energia elétrica e combustíveis de 25% para 30% por quatro anos. São R$ 2 bilhões anuais de receita.
* Manuela D’Ávila (PC do B), filha de desembargadora, moveu ação contra Sebastião Melo (MDB) por ele ter divulgado uma falsa pesquisa Datafolha na véspera da eleição na capital. A Justiça Eleitoral foi ágil e condenou Melo pagar R$ 106 mil de multa. A lei é clara, e pune isso. O hilário é que a pesquisa falsa acertou o resultado das urnas e a pesquisa Ibope, também na véspera, que dava vitória certa de Manuela, errou por mais de 10 pontos. E ficou por isso.
* No Brasileiro o Inter venceu o Botafogo por 2 a 1 e subiu para 5º, com 41 pontos. O Grêmio empatou com o Goiás em 0 a 0 e caiu para 6º com 41 pontos.
* Na quarta tem Santos x Grêmio, às 19h15min, na Vila Belmiro, decidindo vaga para as quartas de final da Libertadores. Na Arena foi 1 a 1.
Do Twitter
* Veja: EUA iniciam vacinação contra a Covid-19 com imunizante da Pfizer
* O Globo: Debate sobre data de vacinação é ‘precipitado’, diz Mourão
* CNN: Mourão: “Quem comprou a Coronavac? Nenhum país comprou”
* UOL: Caiado insinua que Doria faz acordo por vacina em troca de apoio em 2022
* Estadão: Lewandowski dá 48 horas para Pazuello informar início e término do plano de vacinação
* Folha S. Paulo: Avaliação de Bolsonaro se mantém no melhor nível, mostra Datafolha
* Deputado Zucco: Alguém sabe o porquê da China não estar vacinando a sua população massivamente com a Sinovac Biotech? Alguém sabe o porquê do Dória estar com tanta pressa para vacinar a nossa população com a Sinovac Biotech?
* Cristian Deves: É legítimo uma parte da população querer a vacina do Covid, pois esta assustada, com medo e quer a solução. Porém, também é legítimo outra parte da população não querer se vacinar sem ter uma comprovação de que não será mais prejudicial do que não estar vacinado