O Clube de Leituras vai viver uma noite de gala hoje. A partir das 20h o Grupo Folha do Mate lança a revista Perfil Socioeconômico 2025/26 de Venâncio Aires, Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde. A publicação anual bilíngue, português-inglês, chega à sua 17ª edição e vem com inovações.
A revista mostra a infraestrutura dos municípios, as suas principais potencialidades. E premia empresas e produtores rurais que se destacam em suas atividades econômicas na geração de Valor Adicionado Fiscal (VAF), a diferença entre entradas e saídas durante o ano fiscal de 2024. Este valor forma o índice de retorno de ICMS para os municípios. E Venâncio cresceu 30% de 2023 para 2024, o maior crescimento entre as 30 maiores economias do RS.
Vamos premiar as 20 empresas e 10 produtores rurais de Venâncio, mais cinco maiores empresas de Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde, pela geração de Valor Adicionado Fiscal (VAF). Também vão receber distinção as 10 empresas comerciais filiadas à Câmara da Indústria, Comércio e Serviços de Venâncio Aires (Caciva), pela geração da VAF. Além disso, serão certificadas as 10 maiores empresas contribuintes do Simples Nacional e do ISS.

Direita se reúne sexta em Encantado

Imagem de divulgação do evento sugere chapa para 2026. (Foto: Divulgação)

Diego Pretto, vereador do PP, de Encantado, divulga o encontro Caminhos da Direita, nesta sexta, 28, no CTG Giuseppe Garibaldi, em Encantado. Debater pautas da direita e estratégias para o Vale do Taquari, será o foco do encontro. Estarão lá os deputados federais do PL, Coronel Zucco, e Ubiratan Sanderson, e Marcelo van Hattem, do Novo. Também vai estar o senador Luiz Carlos Heinze (PP). No card de divulgação do encontro chama atenção a imagem de Zucco, que é pré-candidato ao governo do Estado, ao lado do senador Heinze, e os dois entre Marcelo e Sanderson, pré-candidatos ao Senado.
A imagem induz uma possibilidade de chapa para concorrer em 2026. O PT já fizera isso, quando na posse do deputado estadual Valdeci Oliveira na presidência do partido, no RS, em agosto, foi divulgada uma foto de Edegar Pretto (PT), pré-candidato à governador, ao lado de Juliana Brizola (PDT), entre o deputado federal Paulo Pimenta (PT) e a ex-deputada do PCdoB, Manuela D’Ávila, sugerindo uma possibilidade de composição de chapa de esquerda para 2026. Na oportunidade o PDT reagiu. O deputado estadual Airton Artus defende o PDT com Juliana Brizola numa chapa de centro, onde estão MDB, PSDB, e outros partidos, mas não com a esquerda, do PT e PSOL.

Notinhas

  • O presidente da Brasfumo, Juan Perroni, anunciou no dia 3 de novembro que Alexandre Stroschoen é o novo diretor Executivo da empresa. Visitei o amigo Alexandre, que foi presidente da Alliance One, quando a empresa estabeleceu sua matriz em Venâncio, em 2012. Ele tem 35 anos de experiência no setor tabacaleiro e estava em período sabático desde 2023. A agora aceitou o desafio de Perroni e está na Brasfumo. O projeto é de crescimento sustentável da empresa no setor nos próximos anos.
Alexandre tem 35 anos de experiência em empresas de tabaco. (Foto: Sergio Klafke)
  • O deputado federal Heitor Schuch (PSB) realiza na segunda, 1º, o seu tradicional encontro com a imprensa regional, onde faz prestação de contas do mandato e projeta os próximos passos legislativos. O encontro neste ano será na churrascaria Centenário, gerenciada pelo amigo Enio Faleiro, que teve o Bar da Esquina por muitos anos em Venâncio, na Tiradentes com General Osório.
  • No sábado, 29, o MDB realiza convenção estadual no Clube Farrapos na capital. Presidido pelo deputado Vilmar Zanchin, o partido vai reunir pré-candidatos a deputado, deputados estaduais e federais, secretários de Estado, com a presença do vice-governador Gabriel Souza, pré-candidato a governador pelo partido

Do X

  • Veja: Senado analisa alta de tributação de bets, fintechs e mercado de capitais
  • Folha S. Paulo: Moraes oficializa condenação definitiva de Bolsonaro e abre caminho para cumprimento de pena
  • O Globo: Bolsonaro poderá cumprir mais de seis anos em regime fechado na prisão
  • Gazeta do Povo: Moraes autoriza Bolsonaro a receber alimentação particular na PF. As refeições devem ser entregues por alguém indicado pelos advogados. Além disso, a PF deverá fiscalizar os alimentos.
  • Cristian Deves: Quando o Poder deixa de passar pelo voto, a democracia vira só uma palavra bonita.