Já não é mais novidade a aparição pública do ex-prefeito Giovane Wickert (PSB), hoje subsecretário de Infraestrutura e Obras Públicas da secretaria estadual de Obras Públicas, com o vereador Ezequiel Stahl, eleito pelo PTB, advogado e policial penal, como ensaio para uma dobradinha para concorrer à Prefeitura na eleição de outubro. No domingo os dois estiveram na festa da comunidade Nossa Senhora de Lourdes, no distrito de Estância Nova, que recebeu um grande público e muitos políticos. Giovane divulgou um registro com Ezequiel com uma provocação: “Grande Festa de Nossa Senhora de Lourdes em Estância Nova. Aproveitamos para conversar um pouco com o vereador Ezequiel Stahl. Advinha qual foi o assunto? Vamos ver quem acerta?”. Muitos apoiadores aprovaram.
Ezequiel se elegeu pelo PTB, como segundo mais votado em 2020, atrás apenas de Tiago Quintana (PDT). Como o PTB foi extinto, os cinco vereadores da bancada na Câmara vão mudar de sigla na janela partidária entre 7 de março e 5 de abril. O que não está definido é para qual partido Ezequiel vai. Falou-se no PL, mas o partido já anunciou Alexandre Wickert para concorrer a prefeito, com Maciel Marasca (PP) como vice, e sem abertura de estar com Giovane. Falou-se em Ezequiel se filiar no PSDB para sair vice de Giovane, mas Juçara Ferreira, que mobiliza filiados para reorganizar o partido, diz que não falou com ninguém sobre isso. E outras fontes do partido preferem apoiar o prefeito Jarbas da Rosa (PDT) como candidato a reeleição.
Assim se reduzem as possibilidades. O Podemos, liderado por Celso Krämer, que disse não concorrer mais, pode ser uma saída para Ezequiel se filiar e sair candidato a vice de Giovane. A outra possibilidade para Giovane é ter o PT, seu ex-partido, como parceiro. O PT tem Cândido Faleiro como nome para majoritária e ele já admitiu conversar com Giovane para um entendimento.
Com a janela partidária que vem ai, vamos ter definição dos cinco vereadores eleitos pelo PTB e o quadro vai ficar mais claro quanto à candidaturas majoritárias e apoios.
Jarbas vai inaugurar 41 obras nos próximos meses
O prefeito Jarbas da Rosa (PDT), que vai concorrer à reeleição com sua vice , Izaura Landim (MDB), anuncia um festival de inauguração de obras. Ele divulgou 41 obras que vão ser inauguradas até julho, antes da campanha eleitoral começar. No topo da lista o Centro Materno Infantil (Cemai), que está em construção ainda junto a UPA. Com a UTI Infantil e o plantão pediátrico junto ao hospital São Sebastião Mártir, o Cemai é a ‘menina dos olhos’ do prefeito, que considera estas ações como um grande avanço no atendimento de mães e crianças.
Muitas obras de pavimentação estão no pacote de inaugurações, como o asfalto para Linha Sapé, até o frigorífico Sapé – que deve ter a presença do governador Eduardo Leite (PSDB) – e o asfalto da rua Bepe Guimarães em Vila Mariante, até o frigorifico Boi Gaúcho. Obras na educação também fazem parte do pacote de obras a serem oficialmente entregues para a comunidade nos próximos meses.
Notinhas
- Deputado Heitor Schuch (PSB) sobre a COP 10: “Minha humilde opinião sobre a COP 10 do tabaco no Panamá: A montanha pariu um rato. A fumilcultura vai continuar forte por décadas. Todos os elos da produção (produtores, orientadores agrícolas, transportadores, empregados das empresas, indústrias, exportadores, municípios, terceirizados, etc.) terão tranquilidade total para continuar na atividade. Fiquemos de olho vivo no tema do cigarro eletrônico. Ele pode mudar o sistema produtivo.”
- O vereador Elígio Weschenfelder, o Muchila, dá prosseguimento ao ‘Projeto Chame o Vereador’. Ele visita agora no sábado, 17, a comunidade da Vila Rica. A sua equipe receberá a comunidade na frente do supermercado São Jorge, para ouvir demandas, bater um papo e tomar um chimarrão com cuca.
- Maneco Hassen, ex-prefeito de Taquari, deputado estadual suplente do PT, que é secretário de Comunicação Institucional da secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, divulgou na sua coluna semanal na Folha, no sábado, 10, pesquisa de avaliação do presidente Lula, realizada pelo Instituto Atlas. Em novembro de 2023 a Atlas mostrava 49,6% de aprovação de Lula e agora em fevereiro subiu para 51,7%. A desaprovação que era de 47,3% em novembro, agora caiu para 42,8%.
- Como a Atlas é do grupo de institutos que erram feio nas pesquisas eleitorais, fui pesquisar e encontrei levantamento do Instituto Paraná, o que chegou mais próximo do resultado das urnas na eleição presidencial de 2022. A Paraná realizou pesquisa em março de 2023 e agora, um ano depois. A aprovação de Lula era de 54,4% e caiu para 48%, uma redução de 6,4 pontos. A reprovação, que era de 38,4% subiu para 47%, um crescimento de 9,8 pontos.
- Na eleição presidencial o Atlas deu Lula com 52% e Bolsonaro com 46,2% de intenção de votos na semana da eleição. Diferença de 5,8 pontos pró Lula. O Paraná deu Lula com 50,4% e Bolsonaro 49,6%. Diferença de 0,8%. Nas urnas deu Lula com 50,9% e Bolsonaro com 49,1%. Diferença de 1,8%
Do X
- Exame: Lula desembarca no Egito, primeiro destino internacional de 2024
- Folha S. Paulo: Bolsonaro grava vídeo e chama apoiadores para ato na Paulista em 25 de fevereiro
- O Globo: Deputados investigados pela PF por práticas antidemocráticas aderem a manifestação anunciada por Bolsonaro
- Gazeta do Povo: Lira descarta reação do Congresso a cerco judicial contra Bolsonaro e deputados
- Veja: STF deve ‘tirar o pé do acelerador’ em caso Bolsonaro, defende Marco Aurélio Mello
- Revista Oeste: Marco Aurélio Mello afirma que decisão de Moraes contra Bolsonaro foi ‘extremada’
- CNN: Brasil alcança meio milhão de casos de dengue; número quadruplicou em relação ao início de 2023.