Domingo para decidir o que queremos

Neste domingo, 30 de outubro, 155 milhões de eleitores brasileiros estão aptos a irem às urnas – no primeiro turno 118 milhões votaram – para escolher seu presidente da República para o mandato 2023-2026. E, em 12 estados, como no Rio Grande do Sul, os eleitores também escolhem seu governador.
A eleição nacional está polarizada como nunca antes. A esquerda já era forte desde a redemocratização. Seus erros e malfeitos em quatro governos seguidos, fizeram surgir o movimento forte de direita, que elegeu Jair Bolsonaro em 2018. Neste domingo vamos decidir se segue Bolsonaro e seu governo de direita e centro ou se volta Lula com seu governo de esquerda e centro. Vamos decidir nosso futuro.
As pesquisas apontam empate técnico. Isso significa que Lula perdeu a vantagem que teve no primeiro turno e que nas urnas pode dar Lula como pode dar Bolsonaro. Até aqui os últimos três presidentes eleitos, Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Lula (PT) e Dilma Roussef (PT) se reelegeram.
No Rio Grande a eleição também está ‘’taco a taco’. No primeiro turno, Onyx Lorenzoni (PL), colado em Bolsonaro, foi o mais votado. O governador Eduardo Leite (PSDB), que corre fora da polarização Lula x Bolsonaro, teve dificuldade de se garantir no segundo turno. Algumas pesquisas tem mostrado Leite em vantagem e outras Onyx em vantagem. Os gaúchos vão decidir se seguem com Eduardo Leite, que fez um governo de recuperação do Estado, ou se mudam para Onyx Lorezoni governar o Estado.
Que cada eleitor, na hora em que estiver só diante da urna, faça de forma consciente a escolha que seja a melhor para o Rio Grande e para o Brasil.
Bom voto a todos.

Em Venâncio Aires lideranças votam mais em Eduardo Leite e Jair Bolsonaro

A Folha fez levantamento com as principais lideranças políticas de Venâncio sobre o segundo turno e a grande maioria abriu voto para Jair Bolsonaro (PL) para presidente da República e Eduardo Leite (PSDB) para o governador do Estado. Bolsonaro tem votos do prefeito Jarbas da Rosa (PDT), da vice Izaura Landim (MDB) e de 10 dos 15 vereadores. Lula tem voto das vereadoras Sandra Wagner (PSB) e Ana Claudia (PDT). Três ficam no ‘muro’. Eduardo Leite tem sete votos abertos entre os vereadores e Onix cinco votos. E três ficaram no ‘muro’.

Prefeitos da região dos Vales, onde Onyx foi o mais votado no primeiro turno, levaram apoio à Eduardo Leite e Gabriel Souza. (Foto: Maurício Tonetto)

Na terça, 25, prefeitos da região dos Vales levaram apoio à Eduardo Leite (PSDB) e seu vice Gabriel Souza (MDB). Os prefeitos de Santa Cruz, Helena Hermany (PP), de Lajeado, Marcelo Caumo (PP) e de Venâncio, Jarbas da Rosa (PDT), as três maiores cidades dos Vales, estiveram lá, junto com outros prefeitos. As vice-prefeitas, Izaura Landim, de Venâncio, e Celina da Rosa, de Passo do Sobrado, ambas do MDB, também estiveram lá. “Ele deu muita atenção aos municípios, nos ajudou com recursos, muito mais do que os governos anteriores”, justifica Jarbas, aprovando a continuidade do governo de Eduardo Leite.

Airton Artus com o PDT em apoio a Eduardo Leite. (Foto: Divulgação)


Na quarta o PDT gaúcho anunciou apoio oficial à Eduardo Leite, com a presença dos ex-prefeito Airton Artus (PDT), primeiro suplente da bancada eleita do PDT na Assembleia. O ex-prefeito Giovane Wickert (PSB), que foi secretário adjunto de Obras de Leite por um ano e é segundo suplente da bancada do PSB na Assembleia, também abriu apoio à Leite. Mas os dois ficaram no ‘muro’ sobre quem vão votar para presidente. Conhecendo os dois, apostaria que Airton vota em Bolsonaro e Giovane, até pelo PSB ter o vice Alckmin, vota em Lula. O ex-vice-prefeito Celso Krämer abriu seus votos para Bolsonaro e Eduardo Leite.
No primeiro turno, em Venâncio, deu Bolsonaro com 23.960 votos (56%) e Lula 15.558 (36%). Onyx fez 18.265 votos (45%) e Leite 10.255 (25%).

Novas pesquisas

Na quarta, 26, a Genial/Quaest deu Lula com 48% e Bolsonaro com 42%.
A PoderData deu Lula com 49% e Bolsonaro com 44%
O Instituto Gerp, que no dia 12 deu Lula com 48% das intenções de voto e Bolsonaro com 46%, agora na quinta, 27, apontou virada de Bolsonaro com 47% e Lula com 43%.
A Brasmarket deu na quinta, 27, Bolsonaro com 53,6% dos votos válidos e Lula com 46,4%.
A Atlas deu Lula com 53,2% e Bolsonaro com 46,8%.
O DataFolha deu Lula com 49% e Bolsonaro com 44%.
Hoje sai novo DataFolha e Ipec, os dois que erraram mais no primeiro turno. Tem também a Quaest e a Paraná Pesquisas, a que mais próximo chegou dos resultados das urnas, além de Atlas e Veritá.
Amanhã os eleitores vão ás urnas para fazer as suas escolhas. Primeiro vota para governador e depois para presidente.

Fim do PTB

PTB 14 e o Patriotas 51 anunciam fusão dos partidos. Vão formar o Mais Brasil com o número 25. Os dois partidos não elegeram 11 deputados federais em pelo menos nove estados e nem fizeram 2% dos votos, como dita a legislação. Para sobreviver e ter acesso ao fundo eleitoral partidário e direito de propaganda de rádio e TV, PTB com um deputado e Patriotas com quatro, somam 2% dos votos e garantem os direitos partidários.
É o fim do PTB, criado em 1945 por Getúlio Vargas, que teve em Venâncio o prefeito Glauco Scherer (2001-2004), o vice-prefeito Celso Krämer (2017-2020) e elegeu em 2020 a maior bancada da Câmara de Vereadores aqui, com cinco dos 15 vereadores.
O professor de direito Ricardo Hermany, afirma que com a fusão dos dois partidos os vereadores automaticamente viram Mais Brasil, mas podem entrar na justiça solicitando mudança de partido, sem perder mandato. Caso contrário só podem sair na janela partidária de março de 2024.

O ‘Francenildo’

Depois do servidor demitido pelo TSE dizer à PF que alertou sobre as falhas nos controles das inserções de propaganda política no rádio e TV, mas que nada foi feito, Alexandre Moraes, presidente do TSE, diz que o servidor foi demitido por assédio moral e que mentiu em seu depoimento. Moraes se autoconcedeu o poder de decidir o que é verdade e o que é mentira nesta eleição.
Me lembra o caso do caseiro Francenildo, no Mensalão de Lula, em 2005, quando ele disse que aconteciam orgias com malas cheias de dinheiro vivo na sala em mansões de Brasília, com a presença de ministros de Lula. Francenildo foi internado como louco e desapareceu. Depois apareceram as malas de dinheiro e nas delações de Palocci, na Lava Jato, ele confirmou tudo e afirmou que Lula sabia e também levava o seu, em caixas de sapato cheias de dinheiro vivo.

Mais empregos

A boa notícia da semana em Venâncio foi o anúncio da instalação de uma nova tabacaleira. A BTabacos, com sede em Vera Cruz, vai se instalar em pavilhões do Distrito Industrial, com investimento de R$ 3 milhões e gerar 380 empregos, confirmaram os irmãos Cassio e Angelo Hoff, donos da empresa, ao prefeito Jarbas da Rosa.
Jarbas explicou que a BTabacos trabalha com destala manual para outras tabacaleiras, e como atende empresas em Venâncio, abre aqui uma unidade. Assim, o tabaco em folha não precisa sair daqui de caminhão para Vera Cruz e voltar destalado.
O prefeito Jarbas também aguarda a confirmação de instalação de outra empresa, do setor metalmecânico, em Venâncio.

Tem Prêmio

O Rotary Clube Chimarrão vai entregar, no dia 10 de novembro, em noite festiva no Clube CTA, o Prêmio Preferência Real 2022, para empresas e profissionais, indicados pela comunidade através de pesquisa de campo do Nupes/Unisc. Rogério da Rosa é o presidente do Rotary e Jairo Jantsch é coordenador do Prêmio.

Sem Covid

Na manhã de quinta-feira, 27, a Coordenadora de Comunicação da Prefeitura, jornalista Daiana Nervo, passou no grupo de whats com a imprensa, o boletim sobre Covid, que é divulgado desde o início da pandemia em março de 2020. Durante a pandemia várias vezes pensei…quando vamos ver isso zerado? E aconteceu. O boletim de quinta teve zero casos confirmados entre 20 e 27 de outubro, zero casos em UTI, zero casos internados em leitos clínicos e zero casos em recuperação domiciliar. Venâncio teve ao longo da pandemia 18.231 casos registrados de Covid, 25% da população. Um em cada quatro venâncio-airenses teve Covid. E foram 148 óbitos.

Do Twitter

  • O Globo: Moraes determina remoção de 135 publicações em redes sociais com desinformação sobre as urnas e o processo de votação
  • Folha S. Paulo: CNJ suspende perfis de juízes favoráveis a Bolsonaro e Lula nas redes sociais
  • UOL: Se Lula ganhar, corre risco de Bolsonaro voltar em 2026; se Bolsonaro vence, aposenta Lula, diz Paulo Guedes
  • Estadão: Moraes diz que candidatos de ‘boa-fé’ sabem que distribuição de propaganda não é função do TSE.
  • Revista Oeste: Mergulhei em um abismo, diz Simone Tebet, sobre apoio a Lula contra Bolsonaro
  • CNN: Não compro a ideia de um “Lula que voltaria respeitador do Estado de Direito”, diz Moro
  • Gazeta do Povo: Paulo Polzonoff: “Nos últimos dois meses, vimos de tudo. De mentiras a censura. Ao vencedor da eleição caberá o questionável privilégio de governar um país ainda mais dividido, com um Judiciário soberbo e uma imprensa corrompida”
  • Monark: Cultura do cancelamento é a cultura do ódio.


Sérgio Luiz Klafke

Sérgio Luiz Klafke

Diretor de Conteúdo e colunista da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido