Domingo para eleger prefeito e vereadores

Neste domingo, 6 de outubro, os brasileiros vão às urnas escolher os novos prefeitos e vereadores, em todos os municípios. É a grande festa da democracia, onde homens e mulheres que se apresentaram com propostas para governar municípios, passam pelo crivo do voto do eleitor, que vai escolher, em cada município, um prefeito e os vereadores, que assumem seus cargos para um mandato de quatro anos, no dia 1º de janeiro de 2025.
Aqui em Venâncio, são quatro propostas apresentadas. São quatro candidatos que formaram alianças políticas, construíram planos de governo e percorreram, ruas, bairros, distritos, visitaram eleitores em suas casas, realizaram comícios, para apresentar suas propostas e convencer o eleitor de que a sua é a melhor para Venâncio.
Cândido Faleiro e Sergio Rosa (PT), Giovane Wickert (PSB) e Elida Klamt (PSDB), Jarbas da Rosa (PDT) e Izaura Landim (MDB), Maciel Marasca (PP) e Alexandre Wickert (PL), foram as quatro dobradinhas que se apresentaram. Durante 50 dias percorreram Venâncio, deram entrevistas, debateram propostas, e agora aguardam a manifestação dos eleitores nas urnas, no domingo.
E tivemos uma campanha que merece elogios. Existiram debates acalorados, acusações, e isso também faz parte das campanhas. Mas, acima de tudo, as quatro campanhas deram uma demonstração de civismo. Desde o começo da campanha tenho assinalado que tínhamos quatro candidatos que são família, que são educados, dispostos a fazer o melhor por Venâncio. E a campanha comprovou isso. Os bandeiraços realizados na Osvaldo Aranha, com as bandeiras coloridas, de todos os partidos, fizeram desta eleição uma festa democrática em Venâncio.
No debate final, com público no Clube de Leituras na noite de quinta, 3, uma nova demonstração de grandeza. Alguns temiam por segurança. Pois os candidatos e o público tiveram um comportamento que só mereceu elogios e protagonizaram uma noite memorável da história política de Venâncio Aires.
Nós, aqui da Folha e Terra, com o projeto de cobertura eleitoral Seu Voto, Sua Voz, trabalhamos desde março para contribuir com este processo eleitoral, levando informação, opinião, debates, entrevistas, para a nossa audiência, no rádio, nas plataformas digitais e no impresso.
A missão foi cumprida, por todas as partes envolvidas na eleição municipal. Amanhã cabe ao eleitor, cada um com o seu voto, decidir o que entende que seja a melhor proposta de governo para a Capital do Chimarrão nos próximos quatro anos, e escolher os 15 vereadores que serão nossos representantes no Legislativo.
Bom voto a todos.

Giovane e Elida, Venâncio como bandeira
Cândido e Sérgio, candidatos do Lula
Jarbas e Izaura buscam a reeleição
Maciel e Alexandre são a novidade na eleição

Marasca vai ter carreata

A coordenação de campanha de Maciel Marasca (PP) e Alexandre Wickert (PL) tinha decidido no meio da semana pela suspensão da carreata prevista para este sábado, assim como as campanhas de Jarbas da Rosa (PDT) e Izaura Landim (MDB), e de Giovane Wickert (PSB) e Elida Klamt (PSDB) também tinham anunciado.
Depois do debate de quinta a noite no Leituras e da pesquisa Methodus divulgada ontem pela Folha, a campanha da Marasca reconsiderou e vai fazer carreata hoje à tarde na cidade. Marasca é o único dos candidatos que cresceu nas três rodadas da pesquisa Methodus. Ele está 10 pontos percentuais atrás de Jarbas da Rosa (PDT) na pesquisa, e vai trabalhar até o último minuto para tirar esta diferença e virar a eleição ainda.

Giovane virou em 2016

Na eleição de 2016 o então vereador Jarbas da Rosa (PDT) liderava a pesquisa Methodus contra o então vice-prefeito Giovane Wickert (PT). Na segunda pesquisa Jarbas tinha 38% contra 32,8% de Giovane. Na terceira pesquisa Jarbas baixou para 34,8% e Giovane cresceu para 34,5% No sábado a tarde Giovane percorreu todos os bairros com caminhão de som prometendo 50% de desconto no IPTU e emprego. Ele virou a eleição e venceu por 254 votos na oportunidade, na vitória mais apertada da história das eleiçôes municipais de Venâncio Aires.

Cinco décadas de Folha

Neste domingo, 6 de outubro, dia de eleição, é também um dia especial aqui. A Folha do Mate completa 52 anos de fundação. Foi no dia 6 de outubro de 1972, uma sexta-feira, que o jornal foi lançado por Lauro Uhry, Walter Kuhn, Astor Reckziegel e Lindor Müller, diretor e três jovens comunicadores da rádio Venâncio Aires.
Dia 14 de março de 1973, meio ano depois, Asuir Silberschlag começava sua trajetória na empresa da qual se transformou em dono ao longo dos anos. Em julho de 1973, nove meses depois, comecei a minha trajetória com o tio e ‘dindo’ Asuir. E cá estamos hoje, 50 anos depois, tocando o dia a dia da Folha, com o primo Ricardo que assumiu a empresa em 2001.
E desde 2018 assumimos a rádio Terra FM.
São cinco décadas de comunicação em Venâncio, com o compromisso de produzir informação de qualidade e credibilidade e desenvolver a comunidade onde atuamos. Não acaso que nossa missão institucional é “Informar e desenvolver com cidadania”. Durante muito tempo só pelas páginas impressas da Folha, nos anos 2000 também pelas plataformas digitais. E desde 2018, pelo rádio, pelo digital e pelo impresso.
Olhando para esta estrada, dá orgulho, olhando para o presente, vejo desafios, olhando para o futuro, vejo certeza que a comunicação bem feita sempre será importante e terá espaço.
Em tempos de fake news, de narrativas ideológicas, o bom jornalismo sempre terá seu lugar e será importante para as pessoas.
Vida longa ao bom jornalismo.



Sérgio Luiz Klafke

Sérgio Luiz Klafke

Diretor de Conteúdo e colunista da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido