Duas pesquisas acertaram

Dos institutos de pesquisa só dois acertaram as urnas para presidente. O MDA, contratado pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), que deu Lula com 51,1% e Bolsonaro com 48,9%, diferença de 2,2 pontos. Deu quase na ‘mosca’. Nas urnas deu Lula 50,9% e Bolsonaro 49,1%. Diferença de 1,8 pontos.
A Paraná Pesquisas, publicação independente, que já fora a que mais perto chegou do resultado presidencial no primeiro turno, quando deu diferença de 7 pontos para Lula e nas urnas deu 5 pontos, agora deu Lula com 50,4% e Bolsonaro com 49,6%. Diferença de 0,8 pontos. Quase na ‘mosca’ também.
DataFolha, da Folha São Paulo e Globo deu 4 pontos do diferença, assim como a Genial Quest. Poder Data e Ipespe deram 6 pontos. Mas quem mais errou, de novo, foi o Ipec, ex-Ibope, contratado pela Globo e suas afiliadas, que deu diferença de 8 pontos. No primeiro turno tinha dado 14 pontos. Se seguir com o Ipec na próxima eleição, a Globo vai estar sendo cumplice. Pois vai insistir no erro, ou seria indução de voto? Erra sempre a favor da esquerda.

Notinhas

  • Na democracia vence quem faz mais votos. E isso precisa ser respeitado. Penso ser um ‘tiro no pé’ o movimento de bloqueio nas estradas. Estão tirando a liberdade de ir e vir que tanto é defendida por todos. Se tiver alguma prova concreta de fraude na eleição, que se apresente. Se não, vida que segue.
  • E o presidente Bolsonaro veio a público na terça reforçar isso. Manifestação é direito, ir e vir também. Em dois minutos ele foi objetivo e mostrou que vai liderar o movimento verde amarelo no país e vai fiscalizar o governo Lula, com maioria na Câmara dos Deputados e no Senado.
  • Durante o governo Bolsonaro Globo e Folha S. Paulo lideraram uma guerra de ataques em tempo integral da grande mídia ao presidente e seu governo. Era uma ‘corrida’ nas redações para ver quem conseguia fazer o jornalismo mais militante. Bastou Lula vencer a eleição e começa uma campanha pela paz na grande mídia. Na Globo a redação fez festa quando foi anunciada a vitória de Lula e a empresa pediu desculpas à sua audiência. Como acreditar em jornalismo assim. Alexandre Moraes e seu colegas ministros do STF, nomeados por Lula, também pregam paz entre os poderes a partir de agora, depois de terem infernizado Bolsonaro durante todo seu governo, interferindo no que podiam e no que não podiam. Moraes na verdade quase que governa o país com suas decisões, muitas vezes monocráticas, desde que assumiu o TSE. Esta é a realidade que vivemos. Para muitos a ‘ditadura da toga’.
  • Carreata verde-amarela que tomou as ruas da cidade no sábado, antes da eleição, teve organização da Direita Venâncio Aires (DVA), me esclarece Adriano Fagundes, do Movimento Aliança Conservadora (MAC), que participou da iniciativa.

Do Twitter

  • CNN: “Não é vitória minha nem do PT. É a vitória de um imenso movimento democrático”, diz Lula em primeiro discurso
  • UOL: ‘Retornamos ao mundo da normalidade’, diz Bonner após discurso de Lula
  • O Globo: Antipetismo avança, e Lula tem menos votos em 18 estados na comparação com 2002 e 2006
  • Gazeta do Povo: Na economia, Lula aposta em mais Estado, aumento de gastos e revisão de reformas
  • Extra: Moraes libera PMs para desbloquear vias federais, multar e prender responsáveis
  • Folha S. Paulo: Caminhoneiros bolsonaristas fazem cerca de 140 bloqueios em estradas de 18 estados.
  • Bolsonaro: Os nossos métodos não podem ser como os da esquerda, que sempre prejudicaram a população, com invasão de propriedade e impedindo o direito de ir e vir.


Sérgio Luiz Klafke

Sérgio Luiz Klafke

Diretor de Conteúdo e colunista da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido