Duda Kappel (PL) quando assumiu a presidência da Câmara de Vereadores para 2020, revelou no final do ano passado a ideia de realizar reuniões interiorizadas. Na época escrevi que era uma boa ideia. E é, mesmo que as reuniões interiorizadas tenham sido desvirtuadas por Duda que as transformou em palanque de prestação de contas para o prefeito Giovane Wickert (PSB) e o vice Celso Kramer (PTB). Os vereadores se queixam que as reuniões são da Câmara, mas que ocupa o espaço para manifestação é o prefeito e o vice, e Kappel, que tem feito cobranças duras das comunidades do interior por não terem votado em Celso Kramer para deputado em 2018. Isso tem desgostado as pessoas das comunidades do interior com quem tenho conversado.
Agora Duda revelou que tem uma nova ideia, diria mirabolante. Ele quer realizar pelo menos mais sete reuniões extraordinárias da Câmara no interior até o final do ano, onde vai uma grande caravana gastando dinheiro público. As extraordinárias só podem ser convocadas para analisar e votar projetos urgentes e para debate somente do assunto em pauta. Duda pensa em combinar com o executivo para criar projetos que precisem de urgência, mantendo o palanque político. O que era uma boa ideia, a das reuniões interiorizadas, virou demagogia, que politicamente tem efeito contrário, um ‘tiro no pé’.
E a maioria dos vereadores, inclusive governistas, é contra a ideia ‘genial’. Todos tem que ir de carro, por sua conta. Só o presidente do Legislativo vai com custos pagos pela Câmara, aklém dos servidores e a comitiva da Prefeitura.
A Folha não vai acompanhar.
Notinhas
* Cesar Schumacher, dentista reeleito na presidência do PT local, me envia nota sobre o que escrevi de Chile na coluna de ontem. “Caro Sérgio, acabei de ler na tua coluna, e creio que seja uma falha involuntária, que o conflito no Chile, segundo seu presidente, estaria sendo fomentado pelo foro de São Paulo. Sebastian Piñera, político de direita tem lucidez e compromisso democrático como bem demonstrou ao reagir aos comentários elogiosos à ditadura chilena proferidas por Bolsonaro em visita feita àquele país, logo não falaria tal asneira para justificar a reação popular frente a insatisfação com o sistema de educação, saúde e especialmente a previdência que mantém na miséria mais de um terço da população. O Foro de São Paulo produz ideias e não a exclusão que é o cerne dos movimentos. Aliás é só no Brasil que são espalhadas essas fantasias sobre o encontro de esquerda. E o responsável pela absurda declaração feita na sua coluna é Jair Bolsonaro”.
Não foi falha. Ninguém me contou. Ouvi Piñera falando do inimigo poderoso que estava atacando o Chile, como atacara o Equador e iria atacar outros países para transformar todos numa “Venezuela”. Ouvi Maduro negando as acusações de Piñera. Não é fantasia.
* Caminhoneiros divulgam vídeo onde ameaçam paralisação geral caso o STF decida soltar Lula e todos os presos da Lava Jato.
* Senado aprovou em segundo turno a Reforma da Previdência que entra em vigor em dez dias. As novas regras definem que homens se aposentam com 65 anos e mulheres com 62. Policiais e professores não estão incluídos na regra. Quem já está no mercado de trabalho terá regras de transição.
* Ailto de Melo membro da executiva do PP local, ligado ao senador Luiz Carlos Heinze, está orgulhoso da luta do Senador para a aprovação da partilha de recursos do pré-sal para Estados e Municípios. Venâncio receberá R$ 3.406 milhões, com uma parcela paga ainda em 2019.,
* Prefeito de Mato Leitão, Carlos Bohn (PSDB) recebeu ontem o projeto do Centro Administrativo que vai ser construído pela empresa Hajel. Veja página 13. O prédio com 912 m2 e custo de R$ 2,5 milhões será construído em terreno de 3 hectares adquiridos em 2010, no segundo governo de Bohn. Ele quer ter o Centro Administrativo pronto até 2022, quando encerra seu terceiro mandato.
Do Twitter
* O Globo: Com placar favorável a condenados em 2ª instância, STF retoma julgamento sobre prisões.
* Folha S. Paulo: Relator no STF, Marco Aurélio vota por proibir prisão após 2ª instância.
* Estadão: Tribunal da Lava Jato vai decidir dia 30 se mantém ou devolve à 1ª instância condenação de Lula por sítio de Atibaia.
* Exame: Senado aprova reforma da Previdência em segundo turno por 60 a 19.
* Estadão: Nasa diz que buraco na camada de ozônio é o menor desde 1985, quando foi descoberto.
* O Globo: Governo brasileiro está preocupado com violência no Chile, mas não crê em contágio no Brasil.
* Exame: Governo foi lento e inepto na reação a vazamentos, dizem equipes do Ibama.
* Folha S. Paulo: ‘Não julgávamos necessário’, diz ministro sobre usar Exército para limpar praias.
* Estadão: “Nunca considerem que é normal desviar dinheiro público”, afirmou Barroso em ‘minipalestra’ a jovens estudantes de Direito do Distrito Federal e de Minas Gerais que acompanham sessão do STF sobre 2ª instância.
* Modesto Carvalhosa: O Brasil será o ÚNICO PAÍS DO MUNDO em que os bandidos são presos só APÓS trânsito em julgado. E a última instância será o próprio STF dos garantistas, que certamente vai absolver os corruptos e criminosos. O STF NÃO PODE TRANSFORMAR O BRASIL NUMA REPÚBLICA DE BANDIDOS.
* General Heleno: Na América do Sul, estamos vivendo um momento difícil, em que a esquerda radical, desesperada pela derrota, vai jogar todas as suas fichas na mesa para conturbar a vida dos países da região. Vai tentar retornar ao poder de qualquer maneira e nos jogar no abismo em que nós paramos na porta.
* Roberto Freire: Chile foi governado desde 1990 até 2018 por governos de centro esquerda. No inicio a Concertácion composta pelo PDC -PS – PPD – PRSD e no final com a Nueva Mayoria que incorporava os comunistas. É uma grande bobagem falar em neoliberalismo que governou o Chile e provocou atual crise.