Ontem à noite foi realizada sessão solene, com homenagens e o lançamento da revista dos 90 anos da Câmara de Vereadores em Venâncio Aires. Uma publicação que conta a história do Poder Legislativo no município, cita todos os vereadores eleitos, todos os presidentes da Casa, mostra os ritos legislativos, os avanços e conquistas ao longo da história. E mostra a Câmara hoje, na gestão do jovem presidente Eduardo Luft (PDT), conhecido como Dudu Luft, de 31 anos, que tem a honra de presidir a Casa no ano em que completa 90 anos.

A revista eterniza história, vereadores, projetos e realizações. E só o impresso consegue proporcionar isso. Contando histórias de empresas, do poder legislativo, de outras entidades, seja em formato de revista, seja em formato de caderno de jornal, o Grupo Folha do Mate, constrói memórias que vão ficar guardadas. E são revistas e cadernos que se transformam em fonte de pesquisa, para estudantes, para as candidatas à Soberanas da Fenachim, para as pessoas interessadas em conhecer a comunidade onde vivem. E as revistas como essa da Câmara, que pode ser solicitada aos vereadores, também estão disponível em edição digital, no portal folhadomate.com.
Como viajei ontem à tarde, não pude participar da sessão solene, mas o Grupo Folha do Mate esteve lá. A revista mostra que Dudu Luft fez uma gestão com inovações no Legislativo. Ele, que é vereador de primeiro mandato, o mais jovem eleito, assumiu a presidência já no primeiro ano de legislatura. Em 2026 será presidente Nelsoir Battisti (PSD), vereador de terceiro mandato e com experiência de ter sido secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, em dois governos.
Muchila pode receber suspensão
Se a Câmara tem o que comemorar, também tem momentos que mancham o Poder Legislativo junto à comunidade. Na reunião de segunda, 1º, foi lido parecer da Comissão de Ética, sobre as denúncias de falta de decoro do vereador Eligio Weschefelder, o Muchila (PSB). O relatório sugere suspensão de 2 e de 4 meses para Muchila nas duas ações. A votação do relatório precisa ser em plenário, e exige maioria simples para ser aprovado ou rejeitado. Como é um julgamento com cunho político, e a bancada governista tem 10 vereadores, contra cinco da oposição, o que garante inclusive maioria absoluta de 2/3, se necessário, o indicativo é de aprovação da suspensão de Muchila, que em muitos momentos baixa o nível no legislativo.
Se aprovada a suspensão, o PSB segue ocupando a cadeira. Sandra Wagner e Robinho Nunes são os dois primeiros suplentes. A Comissão de Ética Parlamentar é composta por Gerson Ruppenthal (PDT), presidente, Nelsoir Battisti (PSD) vice e Gilberto dos Santos (MDB), vice, todos da bancada governista. A Comissão teve alteração em outubro, quando Everton Dias (PDT), que era presidente da Comissão, saiu e Gerson Ruppenthal (PDT) assumiu.
Notinhas
Reportagem na edição repercute reclamação de moradores e tem manifestações na Câmara de Vereadores sobre a velocidade de veículos na rua Augusto Moraes, conhecida como Corredor dos Gauer, que liga os bairros Santa Tecla e Bela Vista, no lado oeste da cidade. É preciso frear a velocidade. Os quebra-molas são a solução mais prática.
O Corredor dos Gauer tinha um projeto do governo de Airton Artus (PDT) para construir ali um a Avenida, ligando os bairros da cidade. Uma Perimetral. Giovane Wickert (PSB), veio depois e simplificou o projeto, asfaltou a estrada ali existente. Na época alertei que estava sendo abortado um projeto pensado para o futuro da cidade. E os problemas já são grandes. Uma estrada estreita, com asfalto vicinal, sem acostamento, onde era para ter uma Avenida Perimetral.
Governador Eduardo Leite (PSD) assinou na segunda, 1º, a regulamentação técnica do Programa Pró-Hospitais, projeto proposto pelo deputado Airton Artus (PDT), em parceria com os deputados Claudio Tatsch (PL) e Thiago Duarte (União Brasil). O projeto foi aprovado por unanimidade na Assembleia em 2024 e regulamentado neste ano. Empresas podem doar até 5% do ICMS devido aos hospitais filantrópicos, como o São Sebastião Mártir. Mas o governo incluiu norma de que 90% do valor destinado pode ser abatido do ICMS. Os 10% ficam num fundo para hospitais. O meio empresarial em Venâncio se movimenta para saber detalhes e definir projetos que possam ser desenvolvidos com a direção do nosso hospital. Um alento.
O empresário Roberto Luchese, diretor da Lyal Construtora, de Lajeado, que liderou a reconstrução da ponte de ferro entre Lajeado e Arroio do Meio, logo depois da enchente de 2024, se transformou em liderança no Vale do Taquari. E ele pode concorrer a deputado estadual. Sem partido, o MDB é opção. Luchese é dos que fazem acontecer.
Do X
Folha S. Paulo: Cientistas mapeiam onde o derretimento do gelo na Antártida vai elevar mais o nível do mar
O Globo: Emenda à PL Antifacção proíbe presos provisórios de votar; medida pode impactar mais de 12 mil pessoas
Correio Brasiliense: Diferença de Lula cai e Tarcísio está tecnicamente empatado no 2º turno
Exame: Governo deve ampliar concessão de rodovias e ferrovias em 2026
Gazeta do Povo: Caixa-preta no STF, Toffoli decreta sigilo máximo em ação de dono do Banco Master
Poder 360: omissão do Senado aprova aumento da taxação de bets e fintechs
CNN: Rússia diz que está pronta para a guerra se Europa quiser