Na semana de debates dos candidatos a prefeito de Vale Verde, Passo do Sobrado, Mato Leitão e Venâncio, que a Folha e Terra FM estão promovendo, hoje é o dia do último debate, entre os candidatos de Venâncio, o prefeito Giovane Wickert (PSB), que busca a reeleição, e o ex-vereador, médico Jarbas da Rosa (PDT).
No primeiro debate a síntese foi de um Giovane de discurso forte, fluente, falando do seu governo e das propostas para um segundo mandato, e um Jarbas com seu jeito quase ‘mineirinho’ de ser, defendendo suas propostas de mudança com fala mansa, simples, mas convicta. As pesquisas Folha/Methodus mostraram que a proposta de Jarbas teve melhor aceitação do eleitor. Ele teve 24,5 pontos percentuais de vantagem sobre Giovane na primeira, dia 3 de outubro e 25 pontos na segunda, em 24 de outubro. Nesta semana foi realizada a terceira pesquisa Folha/Methodus, com entrevistas de eleitores, na cidade e no interior, na terça e quarta, com divulgação até o fim de semana.
O debate de hoje será mais uma oportunidade, de falar de propostas, de confronto de projetos, de firmar posições, de conquistar o eleitor indeciso, de virar votos, nesta que é uma eleição plebiscitária, onde o eleitor vota em um ou outro candidato. Folha e Terra oferecem essa oportunidade dos candidatos falarem com o eleitor, através do microfone da Terra e da transmissão ao vivo pelas páginas dos dois veículos pelo Facebook, além da cobertura impressa no sábado.
Estamos cumprindo nossa proposta de oferecer o maior espaço de manifestação aos candidatos a prefeito, para que o eleitor, que está na audiência, possa fazer a sua avaliação e definir seu voto para domingo, quando vamos eleger o novo prefeito, seu vice, e os 15 vereadores.

Candidatos têm raízes no interior

Ouvindo os nossos candidatos a prefeito e vice no Mateando, live que a editora do jornal, jornalista Letícia Wacholz, realizou na terça e ontem, anotei um detalhe; os quatro têm raízes no interior do município. O prefeito Giovane Wickert (PSB) tem laços familiares maternos na Linha Santa Eugênia. O vice Celso Krämer (PTB) é natural de Tucunduva, norte do RS, passou por Porto Alegre e veio morar em Linha Taquari Mirim, onde planta tabaco. O médico Jarbas da Rosa (PDT) é de Linha Mangueirão, onde ainda moram os pais. A enfermeira Izaura Landim, que é Bergmann de casa, veio de Linha Marmeleiro.
Jarbas e Celso são da região do chamado ‘barro branco’, das terras arenosas do 9º Distrito de Estância Nova. Giovane do 7º Distrito de Vila Arlindo, mas na divisa norte com o 5º Distrito de Centro Linha Brasil, onde começa a região serrana, de onde é Izaura, no 3º Distrito de Vila Deodoro.

Os debates de Vale Verde e Passo do Sobrado

A semana de debates com os candidatos a prefeito dos municípios da região de cobertura da Folha, teve na segunda e terça os candidatos de Vale Verde e Passo do Sobrado. Ontem a noite o prefeito de Mato Leitão, Carlos Bohn (PSDB), candidato único, foi entrevistado pelos mediadores dos debates, os jornalistas Daniel Heck diretor da Terra FM e Letícia Wacholz, editora da Folha. E hoje tem o debate de Venâncio. É uma maratona, onde os eleitores dos quatro municípios ficam sabendo detalhes do que pensam os candidatos e fazer a sua melhor escolha de voto para domingo. É este o propósito da Folha e Terra com os debates.

Vale Verde – Na segunda, o prefeito Carlos Gustavo Schuh (MDB) e o ex-prefeito Ricardo Azeredo (PSB) debateram. Schuh quer continuar o seu governo, defendeu as suas realizações e se mostra preparado para mais. Azeredo defendeu o seu governo e apresenta propostas para voltar à Prefeitura. A decisão é do eleitor no domingo.

Passo do Sobrado – Os quatro candidatos debateram na terça-feira. E foi um bom debate. Chamou atenção que todos tem como proposta enxugar a máquina pública que consome demais. O atual governo tem Helinho Queiroz (PTB) e o vice Cristiano Konzen (PT). A convenção do PTB decidiu apoiar o PDT, mas o prefeito Helinho discordou e apoia o candidato do PT, Ivo Port.
A vereadora e professora Nubia Kauffmann Bartz (PDT), que tem como vice o empresário Dilson Kroth (PTB), entre as inovações propõe a criação de um Conselho de apoio ao governo, formado pelos seis ex-prefeitos do município; Gilberto Weber (PDT), João Regert (PDT), Airton Etges (PTB), Elto Dettenborn (PDT), Caio Baierle (PT) e o atual Helinho Queiroz (PTB).
Edgar Thiesen (PP), o Amarelinho, lojista na cidade, falou muito de implantar gestão empresarial na Prefeitura para otimizar recursos, somada com a experiência de gestão pública da sua vice, a vereadora e ex-secretária municipal Celina da Rosa (MDB).
Evaldir Dettenborn (PSDB), agricultor e radialista, sobrinho do ex-prefeito de Venâncio por três mandatos, Almedo Dettenborn, é o que mais falou em enxugar a máquina pública para ter dinheiro para investimentos. Ele fala em R$ 4 milhões por ano. Destacou a experiência do seu vice, o ex-prefeito João Regert, também do PSDB.
Ivo Port (PT), empreiteiro, que tem como vice o advogado Célio Hanemann, também do PT, centra sua proposta em dar atenção para a agricultura, pois 90% da população vive no interior. E no atendimento das pessoas mais pobres, apostando no desenvolvimento econômico para fazer a cidade crescer.
Foi um bom debate, que levou muita informação ao eleitor de Passo do Sobrado, que acompanhou em massa, pela Terra FM e pelas páginas do Facebook da Folha e Terra.

Notinhas

* Em Porto Alegre a Justiça Eleitoral indeferiu a candidatura de André Cechini (Patriotas), vice de José Fortunati (PTB), por não estar filiado em tempo hábil. Mancada. Ontem Fortunati renunciou a candidatura e o PTB anunciou apoio a Sebastião Melo (MDB), que vai disputar com o prefeito Nelson Marchezan (PSDB) quem vai enfrentar Manuela D’Ávila (PC do B) no segundo turno.

* Decidida a eleição americana, a Globo passou a entrevistar ‘especialistas’ e ONGS da Amazônia sobre a pressão que Biden fará sobre o Brasil em relação a floresta. E a maioria falava com sotaque ‘gringo’. Agora acusam o governo de ter criado um sistema de controle para saber que ONGS estão na Amazônia e quais os seus interesses. Isso já deveria existir. Diz-se que a maioria não está lá para proteger a floresta, mas para se apropriar e extrair dela as riquezas que guarda no subsolo, e que pertencem ao Brasil.

* A Amazon, de Jeff Bezos, o homem mais rico do mundo, que víamos na internet, chega ao RS com um Centro de Distribuição de produtos em Nova Santa Rita, ao lado da BR-386, onde era a CD do super Dia. As americanas Facebook, Google, Amazon, os chineses do Alibaba e outros asiáticos vão se adonar do comércio no mundo.

* Alegando evento adverso grave (morte), a Anvisa suspendeu na terça testes da vacina chinesa Coronavac, que está sendo desenvolvida em parceria com o Instituto Butantan e governo de São Paulo. O Butantan diz que a morte foi por suicídio e não tem a ver com a vacina. O assunto envolve a queda de braço política entre Doria e Bolsonaro. Doria, Globo, Band, Folha SP, têm conhecidos acordos de cooperação com o governo comunista da China. Bolsonaro é anticomunista. A saúde não pode ser a prejudicada. Nem para forçar a vacina, nem para impedi-la. E o STF, o governo paralelo do PT, entra na disputa contra o governo. Natural.

* Facebook anuncia que removeu páginas vinculadas a Steve Bannon, apoiador de Trump, por compartilhar desinformação. Se nos atermos ao que está acontecendo, é perceptível ver filtros diferentes. Tipo, Lula mentir na França que 25 milhões de crianças passam fome nas ruas do Brasil, a rede considera informação. Falar que mortos votaram pelo Correio em Biden na eleição americana, a rede considera desinformação.
Sinto pelos nossos netos e bisnetos pelo mundo que irão viver.

Do Twitter

* GZH: Fortunati renuncia à disputa pela prefeitura de Porto Alegre
* Veja: Anvisa suspende os estudos clínicos da vacina chinesa Coronavac
* Crusoé: Presidente do Butantan garante que morte de voluntário não tem relação com vacina chinesa: ‘É impossível’.
* TV Justiça: Ministro Ricardo Lewandowski, do STF, deu 48 horas para que a Anvisa explique os motivos da suspensão do teste da vacina chinesa Coronavac
* O Globo: Anvisa autoriza retomada dos testes da vacina Coronavac
* Estadão: Procurador-geral autoriza investigação sobre ‘irregularidades’ na eleição dos EUA
* Exame: Eleições americanas: Geórgia determina recontagem manual dos votos
* Folha S. Paulo: Esquerdas vetam Moro em frente ampla contra Bolsonaro para 2022; ainda que Luciano Huck dê sinais de que deseja construir uma ampla frente contra Bolsonaro em 2022, a inclusão de ex-juiz enfrenta resistências
* Estadão: Doria e Mandetta também mantêm conversas sobre frente antibolsonarismo em 2022
* Cristian Deves: Tem vezes que acho que deveríamos voltar a ser colonia de Portugal e assim pagaríamos somente os 20% de impostos. Hoje pagamos mais de 45%. Entretanto, tem os que querem ser colonia da China, mas se esquecem que la não tem direitos trabalhistas que tanto se orgulham.