Eleitos já estão diplomados

Izaura e Jarbas reeleitos e diplomados. (Foto: Leonardo Pereira)

Na terça, 17, a Justiça Eleitoral diplomou os vereadores, vice-prefeitos e prefeitos eleitos na 93ª Zona Eleitoral de Venâncio Aires. A juíza eleitoral Cristina Junqueira conduziu a diplomação, no plenário da Câmara de Vereadores, ao lado do promotor eleitoral Pedro Rui da Fontoura Porto. Foram diplomados os eleitos em Venâncio Aires, Mato Leitão e Boqueirão do Leão. Em Venâncio Jarbas da Rosa (PDT) e Izaura Landim (MDB) foram reeleitos para a prefeitura, além de 15 vereadores. Em Mato Leitão foi eleito Arly Sthör, o Flecha (PDT), que era vice prefeito no atual mandato. Seu vice é o vereador Luciano Vargas (MDB). Nove vereadores foram diplomados. Em Boqueirão o ex-prefeito Paulo Joel Ferreira (MDB) volta à prefeitura, agora com o vice Silvio Conte (PT). Nove vereadores também foram diplomados.
No pronunciamento da juíza Cristina Junqueira, sobre a importância da justiça na vida do país, ele fez duas referências diretas aos políticos eleitos e diplomados naquele dia. “Que os prefeitos governem para todos em seus munícipes e que a oposição ajude a construir soluções nos seus municípios”. Se isso for cumprido, teremos bons mandatos.

Jarbas e Izaura vibraram muito

Giovane e Marasca foram candidatos a prefeito e estiveram na diplomação dos eleitos. (Foto: Divulgação)

Na diplomação o prefeito Jarbas da Rosa (PDT) e a vice Izaura vibraram muito com os diplomas nas mãos. Jarbas agitava o diploma para o público no plenário que o aplaudiu. Mas sua vibração parecia ter algo a mais. Como estava na terceira fila não vi todos que estavam sentados mais acima. Depois vi que Maciel Marasca (PP) e Giovane Wickert (PSB), que foram candidatos a prefeito vencidos por Jarbas, e o atacaram muito na campanha, estavam lado a lado na parte alta da assistência em conversas ao pé do ouvido. Os dois tinham vereadores dos seus partidos sendo diplomados. Estava ali o motivo da comemoração cheia de energia de Jarbas pela sua diplomação.
Antes de iniciar a diplomação conversei com Maciel Marasca, quando ele chegava no local. Me disse que veio ver como é a posse de prefeito. Esse embate vai seguir até 2028. Marasca segue ativo depois da eleição, sinalizando que mantém de pé sua candidatura à prefeito para 2028. Não vi Giovane chegar e não sei qual o teor do papo. Giovane com Marasca? Não creio. A informação de bastidores é que Giovane não concorre em 2026 nem em 2028.

Airton em relatoria de Comissão

Na terça, 10, a Comissão Especial para Analisar a Equidade nos Serviços dos Hospitais Públicos e Filantrópicos do RS, presidida pelo deputado Claudio Tatsch (PL), realizou a primeira reunião para deliberação sobre o plano de trabalho e escolha do relator e vice-presidente.
Para o cargo de vice-presidente, foi eleito o deputado Delegado Zucco (Republicanos) e para relator, o deputado Dr. Thiago Duarte (União), que sugeriu a inclusão do nome do deputado Airton Artus (PDT) – que é suplente que assumiu cadeira -, também médico, para compor o relatório final. A proposta do colegiado é traçar um diagnóstico detalhado da situação dos hospitais e apresentar propostas para equilíbrio financeiro entre o gasto das instituições e a tabela de repasses do Sistema Único de Saúde (SUS).

Pesquisas

O Instituto Paraná, o que mais próximo chega dos resultados das urnas nas eleições presidenciais, fez pesquisa de intenção de voto para a eleição de 2026, entre 21 e 25 de novembro, mostrando o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que foi tornado inelegível pelo TSE, com 37,6% das intenções de voto e Lula (PT) com 33,6%, sem muita atenção da grande mídia. Agora, na semana que passou, quando Lula estava na UTI, a Quaest, uma das que erra nas pesquisas presidenciais, e sempre em favor da esquerda, publicou pesquisa mostrando Lula com 51% das intenções de voto contra 35% de Bolsonaro para 2026. E a grande mídia ‘bombou’ a pesquisa. O ‘consórcio’ funciona.

Faltam casas

Venâncio foi contemplado com 309 casas pelo programa Compra Assistida do governo federal para pessoas que perderam suas casas na enchente do rio Taquari de maio, em Vila Mariante. Nesta semana o tema foi pauta do programa Folha 105 na Terra FM, às 11h, comandando por Letícia Wacholz. Deizimara de Souza, secretária do Planejamento e Urbanismo, disse que tinha 40 casas cadastradas para vender pelo programa. O governo paga até R$ 200 mil para casa adquirida por quem perdeu a sua na enchente do rio Taquari. Quem quiser vender pode contatar a Prefeitura ou as imobiliárias da cidade que atuam nesta ação.

Mais água

Corsan/Aegea está ligando hoje o novo reservatório de 500 mil litros no bairro Bela Vista para testes. Com isso foi desligada nesta madrugada a rede o que vai causar falta de água até o serviço estar concluído. O novo reservatório deve resolver os problemas de falta de água desde a Cidade Alta até Santa Tecla, na região sul e oeste da cidade.

Do X

  • Folha S. Paulo: Oposição anuncia deputado Zucco (PL) como novo líder na Câmara. Deputado pelo PL do Rio Grande do Sul afirmou, em discurso, que ‹maioria dos brasileiros› vota com a oposição.
  • O Globo: Crise das emendas reacende embate entre Dino e petistas, que veem intenção do ministro de se cacifar à presidência
  • Veja: Argentina de Milei sai da recessão com crescimento de 3,9% no terceiro trimestre
  • Poder 360: Governo Lula faz 2 anos com dólar acima de R$ 6 e desaprovação recorde. Pesquisa PoderData realizada de 14 a 16 de dezembro mostra que gestão é desaprovada por 48% e aprovada por 45% dos eleitores
  • Record: Brasil recebeu 185 pedidos de refúgio por dia em 2024; Venezuela e Cuba lideram lista


Sérgio Luiz Klafke

Sérgio Luiz Klafke

Diretor de Conteúdo e colunista da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido