Em Brasília, em defesa do tabaco

Nesta semana uma comitiva da região esteve novamente em Brasília, em defesa do setor tabacaleiro. Em agenda articulada pelo deputado federal Heitor Schuch (PSB), produtor de tabaco aqui em Cerro Alegre, interior de Santa Cruz, o presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Fumo e Afins (Fentifumo) e presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo, Alimentação e Afins de Santa cruz do Sul e região, Gualter Baptista Junior, esteve com o Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho. Com Gualter estavam o novo presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Marcílio Drescher, o presidente anterior, Benício Werner, e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Fumo, Alimentação e Afins de Venâncio Aires, Rogério Siqueira.
Marinho recebeu relatório sobre o tamanho e a importância do setor tabacaleiro no Sul do país, que tem 128 mil famílias produtoras, 40 mil trabalhadores nas indústrias, em 400 municípios, gerando emprego, renda e tributos. O setor se sente ameaçado pela Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, da Organização Mundial da Saúde (OMS), do qual o Brasil é signatário desde 2005, por decisão do então presidente Lula. Agora em novembro, no Panamá, acontece a 10ª Conferência das Partes Para o Controle da Produção de Tabaco (COP-10), organizada pela OMS.

Deputado Heitor Schuch e representantes do setor tabacaleiro com o ministro Luiz Marinho e assessores, na terça, 8

“Saímos deste encontro com a certeza de que o Ministério do Trabalho é sim um aliado da mão de obra da indústria, ciente de que o setor é organizado, legal e importante gerador de oportunidades, pois a indústria é inclusiva, emprega a diversidade com pessoas de mais idade e de todos os níveis de instrução”, avalia Gualter.
Schuch já tinha intermediado audiências do setor tabacaleiro com os ministros do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira (PT), da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD) e com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), também ministro da Industria e Comércio, para tratar das relações do setor com o governo Lula, e está atento aos movimentos do governo sobre posições na COP 10 no Panamá.
No dia 25 de agosto, às 9h30min, aqui na Câmara de Vereadores, será realizada Audiência Pública da Subcomissão em Defesa do Setor do Tabaco e Acompanhamento da COP10 da Assembleia Legislativa, liderada pelo deputado Marcos Vinicius Almeida (PP).
As vereadoras Sandra Wagner (PSB), Claidir Kerkoff Trindade (União Brasil) e o vereador Clécio Espindola (PTB), da Frente Parlamentar em Defesa dos Produtores de Tabaco, estão empenhados em divulgar a Audiência e ter participação maciça dos produtores no encontro.

Nelsoir quer ser vice de Jarbas

Nesta semana estive na secretaria do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, dirigida pelo vereador Nelsoir Battisti (PSD), onde também está instalado o Sine e diversos serviços de apoio à empresas e trabalhadores, ali na Tiradentes, na frente do Sicredi. Falamos sobre o projeto Gente & Negócios que a Folha e a Terra FM realizam mensalmente com painéis para debater temas importantes da comunidade. Em setembro, abrindo a Semana do Empreendedor, o Gente & Negócios vai ser transmitido da secretaria e o tema será: ‘Destravar processos para crescer e desenvolver’, onde vão ser destacadas ações do governo municipal para facilitar a vida de quem empreende e os desafios que ainda travam este processo.
No final, falando em política, eleições municipais, Nelsoir, presidente do PSD, disse que o partido quer debater com a coligação governista a formação da chapa majoritária para 2024, que terá o prefeito Jarbas da Rosa (PDT) como candidato à reeleição. Jarbas tem como vice Izaura Landim (MDB) e a ideia é repetir a chapa. Mas Nelsoir diz que o PSD faz um trabalho no governo que lhe permite reivindicar a indicação do vice para Jarbas. Essa é a pretensão de Nelsoir, assim justificada por ele: “Muitas das conquistas do governo tem interferência direta do PSD de Venâncio. A secretaria que o PSD comanda só traz pautas positivas com programas que melhoram a vida das pessoas. Temos relação forte e direta com deputado Danrlei, que é da base do governo quem mais ajuda Venâncio com recursos de emendas”.
“Reconhecemos o trabalho do prefeito Jarbas e da vice Izaura, mas entendemos que temos condições sim de ir além. Nosso quadro é técnico. Somos fiéis ao governo. Temos tempo de rádio”, argumenta o vereador.
Em 2020 foi realizada uma pesquisa para a escolha do vice de Jarbas. E Izaura teve o melhor resultado entre os nomes propostos, entre os quais estava Nelsoir.

Congresso de Vereadores em Gramado

Scherer visitou a Câmara, recebido por Ruppenthal. (Foto: Divulgação)

Esteve em Venâncio nesta semana Claudio Scherer, diretor do jornal Integração, que circula em Gramado e Canela. Ele cumpre roteiro de divulgação do 1º Congresso Nacional de Vereadores e Assessores, que o veículo de comunicação realiza na serra gaúcha, nos dias 26 e 27 de outubro, na Expogramado, com apoio da União de Vereadores do Brasil.
Claudio esteve aqui na Folha e depois visitou o presidente da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, Gerson Ruppenthal (PDT), para falar sobre o Congresso e convidar vereadores e assessores do Legislativo de Venâncio para participar. O evento terá um ciclo de palestras sobre o funcionamento e de atualização legislativa.
Por falar em Legislativo, as vereadoras Claidir Kerkoff Trindade (União Brasil) e Sandra Wagner (PSB), viajam na terça para a Marcha das Margaridas em Brasília, para onde também viaja a vice-prefeita Izaura Landim (MDB) e mais seis agricultoras associadas do STR.
Sandra e Claidir seguem em Brasília na quinta e sexta, em visitas nos Ministérios do Desenvolvimento Social, Turismo, e gabinetes de deputados, para tratar de recursos para o PAA, para asfalto na RS-422, para restauração do Museu e para Casa de Acolhimento.

As armas

Na quinta, 10, foram entregues para a Brigada Militar e Peva as 15 armas de choque, as sparks não letais, compradas pela Prefeitura, quando Jair Garcia, policial rodoviário, era secretário de Segurança Pública e trabalhava para criar uma Guarda Municipal. O Jurídico concluiu depois que Guardas não poderiam usar as armas e foi aprovado na Câmara de Vereadores o repasse de 12 armas para a BM e três para a Peva, estas últimas por emenda do vereador Ezequiel Sthal eleito pelo PTB, que é Policial Penitenciário em Lajeado. Ezequiel estava incomodado com a demora para entrega das armas – disse que que faz quase dois anos que foram compradas – e atacou o governo municipal. Não foi convidado para o ato, mas mesmo assim foi lá no final.
Situação que só vai piorar, pois Ezequiel faz ataques pesados ao governo Jarbas, que qualifica como incompetente, perseguidor, etc, mas reclama que este mesmo governo não o convida para atos como o da entrega das armas.

Os furtos

Teve boa participação popular a Audiência Pública realizada pela Câmara de Vereadores na quarta, 9, por iniciativa da vereadora Ana Claudia (PDT), para debater sobre a onda de furtos que vem acontecendo no bairro Aviação e bairros próximos. Autoridades do governo, das policias, do Legislativo e comunidade, participaram do movimento, que busca formas de enfrentar a situação, que envolve viciados que furtam objetos metálicos, de preferência, para trocar por pedras de crak em pontos de receptação. Um desafio que é de todas as partes representadas na Audiência Pública.

Filia 10

O Republicanos, do vereador Benildo Soares, agendou para o dia 26 de agosto o Filia 10, evento que terá a presença do deputado federal Carlos Gomes, lideranças estaduais e locais da sigla. O Filia 10 vai apresentar novos filiados e será realizado no Piquete Cavaleiros da Estrada, no bairro Bela Vista, com início às 9h.

Mais calor

O hemisfério norte vive seu verão mais quente de todos os tempos. Tem gente morrendo de calor em países onde a infraestrutura é de calefação para o frio, mas não tem ar condicionado. E cientistas, alarmados com o aquecimento geral do planeta – vide nosso inverno que quase não teve frio este ano –, preveem a mesma onda de calor no hemisfério sul, no próximo verão. Se os nossos últimos verões já foram de dias com mais de 40 graus, com calor insuportável ao ar livre, preparem-nos para o próximo verão, pois devemos ter calor maior ainda.

Impostos

Ministério da Fazenda está admitindo retomar a cobrança de impostos sobre as compras online de até US$ 50 de sites do exterior, que hoje são isentas. A taxação deve ser de 20% sobre o valor da compra e pode começar a ser cobrada ainda neste ano. E é preciso, pois as compras online no exterior, sem impostos, é uma competição desleal com o comércio nacional.

Dois alvos

Operação da Polícia de São Paulo na favela do Guarujá, para ‘caçar’ criminosos que mataram um policial, matou uma dúzia de supostos criminosos envolvidos e gerou uma grande polêmica. Ativistas de direitos humanos, lideranças de esquerda e a grande mídia, ‘caíram de pau’ no governador Tarcísio Freitas (Republicanos), chamado de genocida. Ele, ao lado do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), tem sido alvos desde que saíram das urnas vitoriosos em 2022 e surgem como presidenciáveis para 2026, pela direita. Tarcísio disse agora na quinta, que não será candidato a presidente para ver se diminuem os ataques, quase que permanentes.
Zema mobiliza governadores do Sudeste e Sul para se organizarem em bloco, como fazem, há muito tempo, o Norte e Nordeste, unindo forças políticas para ter mais poder de reivindicação em Brasília. O ‘sistema’ usou o fato para construir a narrativa de que Zema é contra o norte e nordeste, que é separatista, xenófobo, etc.
A maior parte do jornalismo nacional virou narrativa ideologicamente conveniente. Triste.

A tiros

Eleição do Equador teve um candidato morto a tiros na quarta, 9. O jornalista Fernando Villavicêncio, de centro-direita, entre segundo e quarto colocado nas pesquisas, levou três tiros quando entrava no carro, no final de uma reunião política em Quito. Ele denunciava a corrupção política no pais e o narcotráfico, defendia indígenas e trabalhadores. A candidata da esquerda, Luisa González, do partido Revolução Cidadã, liderado pelo ex-presidente Rafael Corrêa, que foi preso por corrupção, lidera as pesquisas e pode ser a primeira mulher presidente do Equador, que tem na presidência Guillermo Lasso, da direita conservadora, que dissolveu o Parlamento e convocou eleições antecipadas para 20 de agosto.

Do Twitter

  • STF: Ministro Luís Roberto Barroso é eleito próximo presidente do STF. O ministro Edson Fachin assumirá a Vice-Presidência da Corte
  • O Globo: Lei da ozonioterapia é ‘similar à liberação da cloroquina para Covid-19’, diz ex-ministro da Saúde
  • Folha S. Paulo: Zema desaba em ranking de popularidade digital após fala vista como separatista
  • Exame: Tarcísio diz que não será candidato a presidente e que vai apoiar quem Bolsonaro quiser em 2026
  • UOL: Cassação de Deltan foi motivada por vingança do PT, diz Glenn
  • CNN: Zanin manda para a Justiça Eleitoral do Acre pedido para investigar Bolsonaro por falar em “fuzilar a petralhada”
  • Gazeta do Povo: Haddad corre atrás de ao menos R$ 100 bilhões em impostos para fechar rombo
  • Revista Oeste: Governo pressiona centrão e condiciona cargos ao desmanche da CPI do MST
  • J.R. Guzzo: ‘Moraes definiu que o cidadão não tem direito de criticar as urnas eletrônicas’



Sérgio Klafke

Sérgio Klafke

Diretor de Conteúdo e colunista da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido