Enfim, devolvida a área do antigo IPM

Estive fora desde quarta e, quando volto, são muitas as notícias: boas e ruins. A melhor delas foi saber que finalmente foi assinada a escritura em que o Estado devolve ao Município uma área de 83,3 hectares em Vila Estância Nova, que era do antigo Instituto Penal de Mariante (IPM), requisitada para implantar um novo Distrito Industrial.
O prefeito Giovane Wickert (PSB) comemorou com foguetes a conquista, afinal foram quase dez anos de luta, iniciados pelo ex-prefeito Airton Artus (PDT) e concluídos agora por ele. Cada lado – são opostos políticos hoje, mas já foram prefeito e vice em dois mandatos – vai requerer para si a conquista. Nestas situações tenho posição definida: não importa quantos sejam os ‘pais da criança’, o importante é que a comunidade foi beneficiada.
Artus assumiu a Prefeitura em 2009, com Giovane como vice, e começou este pleito em 2010 no governo Yeda Crusius (PSDB) (2007/10). Negociou o fechamento do Instituo Penal de Mariante, de onde os presos do semiaberto fugiam quando queriam, pela construção de um presídio fechado para 500 detentos da região, a devolução do restante da área para a criação de um distrito industrial e contrapartidas de reforço policial militar e civil. A construção do presídio se iniciou ainda no governo Yeda e foi inaugurada no governo Tarso Genro (PT) (2011/14). Mas a devolução da área não aconteceu na mesma velocidade. No governo Sartori (PMDB) (2015/18) Artus ‘caiu pra dentro’ do Piratini em março de 2015 renovando o pedido de devolução. Sartori disse que sim e ‘escalou’ Nilson Lehmen então assessor da Casa Civil para proceder os trâmites e liberar a área. Artus terminou seu segundo governo em 2016 e a área não foi devolvida. Giovane Wickert assumiu em 2017, ainda com Sartori. Modificou o projeto para atender necessidades legais. Terminou o governo Sartori e a área não foi devolvida. Agora no governo Eduardo Leite (PSDB) (2019/22) Giovane seguiu o processo e conseguiu nesta semana a escritura de 83,3 hectares para o município. A área na escritura tem 99 hectares e não os 90 que eram divulgados. Na prática, com georeferenciamento, são 101 hectares contou ontem, no terra ao Meio Dia, Nilson Lehmen, hoje secretário municipal do Desenvolvimento Econômico e Turismo.
Fim de uma longa luta. Início de um novo desafio, que é implantar o Distrito Industrial numa área privilegiada, às margens da RSC-287, rodovia que corta toda região central do Estado em direção à Capital. Vai ser uma outra história de muitas lutas, que possivelmente vai atravessar mais governos. A continuidade de projetos de governo, e não de poder, é importante. Adiante.

 

E o STF solta Lula, condenado por corrupção

O que até os sabiás lá de casa sabiam aconteceu; Dias Toffoli, advogado de Lula e do PT, que o ex-presidente nomeou para o Supremo Tribunal Federal, deu o voto de minerva na votação sobre a prisão em segunda instância e ‘pagou’ Lula; derrubou a prisão em segunda instância.

Pelo menos 4,8 mil políticos ladrões, assassinos, estupradores, traficantes etc podem se beneficiar da mudança de entendimento ratificado pelo STF e pedir sua soltura. Toffoli e outros ministros do STF decretaram a impunidade. Só vai ser preso quem não tiver dinheiro para recorrer de condenação. Quem tiver, vai morrer sem ter ido para a cadeia cumprir condenação. Na prática esta foi a decisão tomada pelo STF, pra festa dos advogados de porta de cadeia.

Lula deixou a prisão em Curitiba no mesmo dia da decisão do STF. E saiu falando mal de todo mundo, desafiando a justiça e quem quer que seja, se sentindo acima da lei, do bem e do mal. Lula está solto, mas segue condenado e tem outros 9 processos em que responde por crimes de corrupção, organização criminosa, lavagem de dinheiro.

De mil Medidas Provisórias editadas por Lula e Dilma nos governos do PT, 900 tiveram exigência de pagamento propina, denunciou Antônio Palocci, que foi Ministro dos dois. Roubalheira geral.

É preciso dizer que Lula não esta ‘livre’. Foi solto, mas segue condenado e perdeu direitos políticos, portanto não concorre a nada. Só vai infernizar a vida do país.

Da rede

Das redes sociais recolhi três manifestações de venâncio-airenses sobre a soltura de Lula.

Cândido Faleiro, petista histórico em Venâncio: “Depois de tanta angústia vou dormir tranquilo pois o amor derrotou o ódio e a esperança novamente venceu o medo, estou livre pra lutar contra as injustiças. Minha capacidade de me indignar contra as injustiças esta mais forte e sei que não estou sozinho. Um abraço forte no coração de todos.

Jorge Mathias Reckziegel, agricultor: “Estou cansado, colher três fornadas de tabaco em quatro dias com este tempo chuvoso, não é para fracos. Mas ainda tenho forças para me indignar com a pior notícia de hoje. Soltar Lula, é dizer para todo mundo, que se você tem algum status ou dinheiro, não se preocupe em fazer a coisa certa, faça o que achar melhor pra você: mate, roube, traia, engane, minta, etc… A impunidade se tornou lei, então diga para seu pai, seu irmão, filhos e amigos, viva sua vida como quiser, pois no Brasil, vergonha é ser trabalhador e honesto. Quando um país está sujeito a meia dúzia de pessoas que se julgam senhores da verdade, e decidem que o errado está certo, então teremos que admitir, somos como o avestruz, é enfiar a cabeça num buraco e ficar de bunda pra cima, seja o que o diabo quiser. Brasil, o país do tudo pode. Vergonhoso, estou jogando a toalha. Agora vou fazer fogo na fornalha para secar o tabaco, mas minha vontade é de tocar fogo no país, pra ver ser depois das cinzas renasça algo melhor.

Fábio Hastenteufel, advogado: Na realidade, ele continuará aguardando os próximos resultado do processo em liberdade. Além disso, segundo posição formada por maioria do STF, para se manter o réu preso, após condenação em 2º instância, precisa preencher um dos requisitos da prisão preventiva, mas fato é, que no caso de Lula, não havia requisito algum. Esta análise faço de forma puramente técnica, sem adentrar em questões políticas.

Fecho com a histórica frase de Rui Barbosa, em discurso no Senado em 1914: “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.”

 

Notinhas

* Hoje tem entrega do prêmio Preferência Real no Clube CTA. Empresas, profissionais liberais e políticos estarão lá para receber a distinção dos melhores de 2019.

* Amanhã inicia o Festival de Balonismo no Parque, com show de Michel Teló na abertura. Folha e Terra prepararam um grande evento que vai até domingo no Parque do Chimarrão, com ingresso gratuito. Só no show do Teló hoje a noite será cobrado ingresso.

* Vilmar de Oliveira está encerrando seu terceiro mandato como presidente da Caciva. No próximo dia 19, às 17h, na sede da entidade, acontece e eleição de nova diretoria. E Vilmar vai ser reeleito para um quarto mandato. “Fui convencido, tem projetos em andamento, principalmente da nova sede que preciso dar continuidade”, me disse Vilmar ontem. Bom para entidade e para as empresas.

* Estive alguns dias no Chile, em Santiago e Viña de Del Mar. Vi ‘in loco’ o que acontece lá. Em Santiago vi de perto a manifestação popular. Descrevo impressões na semana.

* Novo pedágio na BR-386 em Montenegro está quase pronto. A estrada já está melhor conservada.

* A RSC- 287 também está melhor conservada entre Tabaí e Venâncio, com exceção de trechos em Vila Estância Nova. Se cobra quando tá ruim, é preciso registrar quando está bom.

* A Assoeva empatou em 4×4 com a Assaf de Santa Cruz e se classificou para as quartas de final da Copa RS. Sercesa de Carazinho é o adversário. Dá Assoeva de novo.

* E a sede da Assoeva foi leiloada por R$ 235 mil para pagar divida trabalhista de R$ 400 mil do pivô Flávio, que veio da ACBF em 2015.

* Sei o que sente Vianei Hammes, emérito presidente da Assoeva, que dedicou quase 30 anos de sua vida comunitária para erguer aquela sede, juntando centavo por centavo. E agora vê tudo virar pó.

* Sei que as leis existem e devem ser cumpridas. Mas não é justo o que aconteceu. Flávio veio como estrela para a Assoeva, decepcionou aqui, recebeu tudo que tinha que receber, e ainda destruiu a entidade. A justiça dos homens pode ser injusta, mesmo que legal, mas a justiça divina não.

* No Brasileiro a dupla Gre-Nal se mantém no bloco da frente. O Grêmio venceu a Chape por 1×0 e está em 4º com 56 pontos, que dá vaga direita pra Libertadores 2020.; O Inter venceu o Fluminense por 2×1 e é 7º com 49 pontos, que dá vaga na pré-Libertadores de 2020. Faltam seis rodadas para o final. O Grêmio garante vaga. O Inter terá que brigar muito.

 

Do Twitter

* Crusoé: Alcolumbre fala em nova constituinte, mas depois diz que era ironia.

* O Globo: Lula planeja viajar pelo Brasil para reorganizar oposição ao governo.

* IstoÉ: Se pegar o Dallagnol, o Moro e alguns delegados, enfia e bate num liquidificador. O que sobrar não é dez por cento da honestidade que eu represento nesse País”, disse o ex-presidente Lula.

* Band: Moro diz que entende rancor de Lula, mas que juiz tem que aplicar a lei.

* GauchaZH: Nicolás Maduro comemora soltura de Lula: “O povo venezuelano está feliz”.

* Estadão: Militares mostram preocupação de que discurso de Lula incite violência.

* Exame: Ciro diz que Lula não tem escrúpulo: ‘É um encantador de serpentes’.

* Fabio Ostermann: Lula está solto, sim. Mas segue condenado, réu ou investigado em pelo menos 9 processos por crimes como corrupção ativa e passiva, organização criminosa, lavagem de dinheiro e tráfico de influência.

* Cristian Deves: A vantagem de ver o Lula sendo solto e que veremos ele ser preso novamente.

* Sergio Moro: Aos que me pedem respostas a ofensas, esclareço: não respondo a criminosos, presos ou soltos. Algumas pessoas só merecem ser ignoradas.

* Telmo Kist: Governo Federal muda distribuição de recursos aos municípios. Aumenta em 500 bi em 15 anos. Resta saber se prefeitos saberão usar com critério estes recursos. Senão, em pouco tempo estarão endividados de novo.



Sérgio Klafke

Sérgio Klafke

Diretor de Conteúdo e colunista da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido