Escolas particulares voltam

Na retomada de atividades que estão paralisadas faz cinco meses, devido a pandemia do coronavírus, a educação é a mais melindrosa. O governo do estado propôs a volta das escolas a partir de 31 de agosto, de forma gradativa. A reação dos prefeitos foi em direção contrária; 94% dos 442 prefeitos consultados, entre os 497 no RS, é contra a retomada agora. Muitos professores e pais também são contra a volta das escolas agora, mas alguns querem que os filhos voltem a estudar. Um dilema.
Aqui, o prefeito Giovane Wickert (PSB) trata do assunto com cautela. E é preciso. Mas quer retomar atividades escolares. Está realizando um projeto piloto de retomada dos turnos opostos em quatro escolas da rede privada, com acompanhamento sanitário das famílias das crianças atendidas durante três semanas, para medir resultados.
Ontem o prefeito reuniu o Gabinete de Crise em Saúde e o Centro de Operações de Emergência – Municipal (COE-M) para avaliar a questão das escolas. Do encontro ficou a certeza de que as escolas públicas não tem condições de voltar agora, por falta de estrutura e pelo alto número de professores do grupo de risco, por idade ou por comorbidades de saúde.
Mas foi autorizada a retomada gradual de algumas atividades nas escolas privadas a partir do dia 1º de setembro, de forma opcional para o aluno. Como citei no sábado, Oliveira, Bom Jesus e Gaspar e as de educação infantil estão preparados para retomar as aulas, não como antes, mas de forma gradual e opcional. Vai ser um projeto piloto para o retorno das escolas públicas.

Notinhas

* Jarbas da Rosa, pré-candidato a prefeito pelo PDT, recebe hoje, na sua live semanal das quintas-feiras às 20h, pelo Facebook, Arlan Weber, do Barão Bar e Restaurante, para falar sobre empreendedorismo.
* Em Santa Cruz o número de candidatos a prefeito deve ser grande. No fim de semana Gazeta do Sul citou que a atual vice-prefeita, Helena Hermany (PP) terá o presidente da Câmara, Elstor Desbessel (PL), como vice. Já estão confirmadas as chapas com Alexandre Luz e Paulo Bigolin (Novo), Frederico Barros (PT) com Manu Mantovani (PC do B) e Irton Marx e Walter Couto (Solidariedade). O PTB, da família Moraes, tem os deputados Marcelo Moraes, federal, e Kelly Moraes, estadual. Se não forem, deve ir o vereador Mathias Bertram. O MDB deve ter Alex Knak, e o governo do prefeito reeleito Telmo Kirst, que mudou do PP para o PSD, ainda não definiu nome para concorrer.
* Aqui temos definido que o prefeito Giovane Wickert (PSB) concorre à releição com seu vice Celso Kramer (PTB), e Jarbas da Rosa (PDT) concorre novamente, com um vice possivelmente do MDB. E é só. PSL, PSDB e PP, tentam viabilizar uma terceira via, mas Vinícius Medeiros (PSDB), o nome mais competitivo, anunciou que não concorre. O PT pelo que disse o presidente Cesar Schumacher na sexta, pretende indicar um nome, mas devido à pandemia, pode não ter candidato a prefeito.

Do Twitter

* Estadão: Em visita ao Pantanal, Bolsonaro elogia ministra Tereza Cristina e destaca recordes do agronegócio
* Veja: Governo libera R$ 3 bi da Lei Aldir Blanc para auxílio ao setor cultural
* Crusoé: Dono da Avianca preso pela Lava Jato deu aula para Lula em sindicato.
* O Globo: Funcionários dos Correios entram em greve em todo Brasil
* Folha S. Paulo: Celso de Mello suspende julgamento que poderia afastar Dallagnol da Lava Jato
* Exame: Bolsonaro formaliza indicação de Ricardo Barros, do Centrão, para líder do governo
* GaúchaZH: “Você tem que ser de esquerda no Brasil”, diz Marcelo Adnet no “Roda Viva”
* Deputado Zucco: Depois de nova audiência com o ministro Tarcísio de Freitas, da Infraestrutura, reiterei a certeza do compromisso do Governo Bolsonaro com o RS. Um variado conjunto de obras em diversos segmentos vai transformar o Estado. Só a conclusão de obras paralisadas há anos é animadora!
* João Amoêdo: Funcionários em greve, clientes insatisfeitos, problemas de caixa, baixo investimento em melhorias na logística. A quem interessa manter os Correios estatizado? * Telmo Kist: Que hora para os Correios pararem. Cutucaram o Guedes com vara curta.



Sérgio Luiz Klafke

Sérgio Luiz Klafke

Diretor de Conteúdo e colunista da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido