No domingo fui a Boqueirão do Leão, para os 95 anos de Edmar Saldanha, bisavô do meu filho mais novo. Na sexta contatei o Sid Ferreira, vereador do PDT, secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (SISP), para saber das condições da Estrada da Serra, a RS-422. A estrada é asfaltada de Venâncio até Linha Brasil, depois tem 7 km de estrada de chão até a ‘Santinha’, de onde tem asfalto até o final de Vila Deodoro. Daí começa novo trecho com 28 km de estrada de chão, até Sete Léguas, divisa com Boqueirão, de onde tem asfalto até Boqueirão.
“A estrada está boa. Fui pessoalmente até Sete Léguas ver o trabalho feito na semana passada’, me disse Sid. E a estrada realmente – para uma estrada de chão – está boa. E essa realidade é mais recente, pois me lembro de ter levado duas horas e meia para fazer os 58 km até Boqueirão, numa segunda marcha, driblando as pedras, nos tempos em que o Daer fazia a manutenção, nem sempre anual.
A mudança aconteceu em 2017, quando o prefeito Giovane Wickert PSB) propôs, e conseguiu, formatar um convênio com o Daer, para a prefeitura manter a estrada, com auxílio do Estado. “Isso foi depois que um protesto dos moradores fechou a rodovia em Vila Deodoro. Fui no protesto e garanti à comunidade, que tinha feito a barreira, que as coisas mudariam daí pra frente. Que poderiam desbloquear a rodovia que a realidade seria outra dali por diante”, me lembrou Giovane ontem, quando o contatei para confirmar quando fora o convênio.
Notinhas
- Secretário de Saúde, Tiago Quintana, sobre a citação dos avanços em infraestrutura e serviços na saúde pública, que referi no sábado: “Sobre a sazonalidade da gripe, podia acrescentar que as pessoas devem se vacinar. Muitos casos de influenza estão sendo registrados. Que poderiam ser evitados. Principalmente em crianças. Que evolui para febre muito alta. Influenza é mais agressiva. Estamos fazendo campanhas, horários estendidos em unidades. Sábados também. Mesmo assim as pessoas pouco aderem”, cita Tiago. Em tom de apelo pela vacinas protetoras.
- Previsões meteorológicas preveem semana de chuva. Clima Tempo marca 50mm (90%) hoje, 30mm (90%) na quarta, 10mm (40%) na quinta, 15mm (80%) na sexta, 20mm (90%) no sábado e 7 mm (90%) no domingo. São 130 mm previstos. Se chover a metade já ameniza a ‘seca verde’ que vivemos.
- O Paraguai teve eleições no domingo e elegeu presidente o jovem candidato Santiago Peña, 44 anos, do Partido Colorado, com 42,7% dos votos. O candidato da esquerda, Efrain, Alegre, fez 27,8%. A pesquisa Atlas, na reta final, apontava vitória de Efrain com 38% contra 36% de Peña. Lá como aqui, as pesquisas erram em favor da esquerda.
Do Twitter
- UOL: 1º de maio: ‹As pessoas que tentaram dar golpe serão presas›, diz Lula
- Folha S. Paulo: Documentos vazados mostram EUA atentos a elos de Lula com China, Rússia e Irã
- Correio do Povo: Em jantar com Fernández, Lula cogita pacote de socorro à Argentina
- O Globo: Ao lado de Bolsonaro, Tarcísio fala em ‹cadeia› para invasores de terra
- Estadão: Grupo invade fazenda da família de Tereza Cristina
- Gazeta do Povo: Bolsonaro retoma agenda pública pelo país mostrando força junto ao agro
- Carta Capital: Em primeiro pronunciamento na TV, Lula anuncia mínimo de R$1.320 e isenções no IR
- Revista Oeste: Governo Lula quer impor ‹a pior censura que este país já teve›
- Sergio Moro: No final, superadas as questões técnicas e os detalhes, é disso que trata o PL2630, o Governo Lula quer controlar e censurar as redes sociais
- Claudio Dantas: Está na dúvida se o PL da Censura é bom? Veja quem o defende.