Na posse do vereador Sid Ferreira como presidente do PDT em Venâncio na noite de quinta-feira, 1º, o partido fez o lançamento do nome do ex-prefeito Aitron Artus para concorrer a deputado estadual em 2022.
Médico por profissão, Airton tem carreira política de 30 anos. Em 1992 concorreu a vice-prefeito e não se elegeu. Em 1996 se elegeu vereador e em 2000 se reelegeu. Em 2004 se elegeu vice-prefeito de Almedo Dettenborn (MDB). Em 2008 se elegeu prefeito e em 2012 se reelegeu, como primeiro prefeito reeleito e com a maior diferença de votos de uma eleição municipal, 11 mil votos. Em 2018 concorreu a deputado estadual e fez 24.408 votos, dos quais 13.308 em Venâncio, 34% dos votos válidos para deputado estadual aqui. Por 199 votos não se elegeu, mas saiu das urnas convicto de seguir o trabalho político. Assumiu como Coordenador de Bancada do PDT na Assembleia Legislativa até o ano passado. Em 2022 vai concorrer novamente.

Motivos
Pedi para Airton me descrever em cinco linhas porque quer ser deputado estadual:
“Quero ser deputado para que Venâncio volte a ter um representante que defenda nosso município nas esferas estadual e federal. Me preparei com a experiência de mais de 30 anos dedicados a vida pública, estudando, especialmente nos últimos anos, projetos de interesse público regional principalmente na área da saúde. Mas também estou apto a representar a sociedade civil, trabalhadores, empresários, produtores rurais, homens e mulheres que hoje não tem acesso a classe política em nível estadual. Espero que consigamos a maturidade da união do nosso município em torno de um projeto viável e que represente o melhor para todos.”
Eleições Airton Artus
Ano Cargo Votos
1992 Vice-prefeito Não eleito
1996 Vereador 1.317
2000 Vereador 1.217
2004 Vice-prefeito Eleito
2008 Prefeito 21.686
2012 Prefeito 27.154
2018 Deputado 24.408
Notas
Dziedricki – Vereador Renato Gollmann, vice-presidente do PTB, informa a vinda do deputado federal Maurício Dziedricki na segunda-feira. Ele destinou R$ 1 milhão em emendas parlamentares para Venâncio. Vai fazer contatos com lideranças políticas e participa do Terra Em Uma Hora na rádio Terra FM e Folha do Mate.
Visita – O ex-prefeito Giovane Wickert (PSB), hoje secretário Adjunto de Obras do Estado, recebeu nesta semana visita do coronel Cesar Bonfanti, Comandante Geral dos Bombeiros no RS. Bonfanti foi comandante dos Bombeiros em Venâncio. Na conversa as coisas boas de Venâncio, necessidades e conquistas.
Valorização – Fernando Schwanke, secretário da Agricultura Familiar no governo Bolsonaro, está deixando a pasta para atender convite Organização dos Estados Americanos (OEA) para assumir a diretoria de Projetos do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), em San José, na Costa Rica. Schwanke foi secretário municipal da Agricultura em Santa Cruz e Rio Pardo, onde foi prefeito e não se reelegeu em 2016. Perdeu Rio Pardo.
Contas – Tribunal de Contas da União aprovou contas do governo Bolsonaro de 2020, com ressalvas. Tento imaginar como o TCU aprovou as contas e Lula e Dilma, sem notar os bilhões que foram desviados dos cofres públicos, como comprovou o MPF na Lava Jato.
Militares – Deputada Perpétua Almeida, do PC do B do Acre, apresenta proposta que proíbe militares da ativa de fazerem parte do governo. Quer que militares atuem somente nas forças armadas. Preconceito puro. Um militar – em sua imensa maioria – é alguém de formação e caráter acima da média. Pelo pensamento da comunista, que precisa de 171 assinaturas de deputados e já tem apoio de toda oposição, médico poderia somente clinicar, professores somente dar aula e assim por diante? Proibir militar de fazer parte de governo é ignorância, ou coisa pior.
Ditadura – Li reportagem da Gazeta do Povo de Curitiba onde o ex-presidente Lula, em entrevista ao Portal Oficial de Notícias do Partido Comunista da China, o Gancha, elogia o “partido político forte” da ditadura chinesa e faz críticas aos EUA. “A China é um produto da revolução liderada pelo presidente Mao [Tse Tung] em 1949. Esse partido na China tem poder e um governo forte. Quando tomar decisões, o povo respeitará essas decisões. Isso é algo que não temos no Brasil”, disse Lula na entrevista – publicada em chinês e traduzida para o português pela Gazeta do Povo. O Brasil vai tomar uma decisão para a história em 2022. Ou permanece livre ou se entrega para a ditadura da China.
Notinhas
* O Caged anuncia a criação de 280 mil empregos no pais em maio. No ano passado, no início da pandemia, foram 373 mil empregos perdidos no mês. Em 2021 já são 1,2 milhão de empregos gerados. Em 12 meses são 2,5 milhões. Números que são desprezados pela grande mídia. No RS foram 7,4 mil empregos gerados em maio e 82 mil no ano. Venâncio teve 15 de saldo negativo em maio mas tem saldo de 4.772 empregos gerados no ano.
* Leitor Valmor Konzen me envia registro de preço de gasolina em Lajeado, onde esteve na semana. R$ 5.619. Ele sempre compara preços e diz que lá é mais barato.
* Faleceu nesta semana, aos 87 anos, vítima do câncer, Orlando Schulz, líder comunitário de Vila Deodoro que foi vereador nos anos 80. Era um amigo e leitor assíduo da Folha e da coluna. Que descanse em paz.
* O Clube de Caça e Pesca de Ve nãncio Aires (Capesva), presidida por Jairo Jantsch, realiza assembleia de prestação de contas e eleição de nova diretoria dia 12 de julho, na sua sede, no Parque do Chimarrão.
Esportivas
* A Covid ‘pegou’ na Assoeva. Nove jogadores testaram positivo e a direção teve que pedir suspensão dos jogos na Liga e Estadual, pois não tem time para colocar em quadra.
* A dupla Gre-Nal teve mais uma semana ruim no Brasileiro. O Inter segue sem vencer no Beira Rio. Levou 2 a 1 do Palmeiras. O Grêmio segue lanterna. Levou 2 a 0 do Juventude, em Caxias.
* Hoje tem Corinthians x Inter às 21h e no domingo Grêmio x Atlético de Goiás às 20h30min.
* Quem está bem é o Juventude, que venceu Flamengo e Grêmio e é 6º, com 12 pontos. No domingo joga com o Ceará, em Fortaleza.
Do Twitter
* O Globo: Governador Eduardo Leite assume orientação sexual em entrevista a Bial: ‘Nada a esconder’
* Folha S. Paulo: Para Bolsonaro, Eduardo Leite busca ‘cartão de vista’ e está ‘se achando o máximo’ ao se declarar gay
* CNN: ‘Superpedido’ de impeachment é apresentado na Câmara dos Deputados
* Carta Capital: Após superpedido, Lira diz que impeachment ‘exige mais que palavras’
* Márcio Turra: “Superpedido” de impeachment começa com uma “Superfalsificação” de assinatura. Estelionatários, trambiqueiros e amargurados não cansam de passar vergonha
* Ricardo Amorim: “O fanatismo e a inteligência nunca moram na mesma casa.” Ariano Suassuna
* Eduardo Leite: Nossa missão é resgatar a confiança na política e desfazer a noção de que a Direita é eficiente e apenas a Esquerda tem sensibilidade social. O Brasil precisa de um Centro que vá avante, concilie eficiência da máquina pública com proteção social e respeito à diversidade.