Estive com a equipe da Folha e Terra FM na Expointer no sábado, para visitar ‘os de Venâncio’ por lá. Fomos na Escola do Chimarrão, que é o cartão de visitas da feira, onde fomes recebidos pelo Pedro Schwengber e suae quipe e encontramos o prefeito Jarbas da Rosa, o presidente da festa Vilmar Oliveira e as candidatas à soberanas; no estande da GRA Máquina, fomos recebidos com almoço preparado pelo Danino Heinen e equipe, a convite do dono da empresa, Rene Heck; fomos na Nettelin Energia Solar e produtores de mel, Edson Schwendler, da Olavo Bilac, e Vilson Schlosser, de Deodoro. Visitamos o Moisés Ribeiro, das Rosas do Deserto, de Mato Leitão e as aves expostas lá pelo Ademar Biguelini.
Lá pelas 11h deu burburinho na feira, era a chegada do Presidente da República, Jair Bolsonaro,visita que não constava no site da Expointer nem do governo do Estado, o que é lamentável. São relações institucionais que existem e devem ser respeitadas.
Encontrei o deputado federal Marcelo Moares (PTB), vice-líder do governo no Congresso. E ele me contou que o pai, Sérgio Moraes, ex-deputado e ex-prefeito de Santa Cruz, veio de Brasília no avião de Bolsonaro e que Kelly Moraes, deputada estadual (PTB), vice-presidente da Assembleia Legislativa, presidiria o ato de entrega da medalha Mérito Farroupilha, entregue à Bolsonaro em almoço na Farsul, por proposição do deputado Vilmar Lourenço (PSL).
Notinhas
* Ontem Leite anunciou que Venâncio será contemplado com R$ 3 milhões para implantar a UTI pediátrica no hospital São Sebastião Mártir, com dez leitos. Ótima noticia.
* O prefeito Jarbas da Rosa reevelou ontem no Terra em Uma Hora na terra FM, que visita a cooperativa Languiru nesta quinta, onde será recebeido pelo presidente Dirceu Bayer. O encontro, que vai discutir parcerias, é fruto do painel Gente & Negócios promovido pela Folha e Terra FM no dia 31 de agosto para falar sobre ‘Polo de Proteína e Cooperativismo”.
* O governo do prefeito Jarbas da Rosa (PDT) reformula o IPTU Mais, programa criado no governo do prefeito anterior, Giovane Wickert (PSB), para incentivar com descontos os contribuintes que adotassem ações ambientais. Jarbas muda o nome para IPTU Verde e vai criar formas de facilitar a participação dos contribuintes, além de incluir as empresas para se beneficiar. A secretária da Fazenda, Fabiana Keller, diz que das 29 mil inscrições de IPTU, apenas 123 (0,4%) foram beneficiadas no ano passado. É pouco.
* O governador Eduardo Leite (PSDB) não foi à Expointer no sábado quando Bolsonaro visitou a feira. Foi o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior (PTB). O presidente da Assembleia, Gabriel Souza (MDB), também não foi presidir o ato de entrega de medalha Mérito Farroupilha à Bosonaro. Foi a vice Kelly Moraes. Penso que para cobrar respeito ás instituições, é preciso respeitá-las.
* A manifestação de rua no domingo, convocada pelo MBL e Vem Pra Rua fracassou. O movimento inicial era ‘Nem Lula, Nem Bolsonaro’, para fomentar uma terceira via. Durante a semana, para atrair a esquerda, a organização excluiu Lula e ficou só o ‘Fora Bolsonaro”. Na paulista Ciro, Dória, Mandetta e Amoêdo, fizeram discursos inflamados contra Bolsonaro, para um público reduzido.
* Nesta sexta, 17, às 19h30min, no restaurante Favorito, será lançado em Venâncio o livro “O MITO, Os Bastidores do Alvorada”, do Comandante Wintson, que é Capitão da Reserva da Marinha. A organização do jantar, com música ao vivo, é dos Movimentos, 7 de Setembro, Direita dos Vales e Aliança Conservadora.
Do Twitter
* CNN: Ato contra Bolsonaro reúne Ciro Gomes, Doria, Mandetta e Amoêdo em SP
* Folha S. Paulo: Atos contra Bolsonaro misturam direita e esquerda rachadas, sem fazer frente ao 7 de Setembro
* Estadão: Oposição rachada esvazia atos a favor do impeachment de Bolsonaro pelo País
* Gazeta do Povo: “O impeachment não é a principal reforma. Temos eleições em 2022”, afirma Doria na Paulista
* Veja: Receita acusa Lula de cometer crimes de sonegação, fraude e conluio
* GZH: Manifestantes protestam em Porto Alegre contra o governo Bolsonaro
* Eduardo Leite: Participei na tarde de hoje (domingo) dos atos pela defesa da nossa democracia em Porto Alegre. O Brasil precisa de mais ataque aos problemas e não de ataques às pessoas e às instituições.
* Fernando Schüler: Temer soube se preservar da polarização excessiva e com isso pôde agir como moderador em um momento chave para o País. Concordando-se ou não com ele, soube mostrar uma função relevante de um ex-Presidente na democracia.
* JRGuzo: O problema que está causando toda essa desordem é o fato de que Bolsonaro foi eleito em eleições limpas, tem chances objetivas de se reeleger e não é aceito pelo Brasil que manda na máquina do Estado