Desde o ano passado surgiu a especulação de que o vereador Ezequiel Sthal, reeleito pelo PTB em 2020, e que vai trocar de sigla agora na janela partidária, pudesse ser candidato a vice do ex-prefeito Giovane Wickert (PSB), que vai concorrer novamente. Faz poucos dias, quando Vilmar Bender assumiu o PSDB, ele confirmou que queria convencer Ezequiel para se filiar e ter ele como vice de Giovane.
Ezequiel, advogado e policial penal, foi assessor de Celso Krämer, vereador do PTB. Em 2016 Krämer concorreu à vice de Giovane Wickert e Ezequiel se elegeu vereador, com forte ligação com a família Moraes, que também era do PTB. Com a extinção do PTB, os Moraes foram para o PL, de Jair Bolsonaro. Ezequiel, que foi líder de governo do prefeito Giovane, na Câmara, ficou numa ‘encruzilhada’, e ontem pela manhã anunciou que vai se filiar ao PL, onde está o federal Marcelo Moraes e a deputada estadual Kelly Moraes. E vai concorrer à reeleição para a Câmara. O PL, aqui presidido por Arnildo Câmara, que também foi vereaador do PTB, tem o ex-vereador pelo PTB, Alexandre Wickert, como pré-candidato a prefeito, em dobradinha com Maciel Marasca, empresário que se filiou ao PP. Na informação que trouxe no Chimarrão com Notícias na Terra FM ontem as 7h, Ezequiel também disse que vai ser sua última eleição para vereador. Sinal de que em 2028 vem para cargo em majoritária.
Notinhas
- Dos demais vereadores do PTB, Diego Wolschick tinha revelado que se filiaria ao PP, mas PSDB e União Brasil são opções. André Kaufmann, que está entre PL e PP, pode ir para o PSDB, e sair como vice de Giovane, com que se reuniu ontem a tarde, em Porto Alegre. Tem mais Renato Golmann que deve anunciar hoje sua filiação no Podemos e Clécio Espíndola, que deve se filiar no MDB.
- Na reunião do PDT, na sexta, 1º, o presidente do partido, vereador Tiago Quintana, secretário municipal de Saúde, se licenciou do cargo e o vice-presidente, o prefeito Jarbas da Rosa, assume o comando para a eleição municipal. Tiago vai concorrer à reeleição como vereador e entende ser melhor o prefeito, que é candidato único do partido, dirigir a sigla, do que um vereador, pois existirão mais 15 candidatos como ele no partido.
- Depois da fuga de dois chefes do tráfico do presídio de segurança máxima de Mossoró, no Rio Grande do Norte, outros dois criminosos fogem do presídio federal do Mato Grosso. Não é apenas coincidência. E ninguém foge sem ajuda destas prisões
Da Expodireto
- Emater atualizou projeção da safra gaúcha de grãos durante a Expodireto, em Não Me Toque. Vamos ter safra histórica, com 35 milhões de toneladas de grãos, com destaque para a soja, que deve alcançar impressionantes 22,5 milhões de toneladas, um rendimento 70% superior à safra anterior. Safra recorde significa economia aquecida. E os 15% de crescimento do agro no país impulsionaram o PIB de 2,9% para 2024, comemorado pelo governo Lula. Alexandre Garcia, na sua coluna nesta edição, detalha isso.
- E na Expodireto também teve grande movimentação política na terça, 5, com a presença do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), que tem forte ligação e apoio do agronegócio no país. Os deputados da nossa região, Marcelo Moraes, federal, e Kelly Moraes, estadual, estiveram com Bolsonaro e destacaram a força de mobilização demonstrada pelo ex-presidente, que levou uma multidão a Não Me Toque.
- Faz duas semanas Bolsonaro levou quase um milhão de apoiadores à Avenida Paulista, em São Paulo. Ele é um fenômeno de popularidade, mas foi tornando inelegível até 2030 pelo TSE e corre risco de ser preso pelo STF. Enquanto isso, o presidente Lula viaja pelo mundo e não sai dos gabinetes, pois sabe a recepção repulsiva que as ruas e eventos lhe reservam no país. Um paradoxo.
- Por falar em Expodireto, a GRA Máquinas, empresa aqui de Venâncio, que comercializa as máquinas da linha amarela da XCMG para o Estado, tem um vistoso estande por lá. A GRA tem marcado presença forte no grande evento do agro nos últimos anos. Rene Heck e equipe estão em peso por lá, fazendo negócios.
Do X
- O Globo: Genial/Quaest: avaliação negativa do governo cresce entre evangélicos, e aprovação a Lula só prevalece no Nordeste
- Correio Braziliense: Genial/Quaest: Aprovação do governo Lula cai para 51% e desaprovação sobe para 46%
- Veja: Ex-comandantes das Forças Armadas confirmam “intenção golpista” de Bolsonaro
- Folha S. Paulo: Prejuízo bilionário gera desconfiança com retomada de obras da Petrobras pós-Lava Jato. Segundo TCU, Petrobras perdeu R$ 24 bilhões com cartel de empreiteiras investigado pela operação
- Revista Oeste: Mais de 70% dos brasileiros desaprovam STF por anular punições da Lava Jato
- Exame: Governo deve antecipar 13º de aposentados e pensionistas do INSS para estimular economia
- Record: Com hospitais superlotados, Ministério da Saúde antecipa campanha de vacinação contra a gripe
- Isto É: Geração Z enfrenta ‘epidemia de cegueira’ devido a falta de luz solar e excesso de smartphone