Em 2019 o governo Bolsonaro criou a Lei de Liberdade Econômica para facilitar a abertura de empresas, criando dispensas de licenças para atividades de baixo risco, entre outras simplificações da burocracia existente que ‘amarrava’ iniciativas de empreender, por mais simples que fossem.
E Venâncio é um dos 103 municípios que logo se habilitaram. E nesta semana o prefeito Jarbas da Rosa (PDT) divulgou um ranking mostrando que Venâncio Aires foi o quarto município no Brasil e o primeiro no Rio Grande do Sul em quantidade de atividades econômicas de baixo risco autorizadas com dispensa de alvarás, como de bombeiros, da vigilância sanitária e de meio ambiente. Foram 772 liberações até setembro de 2021. Que essa simplificação vire regra permanente, pois vivemos muitos anos onde a regra parecia ser dificultar a vida das empresas, criando burocracias. Facilitar a vida das empresas, especialmente das pequenas, é fazer o desenvolvimento andar mais rápido.

Notinhas

* Vereador Renato Gollmann anunciou na segunda-feira que estava renunciando à presidência do PTB, que assumira faz 30 dias como vice, depois da renúncia do presidente Celso Krämer. Ambos vão para o Podemos, partido liderado pelo senador Lasier Martins no RS, criado e dirigido em Venâncio pelo filho de Celso, Diego Krämer.
* Na verdade, o vereador André Kauffmann, e os que seguem no PTB, exigiram a saída de Krämer e de Gollmann do comando do partido, uma vez que na prática já atuam no Podemos. André, junto com o vereador Ezequiel Sthal, lidera a reorganização do PTB, que poderá ter também um novo posicionamento na política local pelo que relatou André ontem, aqui na Folha e Terra FM.
* E o vereador suplente José Arnildo Câmara deve ser o novo presidente da Executiva do PTB, que não terá a presença de nenhum dos cinco vereadores eleitos.
* Estrela trabalha forte na Multifeira, evento organizado pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (Cacis) que acontece agora nos dias, 29, 30 e 31 de outubro, 5, 6 e 7 de novembro na área do porto da cidade, junto ao rio Taquari.
* Vem problema no setor automotivo ai. A falta de semicondutores e chips está colocando todas a marcas em dificuldades de produção no mundo. E agora soma-se a falta de ligas de alumínio, que são componente de boa parte de todos os carros. A China detém 85% desse material no mercado mundial e por problemas energéticos, baixou a produção. Os chineses vão dar as cartas. E nós vamos pagar cada vez mais caro por tudo que comprarmos.

Do Twitter

* Estadão: Por 7 votos a 4, CPI aprova relatório e pede indiciamento de Bolsonaro e mais 79
* UOL: Oposição na Câmara cobra impeachment de Bolsonaro após aprovação de relatório da CPI
* O Globo: Aras vai pedir que órgão da PGR faça ‘análise prévia’ sobre relatório da CPI antes de decidir sobre eventuais denúncias
* Folha S. Paulo: Prévia da inflação é a maior para outubro desde 1995 e vai a 10,34% em 12 meses
* Gazeta do Povo: Barroso defende controle das redes sociais para proteger a democracia
* Extra: Por privatização, Guedes diz que Petrobras não valerá nada em 30 anos
* J.R. Guzzo: Eleições 2022: terceira via tem muitos nomes e pouco voto.
* Cristian Deves: Na boa, não da para entender. Os “fica em casa, a economia se vê depois” agora são contra o Auxílio Brasil para ajudar as pessoas que estão na extrema pobreza porque vai passar o Teto. Agora vidas não importam mais?
* Telmo Kist: A Feira do Livro de Venâncio, que vai de 29 à 31 de outubro, terá 11 escritores da terra, com 28 obras à venda. Prestigie a banca dos escritores venâncio-airenses. Te espero lá.