Depois de reunião do prefeito Jarbas da Rosa (PDT) com a Associação Fenachim, presidida por Cleiva Heck, presidente Executiva da última Fenachim, em 2019, saiu o anúncio de que não vamos ter Fenachim neste ano, em setembro, como chegou a projetar Cleiva no início deste ano.
Agora, no dia 11 de maio, abrem as inscrições para candidatas à rainha e princesas, cuja escolha será no dia 1º de novembro, como foi muitas vezes, no poliesportivo. A Fenachim foi agendada para maio de 2022, retomando o calendário estabelecido por lei municipal, da vereadora Helena da Rosa, da festa ser realizada sempre no segundo e quarto ano de cada Administração Municipal. Que a pandemia se esvaia – com a chegada da vacina para todos – e possa ser realizada a programação.

A gafe de Sausen repercute

Manifestação do vereador suplente Alberto Sausen (PTB), de Vila Deodoro, na tribuna da Câmara de Vereadores na segunda-feira, 19, está dando o que falar. Sausen, operador de máquinas na capatazia do 3º Distrito, onde foi capataz no governo passado, assumiu cadeira de Diego Wolschick por 15 dias e agora a cadeira de Clécio Espíndola, o Galo, por mais 15 dias. Da tribuna Sausen disse que como quarta-feira, 21 (ontem), era feriado de Tiradentes, prestava sua homenagem ao vereador André Puthin (MDB), em nome de todos os dentistas, pela passagem da data. Uma gafe que virou chacota que correu o estado, pelos grupos de whats. O 21 de abril é feriado nacional em homenagem a Tiradentes, cujo nome é Joaquim José da Silva Xavier, que foi dentista entre outras coisas. Mas a data marca o enforcamento dele em 21 de abril de 1792, como um dos líderes da Inconfidência Mineira, rebelião contra a alta taxa de impostos cobrada pela coroa portuguesa e em defesa da independência do Brasil.
O Dia do Dentista é comemorado em 25 de outubro.
Penso que o acontecido não desmerece em nada Alberto Sausen e o seu trabalho, mas serve de alerta para os vereadores terem certeza do que falam na tribuna. E para isso é importante que escolham assessores qualificados. A notícia…e a ‘corneta’ ainda mais… correm rápido.

Notinhas

* O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza (MDB), anunciou na terça-feira, 20, que a Assembleia ingressou no STF com ação de apoio à educação, reforçando ação da Procuradoria Geral do Estado, pedindo a antecipação da vacina para professores e o retorno das aulas presenciais. A estimativa é de 200 mil professores ativos sejam vacinados.
* O Correio está incluído no Decreto do Programa Nacional de Desestatização (PND) editado na semana que passou. Funcionários e ex-funcionários criaram uma associação de investimentos e vão participar do processo de privatização da estatal, que acumula prejuízos bilionários. Com gestão profissional e não política, o Correio se torna lucrativo, com certeza.
* O Inter estreou na Libertadores com vexame. Levou 2 a 0 do ‘glorioso’ Always Ready na Bolívia.

Do Twitter

* Estadão: Câmara deve colocar em votação pedido para ‘urgência’ de projeto de privatização dos Correios
* Folha S. Paulo: É meritório um evangélico no Supremo, diz juiz federal William Douglas, pastor admirador de Bolsonaro
* Deputado Zucco: Criação da CPI da Covid, por ordem do STF, é uma tentativa de sabotar o Presidente Bolsonaro. A ampliação para investigar governadores e prefeitos não estava no script inicial dos detratores do governo federal, mas vai revelar desvios e mau uso do dinheiro público
* Alceu Moreira: Mesmo que a Anvisa aplique multas milionárias às farmacêuticas que elevaram abusivamente os valores dos medicamentos na pandemia, nada apaga o mau caratismo de se aproveitar de um momento de desespero para lucrar. O nome disso é roubo! Punição severa para esses aproveitadores.