A comitiva da 16ª Fenachim, que esteve em Brasília na terça e quarta, percorreu gabinetes distribuindo convites para a 16ª Festa Nacional do Chimarrão, a Fenachim, em Venâncio Aires, agora de 5 a 8 e 11 a 15 de maio. Vários deputados gaúchos receberam o convite, o senador Lasier Martins, Ministros e o presidente Bolsonaro.
Na visita ao Ministro da Cidadania, deputado federal gaúcho Onyx Lorenzoni, a comitiva conseguiu que ele intercedesse para serem recebidos pelo presidente Bolsonaro no Palácio do Planalto. O deputado Giovani Cherini, autor da Lei que tornou Venâncio a Capital Nacional do Chimarrão, acompanhou a comitiva e disse ao Presidente que na sua agenda tem visita na Fenasoja, em Santa Rosa, no dia 7 de maio, e que poderia também visitar a Fenachim, em Venâncio. Como Bolsonaro é de ir às ruas, não duvido que venha. Criamos esta expectativa com todos os Presidentes – Collor, Fernando Henrique Cardoso, Lula e Dilma, que foram convidados, mas não vieram. No tempo em que Temer foi presidente não teve Fenachim.
Lamentável são criticas em redes sociais pelo convite à Bolsonaro, criticas que atingiram inclusive as Soberanas da Fenachim por terem levado o convite, transformando o assunto em disputa por preferências políticas ideológicas. Fanatismo.
Marchados Municípios
Termina hoje em Brasília a XXIII Marcha dos Municípios, que levou milhares de prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e vereadores de todo país à capital federal. Promovida pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), presidida pelo gaúcho Paulo Ziulkoski, a Marcha deste ano tem como tema: ‘Município: o caminho para um Brasil melhor’. Muitos temas foram debatidos com a presença de seis mil inscritos.
De Venâncio foram o prefeito Jarbas da Rosa (PDT) e os vereadores Benildo Soares (Republicanos), Ana Claudia do Amaral Teixeira (PDT), Ricardo Landim (PSL), Alexandre Fernandes (PSD) e Clécio Espíndola, o Galo (PTB), que participaram do evento e percorreram gabinetes em busca de recursos para Venâncio.
O presidente da República Jair Bolsonaro (PL) falou com os gestores municipais na abertura do encontro, na manhã de terça, e destacou o trabalho importante dos prefeitos. Presidenciáveis também falaram aos prefeitos. Em ano de eleição, a Marcha foi mais política do que nunca. A grande pauta dos prefeitos com a União, que é a melhor distribuição de recursos, segue emperrada. Hoje são passados mais encargos do que recursos. E, sabidamente, o dinheiro aplicado pelos municípios rende muito mais.
Do Twitter
- O Globo: Distante da terceira via, Eduardo Leite ensaia nova guinada para disputar o governo gaúcho
- Folha S. Paulo: Terceira via foi sequestrada pelo caciquismo politico, diz Felipe d’Avila, do Novo
- Estadão: Bolsonaro recebe bancadas da ‘bala, do boi e da bíblia’ em apoio a decreto que o opôs ao STF
- UOL: Elon Musk compra Twitter por US$ 44 bilhões
- Claudio Humberto: Que horror: Vivemos tempos muito estranhos: o bilionário Elon Musk, que comprou o Twitter, tem sido atacado e desqualificado na imprensa brasileira por haver prometido garantir a liberdade de expressão na rede social
- Leandro Ruschel: Chegamos num ponto onde milhões de pessoas estão indignadas com uma rede social, não pelo risco delas serem censuradas, mas pela possibilidade desta rede passar a não mais censurar pessoas que pensam diferente delas. Esse é o nível de intolerância que a esquerda alcançou
- Janaína Pascoal: Por qual razão os que temem concentração de poderes nas mãos de Musk jamais reclamaram dos excessivos poderes de Zuckerberg?
- Ciro Gomes: O Lula e o PT concentraram na mão de apenas 5 bancos, 85% de todas as transações financeiras do Brasil! Ou seja, de 5 bancos, 4 já estão como os mais rentáveis – de 10 – do mundo. Meu irmão, é o maior assalto a mão desarmada que a humanidade já conheceu em todos os tempos