O 5º Festival de Balonismo realizado pela Folha, Terra e Prefeitura, movimentou o Parque do Chimarrão de terça até domingo e foi um sucesso, de atrações e de público. Antes do evento, dizia que seria uma mini Fenachim. Pois o fim de semana foi de Fenachim, e o público estimado em 65 mil pessoas durante os seis dias. O Parque recebeu muitos visitantes, especialmente no sábado e domingo. Shows artísticos de vários gêneros no palco do chimarródromo Arnildo Bento da Silva, feira comercial, feira de artesanato, das agroindústrias, parque de diversões, food truck’s, atraíram o público, Mas foram eventos como o torneio estadual de Bodoque, que reuniu competidores de 25 cidades, a exposição de carros antigos, o Chima Games, que também atraíram muita gente. E a ‘cereja do bolo’ foram os balões, em número recorde, que coloriram o céu de Venâncio no sábado e domingo, sempre que os ventos permitiram voos com segurança.
Como disse o prefeito Jarbas da Rosa, foi o maior evento do ano em Venâncio. O Festival de Balonismo, nesta sua 5ª edição, alcança um patamar de grande evento. E quem esteve lá, já saiu se preparando para voltar em 2025, para o 6º Festival.
Revista Perfil destaca empresas
Depois da entrega do prêmio Preferência Real, pelo Rotary Clube e Caciva, com base em pesquisa da Univates, na semana que passou, destacando empresas, profissionais e lideranças mais lembradas, esta semana abre com outro evento que destaca empresas. Nesta quinta, 28, na Sova, acontece o lançamento da revista Perfil Socioeconômico 2024/2025, publicação da Folha do Mate que destaca empresas pela geração de tributos. Vão ser certificadas as maiores empresas e produtores rurais por geração de Valor Adicionado Fiscal (VAF) em 2023, valor que compõe em 75% o retorno de ICMS ao município. Também serão certificadas as empresas que mais contribuíram com o Imposto Sobre Serviços (ISS) e pelo Simples Nacional, além das 10 empresas filiadas à Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva), pela geração da VAF em 2023. A noite também vai certificar as maiores empresas de Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde.
O evento, com mais de 200 empresários e lideranças convidados, marca o lançamento da revista que destaca o movimento de Venâncio e das cidades da microrregião, fazem no pós tragédia climática com as enchentes de maio deste ano, que atingiram todo estado. Existe uma grande força que propulsiona a nossa economia, como vai mostrar a revista.
Notinhas
- Deputado Airton Artus (PDT), que integra a missão do governo gaúcho ao Oriente, em visitas no Japão e na China, está na China, desde sábado, A comitiva gaúcha busca abrir mais mercado para produtos gaúchos na Ásia e apresenta potencialidades e oportunidades de investimentos no RS. O hidrogênio verde, energia produzida através da separação do oxigênio do hidrogênio na água, é a grande estrela da viagem. Chineses desenvolvem a tecnologia e o RS criou uma projeto especial para desenvolver o combustível não poluente aqui. A comitiva volta na quinta, 28 e Artus vem direto para o lançamento da revista Perfil, que fez parte da sua bagagem para Japão e China, com a edição anterior.
- O prefeito Jarbas da Rosa (PDT) embarcou ontem à tarde para Brasília, com o presidente do hospital, Marcelo Farinon e o administrador Luís Fernando Siqueira. Os três vão peregrinar por gabinetes buscando recursos de emendas parlamentares para o hospital, que precisa cobrir o déficit que o SUS deixa na conta mensal. Hoje embarcam para Brasília nove vereadores de Venâncio, também buscando emendas para o município. Que tragam boas notícias.
- Faleceu na sexta, 22, Daltro Pedro Machry, o Bolão, aos 80 anos. Ele foi vereador eleito pelo PDS, em 1988, pai de Delano Machry, que se elegeu vereador pelo PPB, em 1996.