Ontem pela manhã na sede da Folha e Terra FM, foi feita a apresentação do Plano de Cobertura Eleitoral multiplataforma do grupo de comunicação, o ‘Seu Voto, Sua Voz”. Iniciado em maio o projeto contempla o pleito eleitoral pelo rádio, canais digitais e pelo impresso.
Com a presença dos pré-candidatos a prefeito, vice e presidentes dos partidos que participam da eleição, foi apresentada e entregue às campanhas, um documento descrevendo toda cobertura, detalhando dias, horários, espaços, para entrevistas com ao candidatos, sorteio de regras do primeiro debate eleitoral que acontece dia 22 e a sequência de ações até o dia da eleição, em 6 de outubro. O projeto de cobertura jornalística segue no pós eleição com a diplomação dos eleitos, a formação do novo governo e a posse dos eleitos no dia 1º de janeiro.
Ontem à tarde reunimos pré-candidatos a prefeito, vice e presidentes de partidos de Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde, microrregião de cobertura da Folha. Também foi apresentada a cobertura que o grupo de comunicação fará, incluindo debates entre candidatos a prefeito, edições especiais da Folha.
Com essa cobertura, que envolve dezenas de profissionais da Folha e Terra, o objetivo é levar à audiência, no rádio, no digital e no impresso, espaços onde quem vai concorrer pode apresentar as suas propostas em diversos momentos, para que o eleitor, quando for para a urna, no dia 6 de outubro, possa fazer a melhor escolha para o seu município.

Candidatos no Seu Voto, Sua Voz

Nesta semana, no projeto de cobertura Eleitoral Seu Voto, Sua Voz, da Folha e Terra FM, foram entrevistados dois pré-candidatos a prefeito, já aprovados em convenções partidárias; Giovane Wickert (PSB) e Cândido Faleiro (PT). Na semana anterior tinham sido entrevistados Jarbas da Rosa (PDT) e Maciel Marasca (PP).
Giovane, sempre muito bem articulado em suas falas, relembrou realizações do seu governo entre 2017-2020, citou o período em que atuou no secretaria de Obras do Estado, que lhe abriu novos horizontes de interação do Município com o Estado. E falou em fazer melhor muitas coisas que são feitas no atual governo, como melhorar o atendimento na saúde e conservação de estradas, duas maiores reclamações em levantou junto à comunidade
Cândido Faleiro, que foi vereador eleito em 2012, secretário municipal no governo de Airton Artus (PDT) e Giovane Wickert (PT), falou da experiência política que acumulou desde sua filiação ao PT, em 1985, as vezes que já concorreu, e o desafio de agora ser candidato a prefeito. Disse que todas as grandes obras públicas de Venâncio, como UPA, asfaltos, IFSul e outras, foram conquistas com recursos federais de governos petistas, com sua participação. Afirmou que sua campanha vai pregar que com prefeito do PT o município pode alcançar muito mais conquistas com o governo federal. E falou de ‘alinhas estrelas”, com Lula presidente, ele prefeito de Venâncio e Paulo Pimenta governador em 2026.
O ciclo de quatro entrevistas foi de muito bom nível, onde os quatro que se dispõe a concorrer a prefeito falaram da sua vida profissional, familiar e da carreira política, para apresentar suas principais linhas de propostas de governo para os próximos quatro anos em Venâncio.

Ajuda aos frigoríficos

O deputado estadual Airton Artus (PDT), participou, durante a semana, do Salão Internacional de Proteína Animal, em São Paulo, como presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Proteína Animal da Assembleia Legislativa e representando o presidente do parlamento gaúcho Adolfo Brito (PP). Artus destaca a grandiosidade do evento e as oportunidades que a cadeia produtiva de proteína oferece para o desenvolvimento econômico e social, gerando empregos, renda e alimentos.
Ao governador Eduardo Leite (PSDB), que esteve lá acompanhado do secretário estadual do Desenvolvimento Econômico, deputado Ernani Polo (PP), Artus sugeriu uma ação do Estado para auxiliar três frigoríficos do Vale do Taquari, duramente atingidos pelas enchentes de 2023 e 2024. A Dália, em Encantado, que esteve no Salão com o presidente do Conselho de Administração, Gilberto Piccinini e o presidente Executivo, Carlos Alberto Freitas, e os frigoríficos de Venâncio, Bom Frango e Boi Gaúcho. Artus sugeriu ao governador tomar a iniciativa de auxiliar estas empresas, uma vez que todas tem dificuldades de acessar recursos anunciados pelo governo Lula.

Do X

  • Estadão: STF tem 4 votos para rejeitar recurso da CNBB contra posição de Rosa em julgamento sobre aborto
  • Correio Braziliense: Lula alfineta Musk: Bilionários preferem colonizar Marte a cuidar da Terra
  • Veja: “Não tem razão Brasil ter a 2ª maior taxa de juro mundial”, diz Alckmin
  • O Globo: Lula faz nova ofensiva para atrair governadores, mas sofre resistência de aliados de Bolsonaro
  • Gazeta do Povo: AGU pede que redes sociais removam postagens de encontro de Amorim e Maduro
  • CNN: Boric acusa Maduro de fraude; Venezuela chama chileno de golpista.
  • Folha S. Paulo: Governo paga R$ 83,6 mil em passagens para Janja ir às Olimpíadas de Paris
  • Deltan Daallagnol; Daniela Lima disse hoje (ontem) na GloboNews que Lula “não sabia” que o PT faria uma nota apoiando Maduro e o parabenizando pela “vitória” nas eleições na Venezuela. Alguém realmente acredita que a nota do PT foi publicada sem conhecimento de Lula? Ela representa exatamente o que Lula pensa. O apoio de Lula e do PT a Maduro e outros ditadores de esquerda ao redor do mundo não é de hoje.