Amanhã faltarão 100 dias para a eleição de 15 de novembro, quando se escolhe prefeitos e vereadores em todo Brasil. Hoje a Folha do Mate e Terra FM lançam o seu plano de cobertura conjunta do pleito. “Seu voto, sua voz. Sua Folha, sua Rádio” vai destacar o pleito na microrregião de Venâncio Aires, que inclui Mato Leitão, Vale Verde e Passo do Sobrado. O jornal mais lido e a rádio mais ouvida em Venâncio, e suas plataformas digitais, elaboraram uma programação especial de cobertura, que vai levar ao eleitor reportagens, entrevistas, debates, planos de governo, pesquisas, interatividade, tudo para que na hora do voto cada um possa fazer a melhor escolha para o seu município.
Uma parceria Folha, Terra e Unisc vai oferecer oportunidade de qualificação de pré-candidatos, em treinamento virtual com o advogado Ricardo Hermany, Coordenador do Curso de Direito da Unisc Venâncio e Consultor Jurídico da Confederação Nacional dos Municípios, com inscrições gratuitas.
No dia 25 de agosto inicia um programa especial de rádio na Terra, todas às terças-feiras, das 19h às 21h, falando sobre o pleito, entrevistando candidatos, autoridades eleitorais, e especialistas em eleição.
Nas páginas 4 e 5 desta edição está detalhada a cobertura que vamos fazer para você.
Risco real de lockdown
O prefeito Giovane Wickert (PSB) reformulou, na terça-feira, o decreto de distanciamento controlado durante a pandemia. Vai apertar a cobrança. Nas empresas todos trabalham de máscara, tomam cuidados e exigem dos clientes o mesmo. Fora do trabalho é que está o problema. Junção de amigos, de grupos familiares, aglomerações em pontos turísticos, em pontos de encontro de jovens, sem máscara, estão fazendo o contágio do corona disparar. O prefeito aperta a fiscalização, vai fechar lugares que não cumprirem o decreto. Se isso não resolver neste final de semana, vai decretar o ‘lockdown’, fechando a cidade nos finais de semana seguintes. Vai atacar onde está o problema. Faz bem o prefeito.
Vinícius está fora da eleição
Lideranças que tratam da formação de uma ‘terceira via’ na eleição municipal entre PSL, PSDB, PP e DEM, definiram, em reunião realizada na semana que passou, a realização de pesquisa para medir a força eleitoral dos nomes apresentados pelos partidos para uma chapa majoritária. O PSDB colocou os nomes dos empresários e ex-vereadores Marcolino Coutinho e Alexandre Wickert. Vinícius Medeiros está fora da lista da pesquisa e da disputa eleitoral. “Foi uma decisão familiar”, me disse ele na terça-feira, confirmando que não disputa a prefeitura, mas que mantém seus projetos políticos, como talvez ir a deputado estadual, novamente em 2022. Vico era o nome mais forte para formar uma terceira via. Sem ele até pode sair uma chapa majoritária da terceira via ainda, mas vejo mais possibilidades do grupo se alinhar com Jarbas da Rosa (PDT) ou com o prefeito Giovane Wickert (PSB), do que formalizar uma ‘terceira via’. Até 16 de setembro saberemos.
Notinhas
* Hoje, às 20h, na sua live semanal, Jarbas da Rosa, pré-candidato a prefeito pelo PDT, recebe Valmor Heck, presidente do Conselho Municipal de Turismo, para falar sobre ‘Os caminhos do turismo em Venâncio’.
* Grêmio está vendendo Everton, 24 anos, para o Benfica de Portugal, a pedido do técnico Jorge Jesus, que deixou o Flamengo para assumir o time lisboeta. Negócio de 22 milhões de euros (R$ 137 milhões). É hora de vender, para não repetir Luan.
Do Twitter
* Exame: Chamar imposto digital de CPMF é maldade ou ignorância, diz Guedes
* Estadão: ‘Não vejo nenhum crime do presidente’, diz Rodrigo Maia sobre pedidos de impeachment de Bolsonaro
* Veja: Fachin vira ‘padroeiro’ da Lava-Jato depois de derrubar decisão de Toffoli
* O Globo: Onyx faz acordo com PGR, admite caixa dois e paga R$ 189 mil para encerrar processo
* Folha S. Paulo: Agenda ambiental ideológica atrapalha agroindústria brasileira, diz Huck
* Lasier Martins: Alcolumbre manobra para buscar uma reeleição ilegal no Senado
* Telmo Kist: Numa cortesia da Prefeitura de Venâncio, fiz hoje (terça) o teste de Covid. Deu negativo. Mas preciso ressaltar o ótimo atendimento recebido no Posto de Saúde Central.
* Cristian Deves: Um país que tem 513 Deputados Federais com 25 assessores cada, 81 Senadores com 50 assessores cada e falta verba para comprar medicamentos para os Hospitais sucateados não tem como dar certo…
* Edson Brum: Estive com a chefe de Polícia do Estado, delegada Nadine Anflor, para buscar informações sobre o curso de formação de delegados. Ela informou que até setembro deverão ser chamados 55 novos profissionais para assumir as vagas.
* Fernando Haddad: Nosso maior problema é que a centro-direita não demonstra nenhum compromisso com a justiça social e nem mesmo com a democracia. Estão à vontade com um extremista chucro no poder.