Na semana que passou a Frente Parlamentar em Defesa das Agroindústrias, presidida pelo vereador Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB), realizou Audiência Pública na Câmara de Vereadores, para debater as dificuldades do setor em Venâncio, que já teve 48 agroindústrias e hoje tem 21 em funcionamento. A grande queixa é da fiscalização da vigilância sanitária, considerada rigorosa demais pelos agricultores, que investem em agroindústrias. O prefeito Jarbas da Rosa (PDT) tem reforçado que o seu governo apoia estes empreendimentos e da audiência o presidente do Legislativo, Eduardo Luft (PDT), saiu com proposta do prefeito Jarbas da Rosa se reunir com o setor de vigilância sanitária para um diálogo sobre o assunto.
Na próxima semana a Frente Parlamentar de Acompanhamento do Programa Compra Assistida, presidida pela vereadora Claidir Kerkhoff (Republicanos), realiza Audiência Pública com o objetivo de discutir, avaliar e prestar esclarecimentos à população sobre o andamento, critérios, impactos e diretrizes do Programa Compra Assistida do governo federal, no município. O encontro vai ocorrer na próxima quarta, 20, às 19h30min, no plenário da Câmara de Vereadores.
A iniciativa busca garantir a transparência, o controle social e a participação cidadã em uma política pública de grande importância para a área da habitação e para a efetivação do direito à moradia digna, defende a vereadora Claidir
Outra Frente Parlamentar se reuniu nesta semana para definir presidência. É a Frente Parlamentar em Defesa do Produtor Rural, Combate ao Endividamento e pela Securitização, proposta pelos vereadores Gilberto dos Santos e Nilson Lehmen, do MDB. Gilberto foi eleito presidente e Nilson é vice.
A proposta de trabalho é criar um espaço permanente de escuta, articulação e proposição de soluções, com destaque para o debate sobre a securitização rural como alternativa viável ao prolongamento do prazo de pagamento das dívidas, sem a incidência de juros e baseada na produção real do agricultor.
São 19 Frentes
A instalação de Frentes Parlamentares virou uma ‘febre’ no início da atual legislatura. Foram protocolados até o meio do ano 21 pedidos de Frentes Parlamentares. Duas, protocoladas pelo vereador Everton Dias (PDT), foram retiradas, a Frente Parlamentar de Promoção à Saúde em Otorrinolaringologia e Frente Parlamentar de apoio à Saúde Oftalmológica. Instaladas são 19 Frentes.
As Frentes tem duração até o fim do ano, depois são extintas. E todas as propostas são para temas relevantes.
Ontem, sete das 19 Frentes Parlamentares que não tiveram movimentação até o fim do primeiro semestre ,foram arquivadas na Câmara de Vereadores.
Nelsoir propõe Fundo de Segurança
ce-presidente da Câmara de Vereadores e que pelo acordo da bancada governista será presidente em 2026, está propondo ao prefeito Jarbas da Rosa I(PDT) a criação de um Fundo Municipal de Segurança Pública, como fonte permanente de recursos destinados a apoiar programas, projetos e ações que fortaleçam a segurança no município. Com o Fundo será possível investir em áreas essenciais, como o reequipamentos, criação e qualificação da futura Guarda Municipal, modernização de equipamentos, implementação de sistemas de inteligência e programas de prevenção à violência e às drogas, defende o vereador.
O Fundo terá gestão da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil, com acompanhamento de um conselho gestor formado por representantes de diferentes setores da administração municipal, projeta Nelsoir. Entre as receitas previstas estão recursos de multas, convênios, doações, financiamentos e verbas previstas em lei.
Uma boa iniciativa
O aniversário de Alberto Sausen
No sábado que passou amigos e apoiadores do vereador Alberto Sausen, fizeram uma festa no refeitório do ginásio de esportes de Vila Deodoro, pela passagem dos 58 anos dele. Sergio Moreira, Flavio Pochay e Bento puxaram o parabéns gaúcho e depois foi servido um churrasco no almoço. Sausen é operador de máquinas da Prefeitura na capatazia de Vila Deodoro, localidade para onde se mudou deixando o bairro Coronel Brito. Por lá fez amizades trabalhando com máquinas na manutenção das estradas do distrito e se elegeu vereador pelo Podemos. Mesmo eleito pela oposição, Sausen apoia o prefeito Jarbas da Rosa, que esteve no aniversário.
Placa de sinalização na Avenida
Placa de PARE na Avenida, sentido norte-sul, ao chegar no cruzamento com a General Osório, que é preferencial, ficou mais visível. O arbusto que encobria a visão, foi podado para que a placa, que está atrás de um poste de energia também, ficasse mais visível. Mas ainda distante de visibilidade boa, como ditam as regras do trânsito para orientar motoristas. Recebo a informação que o departamento de trânsito da secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil vai instalar uma placa área naquele ponto, onde tem acontecido acidentes com frequência. Boa solução.
Notinhas
- Prefeito de Cruzeiro do Sul, Cesar Marmitt, o Dingola, trata com o governo do estado a liberação da área da barragem eclusa no rio Taquari, na divisa com Bom Retiro do Sul. A Certel tem projeto para transformar a barragem em usina elétrica. A geração de energia é vista pelo prefeito como uma fonte de desenvolvimento, gerando empregos, renda e tributos.
- Câmara teve quase toda reunião de segunda, 11, voltada para homenagens. Acompanho o legislativo faz 40 anos. Os debates de grandes temas da comunidade que a Câmara já teve no passado, estão dando lugar aos afagos e homenagens. E penso que são justas. Mas o debate de ideias, de projetos, de desenvolvimento, onde o vereador realmente mostra sua capacidade, estão ficando de lado.
- O INSS suspendeu na terça, 12, o contrato com a Agibank, instituição que pagava aposentadorias, por acusação de fraudes nos pagamentos. E o deputado federal gaúcho, Heitor Schuch (PSB), o mais votado em Venâncio, foi ágil em apresentar um projeto no Congresso estabelecendo que o pagamento de aposentados e pensionistas só possa ser feito por bancos públicos, federais e estaduais, além de cooperativas experientes. Schuch é autor de outro projeto, em 2021, que proíbe a concessão de crédito consignado para aposentados, sem autorização expressa do beneficiário, vedando assim autorizações de empréstimos consignados por telefone
- Presidente Lula enviou ao Congresso projeto para regular as redes sociais no país. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, diz que Facebook, Instagram, Twitter, tem muitos lucros, estimulando e viabilizando crimes hediondos, como pedofilia, tráfico de crianças, prostituição, tráfico de droga, fraude bancária. O sonho de Lula e do PT é que redes sociais sejam ao estilo tik tok na China, onde o governo diz o que pode e não pode ser publicado.
- Edson Fachin, ministro do STF que anulou todas as condenações de Lula na Lava Jato em 2021, foi eleito presidente do STF. Ele assume no dia 28 de setembro, quando Luís Roberto Barroso deixa o cargo. Fachin assume em período de eleição presidencial. O ministro é gaúcho de Rondinha, mas que se criou e fez carreira no Paraná, onde foi professor da UFPR e advogado que entre suas ações defendeu interesses do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Foi indicado pela presidente Dilma para o STF, em 2015, substituindo Joaquim Barbosa.
- Ministro do STF, Alexandre de Moraes, pediu ao presidente da Primeira Turma da Corte, Cristiano Zanin, para marcar a data do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aliados por tentativa de golpe de Estado no 8 de janeiro. E ele marcou para o dia 2 de setembro. Zanin foi o advogado de Lula na Lava Jato, nomeado por ele para o STF. Na Turma estão ainda Flávio Dino, aliado e ministro que Lula colocou no STF, Alexandre de Moraes, relator do processo, que elegeu a direita como seu alvo, mais Luís Fux e Carmem Lúcia. Para condenar Bolsonaro são necessários três votos da Turma. Alguém tem dúvida do resultado? O Coronel Cid, que foi forçado por Moraes a delatar ou iria apodrecer na prisão, disse que já está tudo decidido, desde a montagem do processo, faltando só assinar a sentença.
Do X
- Jovem Pan: O presidente Lula anunciou que vai liberar R$ 30 bilhões para auxiliar exportadores brasileiros
- Veja: Moraes pede a Zanin para marcar a data do julgamento de Bolsonaro no STF
- O Globo: Zanin marca para 2 de setembro início de julgamento de Bolsonaro e mais sete por tentativa de golpe
- CNN: Réus por plano de golpe criticam falta de imparcialidade de Moraes no STF
- Folha S. Paulo: Lula prevê proibir que menor de 16 anos tenha rede social sem supervisão dos pais
- Gazeta do Povo: Janja mira evangélicos e intensifica encontros em meio à baixa popularidade de Lula
- Revista Crusoé: “Mais Médicos enriqueceu regime cubano corrupto”, diz Embaixada dos EUA