Após firmar a pré-candidatura de Gabriel Souza ao Palácio Piratini na largada da série “Pelo Rio Grande – Pra seguir fazendo história”, em Campo Bom, o MDB gaúcho continua a mobilização para pavimentar o projeto da legenda para as eleições de 2026. No último sábado, 5, em Rio Pardo, o vice-governador foi recebido com entusiasmo por mais de 500 filiados de 58 municípios da macrorregião que compreende as coordenadorias Carbonífera e Vales do Rio Pardo e do Taquari.
No encontro também foram sinalizadas candidaturas a deputado por estas regiões, com probabilidade de indicar pelo menos oito pré-candidatos para Assembleia Legislativa e Câmara de Deputados.
No Vale do Rio Pardo o deputado Edivilson Brum, atual secretário da Agricultura, concorre à reeleição e a vice-prefeita de Venâncio, Izaura Landim, é citada como nome para concorrer à Câmara dos Deputados. Ela admite esta possibilidade nas suas manifestações, mas sem confirmação ainda.
Pela região Carbonífera o ex-prefeito de Triunfo, Murilo Machado da Silva, deve concorrer a estadual e Duda Monteiro, de Charqueadas, a federal.
No Vale do Taquari, Mateus Trojan, prefeito de Muçum é nome para a Assembleia. Para a Câmara dos Deputados Márcia Scherer, de Lajeado, que concorreu em outras eleições e chegou a assumir a titularidade do cargo.
Marcelo Moraes articula inclusão do projeto de securitização na pauta
O deputado federal Marcelo Moraes (PL), que atualmente lidera a bancada gaúcha na Câmara dos Deputados, participou da reunião do Colégio de Líderes na terça, 8, e garantiu a inclusão do projeto de lei da securitização das dívidas agrícolas na pauta de votações do plenário. O projeto é do deputado Pedro Westphalen (PP).
Articulação foi fruto de um esforço conjunto com o líder da oposição, deputado Zucco (PL), o relator da proposta, deputado Afonso Hamm (PP), e o deputado Marcel Van Hattem (Novo). O avanço é considerado uma vitória importante para os agricultores gaúchos, que têm cobrado urgência na aprovação da matéria como alternativa para enfrentar a grave crise do setor no Estado. A expectativa é que a proposta seja apreciada pelo plenário ainda nesta semana.
Mais saúde
Prefeito Jarbas da Rosa (PDT) foi à Brasília nesta semana acompanhado dos secretários de Desenvolvimento Rural, Ricardo Landim, e da Habitação e Desenvolvimento Social, Camilla Capelão. Além de participar das audiências que debatem a posição brasileira para a Convenção Quadro Para Controle do Tabaco (COP 11), que se realiza em novembro, na Suíça, também tratou de assuntos importantes na área da saúde. A ampliação do Teto MAC do hospital para média e alta complexidade, para aumentar o repasse de recursos e elevar a UPA, que é de padrão 1, para padrão 2. O número de atendimentos da UPA são de padrão 2, mas os recursos recebidos são de padrão 1.
Emenda
Na sexta, 4, quando foram anunciadas várias emendas parlamentares de deputados em Venâncio, a mais expressiva delas foi do deputado federal Marcio Biolchi (MDB), que destinou R$ 1 milhão para o município. A emenda foi entregue pela presidente do MDB Mulher RS, Cristiane Lohmann, ao prefeito Jarbas da Rosa (PDT). A vice, Izaura Landim (MDB), ao lado do vereador do partido Nilson Lehmen e o presidente Ricardo Landim, que solicitaram a emenda ao deputado. Izaura disse que a emenda era para a saúde mas seria remanejada para a projetos da Secretaria de Desenvolvimento Rural, pasta que tem como titular o seu filho, Ricardo Landim. No sábado, por ocasião da inauguração do capeamento asfáltico da rua Sete de Setembro, ouvi que a emenda veio destinada para a saúde e será aplicada na saúde. Tem ruído ai.
Do X
- Veja: Lula aposenta de vez a fantasia do “governo de união”, retoma o discurso do “nós contra eles” e aposta na distribuição desenfreada de benefícios para resgatar a popularidade perdida e tentar a reeleição em 2026.
- O Globo: Investigação da PF aponta “pedágio” de 12% para repasse de emendas e cita recursos indicados por líder do governo Lula
- Folha S. Paulo: Senado adia novamente votação do Código Eleitoral e reabre discussão sobre voto impresso
- CNN: Pesquisa: gestão Tarcísio é aprovada por 67,4% em SP
- Revista Oeste: MTST invade Shopping Leblon, onde Janja fez compras durante cúpula do Brics