Giovane destaca o Gente & Negócios

O ex-prefeito Giovane Wickert (PSB), hoje secretário adjunto de Obras e Habitação do governo do Estado, esteve ontem aqui na Folha e Terra. Durante um cafezinho falamos de ações na sua função. Perguntei sobre as obras de reforma do Monte das Tabocas e do ginásio da escola Adelina Konzen, de Estância Nova, que estão ‘emperradas’. Giovane me garantiu que neste segundo semestre será resolvida a questão das obras do Monte e que do ginásio da Adelina, interditado desde 2013, depende só da Secretaria de Educação liberar o dinheiro que está no orçamento, pois o projeto está pronto.
Giovane fez elogios ao projeto Gente & Negócios que a Folha e Terra iniciaram com a proposta de debater o desenvolvimento de Venâncio e que tem nesta terça-feira, 31, às 20h, o segundo painel, onde o tema será ‘Polo de Proteína e Cooperativismo’, como destaca reportagem nesta edição, Serão painelistas o ex-prefeito Airton Artus, o diretor do frigorífico Boi Gaúcho Neri Nascimento e os presidentes de cooperativas, Heitor Petry, do Sicredi Vale do Rio Pardo; Dirceu Bayer, da Languiru; e Gilberto Piccinini, da Dália.
Wickert elogiou a pauta e se diz contemplado no assunto. “Na minha gestão como prefeito consolidamos a vinda da Dália/Cosuel e da Languiru, que estarão neste debate. Lembro da vinda do evento “O Rio Grande Canta o Cooperativismo” em função da expressão do cooperativismo que se consolidou em Venâncio naquele momento, ainda mais com a vinda da Cresol. No setor de carnes iniciamos também o asfalto do Sapé, qualificamos o Departamento de Inspeção Sanitária e encaminhamos incentivos ao Frigorífico Eggers, Santos e Bom Frango. O frigorífico Kroth dobrou sua capacidade de produção naquele período também. Lembro quando comemoramos o início da exportação do Frigorífico Boi Gaúcho. Lembro também do Sicredi que estava afim de reduzir os serviços e da nossa mediação direta junto ao legislativo na reprovação da exigência da vigilância armada 24 horas, que faria com que o Sicredi ao invés de ampliar a sua agência moderna reduzisse uma unidade. Graças a essa iniciativa o Sicredi conseguiu interromper esse processo no restante do estado”, me descreveu o ex-prefeito, que deu seguimento aos projetos Polo de Proteína e o PAC dos Frigoríficos, criados no governo anterior, de Airton Artus (PDT), onde Giovane foi vice. E que tem continuação agora, no governo Jarbas da Rosa (PDT). Um exemplo de projetos que não são de governos, mas de Estado. Foram criados por um governo e são seguidos nos seguintes. Ganha Venâncio.

Apoio à Bolsonaro

Paulo Henrique da Costa, o PH, que foi filiado e secretário do MDB até 2016, e desde então não tem filiação partidária, divulga nota falando sobre a mobilização em Venâncio para o movimento nacional do dia 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil, em apoio ao presidente Jair Bolsonaro, sem partido.
“Criarmos um grupo no Whatsapp, Movimento 7 de Setembro, para unir todos os patriotas que defendem o presidente Bolsonaro, eleito democraticamente. Estamos unindo vários grupos em um único objetivo, ir à Porto Alegre no dia 7 de setembro. Entre os grupos, estão o Movimento Aliança Conservadora (MAC) e Direita Venâncio Aires (DVA).
Vamos também realizar convocações através de veículos de sonorização de rua, nos dias que antecedem o 7 de setembro”, informa PH.

Notas

Empregos – O Caged divulgou ontem números sobre empregos. No pais foram 316 novos empregos gerados em julho. No ano são 1,8 milhão e em 12 meses 3 milhões. No RS foram 14,7 mil empregos no mês, 107 mil no ano e 183 mil em 12 meses. Em Venâncio o saldo foi negativo de 876 empregos em julho, efeito da sazonalidade da indústria do tabaco que está demitindo trabalhadores temporários contratados no início do processamento da safra. No ano o saldo é de 3.673 empregos e em 12 meses, que é a melhor avaliação, o saldo é de 761 empregos.

Vereador – O vereador Elígio Weschenfelder (PSB) inicia o “Chame o Vereador”, um canal de comunicação que criou para estreitar laços com a comunidade. Elígio e sua equipe vão visitar bairros e localidades do interior a partir de setembro, sempre aos sábados, para conversar com as pessoas e saber das suas reivindicações. Boa iniciativa de Elígio, seguindo o que o vereador Tiago Quintana (PDT) fez desde que se elegeu, na legislatura anterior. Sempre digo que o vereador tem por lei o dever de participar das reuniões nas segundas-feiras, mas pode fazer muito mais do que isso. E alguns fazem.

Pela 244 – Giovane Wickert se reuniu na semana com o prefeito de Passo do Sobrado, Edgar Thiesen (PP) e a vice-prefeita Celina da Rosa (MDB) para debater ações do movimento Destrava ERS 244. O prefeito de Vale Verde Gustavo Schuch (MDB) e o vereador André Kauffmann (PTB) também participaram. O movimento quer o asfaltamento do traçado da ERS-244 do trevo de Venâncio até o trevo de ERS-405 em Vale Verde, rumo a General Câmara. Passo do Sobrado defende um traçado do trajeto pela Várzea dos Camargo, saindo entre Vale Verde e Passo do Sobrado. Está disputa já ‘melou’ a obra em movimentos anteriores. Giovane e André também se reuniram com Leandro Haag, que foi candidato a deputado estadual pelo PSDB e já tinha como bandeira o asfalto entre Venâncio e Vale Verde.

Dupla – Giovane Wickert (PSB) foi prefeito em Venâncio e André Kaufmann, como vereador suplente do PTB, foi seu secretário da Agricultura no governo municipal passado. Os dois, mesmo de partidos diferentes e hoje em cargos diferentes – Giovane secretário Adjunto de Obras do Estado e André vereador -, seguem uma parceria em várias frentes. Estariam ‘azeitando’ uma dobradinha para 2024? O tempo dirá.

Brasília – Quatro vereadores de primeiro mandato, André Kauffmann e Renato Gollmann (PTB), Benildo Soares (Republicanos) e Elígio Weschenfelder (PSB), participaram da Marcha dos Vereadores em Brasília nesta semana. O quarteto aproveitou para fazer contatos com gabinetes de deputados, senadores e ministérios, tratando de demandas do município.
E ontem foram ao ‘cercadinho’ onde Bolsonaro fala com apoiadores no Palácio Alvorada todos os dias e fizeram ‘selfies’ com o Presidente, como mostram as imagens abaixo.

Renato, Benildo e André registrando encontro com Bolsonaro

 

 

 

 

 

 

 

 

Elígio fazendo  ‘selfie’ com Bolsonaro no ‘cercadinho’.

Notinhas

* E o ‘establishment’ se ‘arma’ para criminalizar as comemorações do 7 de setembro e o movimento de apoio ao presidente Bolsonaro, que está programado para todas as capitais dos estados e Brasília.
* Quando Jair Bolsonaro responde de forma mal educada perguntas muitas vezes mal intencionadas de jornalistas, é considerado como ameaça à liberdade de expressão, ameça à imprensa livre etc. E o presidente ‘apanha’, em longas narrativas dos âncoras na grande mídia, com queixas e condenações der ‘intelectuais’, “especialistas”, presidentes de Associações etc…
* Nesta semana Lula repetiu: ‘Nós não tratamos a reforma da comunicação, a regulação (da mídia), como deveria ser tratada. É preciso haver uma regulamentação’” No consórcio da grande mídia um silêncio sepulcral. Comportamento que mostra como a grande mídia transformou seu jornalismo em arma ideológica.

Esportivas

* O Guarani começa mal a Segundona. Na quinta foi derrotado, de virada, por 2 a 1, pelo Grêmio Bagé, no Edmundo Feix. Em quatro rodadas são três derrotas e uma vitória. Na terça, 31, às 11h, tem clássico contra o Avenida, em Santa Cruz.
* A Assoeva meteu 7 a 0 no Santa Cruz pelo Estadual na terça e hoje joga contra a SER Itaqui na fronteira. O time de Morruga é vice-líder do Grupo B com um ponto a menos que o líder Guarany de Frederico e um jogo a menos.
* O calvário gremista continua. O tricolor segue no Z-4 do Brasileiro no fim do primeiro turno. E na quarta levou 4 a 0 do Flamengo, dentro da Arena, abrindo as quartas de final da Copa do Brasil. Não é impossível, mas é muito difícil reverter o placar no Maracanã.
* Pelo Brasileiro hoje tem Corinthians x Grêmio, às 21h. No domingo Juventude x São Paulo às 16h e Atlético GO x Inter às 18h15min.

Do Twitter

* O Globo: As UTIs brasileiras estão cheias de pessoas que recusaram vacina contra a Covid-19 e que, com isso, expõem a si mesmas e a sociedade a um risco que poderia ser evitado
* GZH: Ex-ministros Eliseu Padilha e Paulo Bernardo e ex-deputado Marco Maia se tornam réus em caso da Lava-Jato
* Folha S. Paulo: Juíza de Brasília rejeita denúncia contra Lula no caso do sítio de Atibaia e declara extinta punição
* Gazeta do Povo: As 29 provas contra Lula descartadas pela Justiça no caso do sítio de Atibaia
* Carta Capital: ‘Qualquer ato de ruptura não deve ser tolerado’, diz Lira sobre o 7 de setembro
* Marcel Van Hattem: Depois da decisão do STF que considerou Sérgio Moro suspeito e parcial nos processo envolvendo Lula, agora a Justiça de Brasília segue na mesma linha. A recusa em aceitar a denúncia contra o petista no caso do sítio de Atibaia é mais uma derrota no combate à corrupção no Brasil.



Sérgio Luiz Klafke

Sérgio Luiz Klafke

Diretor de Conteúdo e colunista da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido