No chimarrão que tomei com o vice-prefeito Celso Krämer (PTB) na quarta-feira saiu muita informação que vou citar em tópicos.
* O suplente de deputado do PTB, Elivir Desiam, o Toco, ex-prefeito de Estância Velha, que fez 26.657 votos, se suicidou. Regina Becker Furtunatti, 1ª suplente, assumiu a secretaria do Trabalho e Assistência Social no governo Eduardo Leite. Assim, Krämer passou a ser o segundo suplente do PTB, atrás de Adiló Didomenico que fez 23.723 votos. Kramer fez 15.232. Mas, na coligação PP/PTB, Cellso era 10º suplente e agora é 8º. Ele me disse que recebeu orferta de cargo no segundo escalão do Governo Leite/Ranolfo, mas preferiu seguir trabalhando como vice-prefeito.
* Krämer cobriu férias de Renato Gollmann na SISP e vai seguir atuando na secretaria, especialmente no trato com as equipes das capatazias no trabalho de melhoria nas estradas.
* Ele me enumerou grandes projetos do atual governo na área da agricultura, que vão trazer retorno para o município e abrem portas para produtores.
* A Cooprova, que abre caminho para produção de alimentos com destinação garantida, como o vale para todos os servidores municipais.
* O condomínio avícola da Dália em Linha Harmonia da Costa, que Krämer diz ser a maior obra em movimentação de terra e uso de máquinas da história da Prefeitura.
* O projeto da Languiru, que vai comprar todos os grãos de milho e soja que forem produzidos em Venâncio, que tem 7 mil propriedades rurais.
* Krämer lembrou que ele, o secretário da Agricultura, André Kauffmann, mais o vereador Zé da Rosa (PSD) e o presidente do PSD, Chico Rech, foram a Teutônia falar com o presidente Dirceu Bayer. “Ele ‘brilhou’ o olho quando
falamos da produção de grãos de Venâncio e as possibilidades de venda de máquinas, equipamentos e insumnos aqui”, lembrou ele.
* Na finaleira perguntei sobre a eleição de 2020. Krämer garantiu que ele e o prefeito Giovane estão afinados para concorrer à reeleição. “Não vamos brigar como os prefeitos e vices anteriores fizeram, coisa que muitos esperam que aconteça com nós’, disse ele convicto.