No debate sobre nomeação de Cargos de Confiança (CC) e Funções Gratificadas (FG) pelo prefeito Jarbas da Rosa (PDT), o ex-prefeito Giovane Wickert (PSB), que assumiu como secretário estadual adjunto de Obras e Habitação do Estado nesta semana, me contata para colocar os seus números.
“Se no final do primeiro mês de governo o Jarbas tem 86 CC’s e 44 FG’s nomeados como foi noticiado, não são 30% a menos que ele prometeu em campanha, mas 15% a mais, pois eu tinha 74 CC’s e 17 FG’s nomeados até o final de janeiro em 2017”, compara Wickert. Ele cita que os prefeitos podem nomear até 167 pessoas entre CC’s e FG’s em Venâncio. “Se o Jarbas quer reduzir em 30% os CC’s e FG’s, não são os 22 que ele propõe exinguir, mas sim 50 que ele precisa diminuir”, citou Giovane.
O assunto ganhou destaque desde a campanha, quando Jarbas considerava que tinha muito CC na Prefeitura e que ele, se eleito, iria reduzir em 30%. Em manifestação para reportagem da Folha sobre o assunto na edição do último sábado, Jarbas reforçou que vai reduzir em 30% os gastos com CC’s no seu governo, que é de quatro anos.
O assunto foi tema de debates na Câmara de Vereadores na segunda-feira, como mostra a Folha na página ao lado.
Notinhas
* Deputado estadual no quinto mandato Edson Brum (MDB) foi sondado pelo governador Eduardo Leite (PSDB) para assumir a secretaria do Desenvolvimento Econômico do governo do estado. Se aceitar assume cadeira da AL o ex-prefeito de Quinze de Novembro e ex-presidente da Emater, Clair Kuhn, que atua no gabinete do deputado federal Alceu Moreira (MDB).
* PP gaúcho começa a se mobilizar para 2022. O senador Luiz Carlos Heinze era pré-candidato ao Piratini em 2018 e foi convencido a disputar o Senado em nome de uma coligação com o PSDB de Eduardo Leite. Heinze se elegeu senador e fortaleceu ainda mais seu nome para disputar o Piratini em 2022. E Jerônimo Goergen, com dois mandatos de deputado estadual e gora no seu terceiro mandato de federal, se apresenta para disputar o Senado.
* O Jornal da Record, apresentado por Celso Freitas e Christina Lemos, cresceu 15% sua audiência neste começo de 2021. Reflexo direto da rejeição cada vez maior ao jornalismo político odioso que o Jornal Nacional faz na Globo contra Bolsonaro.
* 2ª Turma do STF, com Lewandowski como relator, aprovou por 4 a 1 que a defesa de Lula tenha acesso às mensagens que hackers roubam da Lava Jato. Uma exaltação ao crime.
Do Twitter
* GZH: Bancada do PSDB vem a Porto Alegre pedir que Eduardo Leite seja alternativa à candidatura presidencial de João Doria
* O Globo: Empresários brasileiros e americanos pedem aproximação entre Biden e Bolsonaro
* Folha S. Paulo: Presidente da Argentina participará de evento do PT em defesa de Lula
* UOL: “Antibolsonarismo é mais forte hoje do que o antipetismo”, diz Haddad
* Exame: Lula desiste de habeas corpus e Lava Jato vê tentativa de “driblar” prevenção de Fachin
* Exame: Doria convida Maia para o PSDB e confirma que deputado deixará o DEM
* O Globo: Rodrigo Maia: ‘ACM Neto entregou a nossa cabeça numa bandeja para o Planalto’
* O Globo: ACM Neto acusa ‘falta de grandeza e deslealdade’ de Maia; Caiado indica ‘internação hospitalar’
* Cleber Benvegnú: O maior “articulador” da candidatura de Eduardo Leite à presidência da República é Doria. Porque quer ser, mas erra muito. Já Eduardo joga quase parado, move peças com estratégia e sutileza. Se o plano A ruir ao natural, então o B estará de pé, apto.