Hoje, 1º de agosto, é dia de quatro convenções partidárias em Venâncio Aires, que envolvem dois pré-candidatos a prefeito. O PP e PL já tem agendado há dias a convenção conjunta, que será realizada na Comunidade São Lucas, no bairro Aviação. Os partidos vão definir o empresário Maciel Marasca (PP) como candidato a prefeito e o advogado e empresário, Alexandre Wickert (PL), como candidato à vice. Além de duas nominatas para vereador, podendo cada partido indicar 16 nomes, sendo 30% necessariamente de um gênero. A convenção tem a presença confirmada dos deputados do PL, Marcelo Moraes, federal, e Kelly Moraes, estadual, que incentivaram uma candidatura de direita em Venâncio. Também estão confirmados os deputados do PP, Afonso Hamm, federal, e Marcus Vinicius de Almeida, estadual, apoiadores de Marasca.
No Clube de Leituras, acontecem as convenções do PSB e do União Brasil, para definir o nome do ex-prefeito Giovane Wickert (PSB) para concorrer a prefeito, com a vice Élida Klamt (PSDB), além de apresentar as nominatas para concorrer à vereador. Na segunda-feira, a federação PSDB/Cidadania realizou convenção para oficializar apoio à Giovane e Élida e apresentar sua nominata conjunta de candidatos à vereador. O Podemos, o quinto partido da coligação, já tinha realizado sua convenção no dia 25 de julho.
A última convenção será a do PT, no sábado, 3, para oficializar os nomes do ex-vereador Cândido Faleiro para prefeito e o ator Sergio da Rosa como vice, mais uma nominata para concorrer à vereador.
O prazo final para convenções é 5 de agosto. O prazo seguinte é 15 de agosto, data limite para registro dos candidatos aprovados em convenção na justiça eleitoral para serem oficializados. No dia 16 inicia oficialmente a campanha, onde os candidatos podem abertamente pedir votos, pois até aqui, na pré-campanha, a mobilização foi grande, mas os pré-candidatos não podem pedir voto.

Microrregião define candidatos

Os três municípios da microrregião de cobertura da Folha, Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde, tem seus nomes para chapas majoritárias definidos, entre os já confirmados por convenções e os que serão confirmados nesta semana.
Em Vale Verde, onde o atual prefeito Carlos Gustavo Schuch (MDB) completa seu segundo mandato, o vice Ricardo Froemming, o Feijão (MDB), será candidato a prefeito com o vereador Gabriel Dettenborn de Mello, o Melinho (MDB), como candidato à vice. A chapa terá apoio do PL, PP e PDT. Na oposição, a candidata é a advogada Anna Maria Vicente Dorneles, que era do MDB onde pretendia concorrer. Como não seria indicada, se filiou ao Republicanos e terá como vice o ex-prefeito Ricardo de Azeredo, o Ricardinho (PSB).
Em Passo do Sobrado o ex-prefeito reeleito Caio Baierle (PT) foi confirmado em convenção com o vice Gilberto Weber (PDT), que foi o primeiro prefeito do município. PSB e PV integram a coligação que tem também o MDB, da atual vice-prefeita, Celina da Rosa, que deixou o governo em abril de 2023, alegando isolamento do partido pelo prefeito Edegar Thiesen (PP). E Edgar Thiesen (PP) concorre à reeleição, tendo como vice o vereador mais votado Jânder Carvalho, o Jandinho (Republicanos). Uma disputa entre direita e esquerda no município.
Em Mato Leitão, onde na eleição de 2020 o prefeito Carlos Bohn (PSDB) e o vice Arly Sthör, o Flecha (PDT), foram candidatos únicos, e se reelegeram, agora serão quatro candidaturas. O governo terá o vice-prefeito Arly Sthör, o Flecha (PDT), como candidato a prefeito, com o vice Luciano Vargas, vereador do MDB, e apoio do PSDB, do prefeito Carlos Bohn. Na oposição, Arcênio Maldaner, que foi vereador do MDB e secretário de Carlos Bohn, concorre a prefeito pelo PP, com o vereador do partido, Volnei Hochscheidt como vice. O PL terá chapa pura, com o militar da reserva, Antônio Pereira da Silveira, candidato a prefeito, com o servidor público Cleberton Ferreira como vice. E o Republicanos foi o último partido a anunciar chapa pura também, com o jovem Leonardo Alves candidato a prefeito com Joacir Mai como vice. E já fez convenção dia 20.
As convenções, além dos candidatos a prefeito e vice, confirmam também a lista de candidatos a vereador. Como estes municípios tem nove vereadores, cada partido podem colocar 10 candidatos a vereador.