No sábado teci elogios ao anúncio da graduação de Engenharia Mecânica no campus do IFSul em Venâncio e historiei, resumidamente, a conquista do Instituto Federal, no governo Almedo Dettenborn (PMDB- 2005-2008), onde Airton Artus (PDT) era vice, a participação de Giovane Wickert, então assessor da deputada Maria do Rosário (PT) e a implantação do IFSul com cursos iniciando em 2011, já no governo Airton Artus (PDT-2009-2016), com Giovane Wickert (PT) como vice. Airton Artus se manifestou sobre o tema e publiquei na terça, 7. No mesmo dia, Giovane Wickert (PSB), hoje subsecretário de Obras Públicas do estado, citado por Artus se manifestou. Como publiquei a posição de Airton na terça, publico a de Giovane hoje para encerrar o embate.
“A Escola Técnica foi anunciada em 2007. Quando o Airton se refere era a fase da definição de cursos, a Escola já estava anunciada a mais de ano quando ele entrou na conversa. Mas como ele era um vice-prefeito pouco atuante, nem sabia o que estava acontecendo. Quem foi junto com a Joice para a audiência na Assembleia Legislativa na definição dos cursos e definição da ordem da construção dos 10 campus fui eu. Não vi Airton Artus por lá em 2008. Pode perguntar pra Joice que vai confirmar. Torço que agora que o Airton é deputado possa parar de olhar pro retrovisor, esquecer um pouco o passado, olhar pra frente e concentrar as energias para enfrentar os tantos desafios que ainda temos pela nossa gente. Trabalho não falta! Falar menos e fazer mais! Dividir menos e unir mais! Essa é a razão”, se posiciona Wickert.
Eu só festejei a criação de um curso de graduação em Engenharia Mecânica no IFSul. Mas a política vai além dos fatos.
Notinhas
- Faleceu ontem de madrugada e foi sepultado à tarde, José Darci da Silveira, aos 69 anos, vítima do câncer, contra o qual lutava nos últimos tempos. Silveirinha, como era chamado, foi servidor público municipal, vereador suplente do PMDB e assumiu cadeira no Legislativo algumas vezes.
- Os médicos que atuam junto ao hospital local, publicaram, na edição de terça da Folha, manifesto de preocupação com a UTI Pediátrica, que está pronta para entrar em funcionamento. Assim como a direção do hospital, os médicos defendem que é preciso ter garantias de custeio pelo Estado, que vai regular o uso da UTI, para ela entrar em funcionamento. E estão certos.
- No almoço Tá na Hora, da ACI de Santa Cruz, na terça-feira, 7, o prefeito Jarbas da Rosa, o secretário municipal de Saúde, vereador Tiago Quintana, e o deputado estadual Airton Artus, todos do PDT, conversaram com o governador Eduardo Leite (PSDB) sobre a UTI. Perguntei ontem ao prefeito Jarbas sobre a conversa, se foi resolvida alguma coisa. “A prefeitura vai fazer um aporte especial mas ainda temos necessidade de mais valores para equilíbrio financeiro da UTI. Mas estamos num bom caminho de entendimento”, respondeu Jarbas. Nesta edição tem reportagem ampliada sobre o tema.
Do Twitter
- UOL: Lira diz que governo Lula não tem votos para aprovar projetos no Congresso
- O Globo: Líder do governo, Jaques Wagner rebate Lira e afirma que Lula tem base ‘consolidada’ no Senado
- Folha S. Paulo: Base de Lula disputa chefias de órgãos com caixa de até R$ 2 bilhões no Nordeste
- Gazeta do Povo: Chanceler da China alerta sobre possível confronto “se EUA não pisarem no freio”
- GZH: Consumidores pagarão R$ 29,6 bilhões em subsídios nas contas de luz em 2023
- Revista Oeste: Ministro de Lula defende descriminalizar drogas para reduzir número de presos
- Extra: Relação de Lula com Zanin não compromete indicação ao STF, diz Cármen Lúcia
- Tabata Amaral: A visão progressista que eu defendo condena qualquer tipo de regime autoritário e é democrata até o último fio de cabelo. Não existe ser meio democrata: ou você condena qualquer ditadura, de direita ou de esquerda, ou você está caindo em contradição!