Ex-prefeito venceu Jarbas em 2016, foi derrotado em 2020 e agora vai para a terceira disputa.

Entrevista de Cândido Faleiro, ex-vereador do PT, no Terra em Uma Hora, na quarta, 13, fez o ex-prefeito Giovane Wickert (PSB) se manifestar no dia seguinte, confirmando que vai concorrer a prefeito.
Na quarta, Cândido disse que acetaria dialogar com Giovane para discutir uma chapa majoritária para 2024. Consultado no mesmo dia, Giovane saiu pela ‘tangente’. Disse que a eleição é em outubro de 2024. Que estamos a 10 meses. E que até março o foco é a estruturação dos partidos e suas filiações. E que de março a junho é que se reafirmam as pré-candidaturas e as negociações de alianças. E que até julho se define as candidaturas e as convenções. E em agosto começa a campanha eleitoral. “Até lá muita coisa vai acontecer. Muita coisa vai mudar também. O PSB tem Venâncio como a sua bandeira. Estamos abertos a todos que tem Venâncio como sua proposta principal”, disse Wickert, sem ser claro sobre o que disse Cândido.
No dia seguinte, na quinta, 14, em entrevista ao Terra em Uma Hora, Wickert anunciou que vai ser candidato a prefeito. Ele começou um programa de rádio, que se chama “Venâncio é nossa bandeira”. Um slogan inteligente e que também deixa interpretações. Quando muitos adotam a bandeira do Brasil, especialmente a direita apoiadora de Bolsonaro, que em Venâncio se filiou ao PP e PL, Giovane, empunha a bandeira de Venâncio.
O prefeito Jarbas divulgou recente pesquisa, mostrando aprovação alta do seu governo, na casa dos 80%. Giovane disse na Terra FM que tem uma pesquisa mostrando que as pessoas querem mais, que querem mudança, mas com experiência e não com aventuras. Numa frase ‘atirou’ no prefeito e na chapa de direita. O ex-prefeito, que é subsecretário na secretaria de Obras Públicas do governo do Estado, se mostra maduro e articulado nas suas manifestações. Mas vai ter que buscar apoios de outros partidos, pois só com PSB vai com poucos ‘soldados’ para a ‘guerra’ política como é uma eleição municipal. Fora o PT, o Podemos, liderado por Celso Krämer, ex-vice-prefeito de Giovane, ainda não definiu posição.

Sala do Empreendedor é Diamante

Prefeito Jarbas secretário Marcos e equipe da secretaria e sala, foram receber o reconhecimento do Sebrae.

Nesta semana o Sebrae e a Fundação Nacional de Qualidade (FNQ) entregaram os troféus de reconhecimento para Salas do Empreendedor no RS, na Fecomércio em Porto Alegre. Das 222 Salas em funcionamento, 39 foram premiadas com o selo Diamante, o conceito máximo, e entre estas está a Sala do Empreendedor de Venâncio, a única dos 59 municípios dos Vales do Taquari e Rio Pardo.
O prefeito Jarbas da Rosa (PDT), o secretário do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Marcos Hüttmann, a coordenadora da Sala, Liliane Wagner, o atual Assessor Administrativo da pasta, Darlan Rieger, que foi o coordenador da sala até o mês passado, e outros integrantes da equipe, foram receber ao premiação. A troféu é em três níveis de distinções: os selos Bronze (serviços básicos), Prata (serviços intermediários), Ouro (serviços avançados) e Diamante (serviços avançados plus).
Este é o quinto ano que acontece a premiação do Sebrae. Venâncio recebeu o selo Bronze em 2019, Ouro em 2020 e selo Diamante em 2021, 2022 e 2023, como reconhecimento pelo trabalho de apoio empresarial que é realizado pelo governo municipal.
A Sala do Empreendedor, que tem sido destacada aqui pelo serviço que presta aos empreendedores, recebe do Sebrae este reconhecimento que confirma a excelência do serviço prestado.

Sindicato x prefeito

O Sindicato dos Servidores Públicos de Venâncio realizou assembleia na quarta, 13. Quer a reposição de 5,23% desde a pandemia. O prefeito Jarbas da Rosa (PDT) tem planilhas mostrando que os servidores tiveram 3,06 de ganho real desde 2016 e desde 2005 até 2023, tiveram 24,4% de ganhos nos salários, acima da inflação. Jarbas já concedeu 2,5% de reposição e anunciou mais 0,5% agora, o que desgostou o Sindicato. Ele tinha prometido mais 2% até o final do seu governo e diz que vai cumprir. O Sindicato entende que em 2024, ano eleitoral, isso não é permitido por lei.
Na assembleia de quarta foi decidido por um protesto na Praça da Matriz nesta segunda, 18, depois do expediente, seguindo em caminhada até a Câmara de Vereadores, onde acontece a última reunião do ano, com eleição de nova mesa diretora. Que as partes convirjam para uma solução e não para uma ruptura, que seria ruim para os munícipes.
O presidente do Sindicato, Junior Ronan Hendges, o tesoureiro e presidente anterior, João Batista Gomes, mais o diretor de patrimônio, vereador de oposição Elígio Weschenfelder, o Muchila (PSB), estiveram no Terra em Uma Hora na segunda, 11, e foram incisivos. Júnior e João com defesa técnica das reivindicações. Muchila com um discurso político, que em nada contribui para construir um entendimento. É estratégia política dele para desgastar o prefeito Jarbas.

Dino no STF

A pressão do presidente Lula e dos Ministros do STF sobre senadores surtiu efeito. Lula distribui R$ 10 bilhões de emendas antes da votação. Flávio Dino, Ministro da Justiça que Lula indicou, foi aprovado para ocupar cadeira no STF, a mais alta corte da justiça do país. Foram 47 votos a favor e 31 contrários. São necessários 41 para aprovação. Dino, ex-governador do Maranhão, comunista assumido, é o sétimo dos 11 ministros da corte indicados pelo PT, nos governos Lula e Dilma.

Visões

Senador gaúcho Paulo Paim (PT) foi relator de projeto aprovado na Comissão de Assuntos Sociais do Senado que possibilita a redução da jornada de trabalho, sem redução de salário. Paim vê na medida uma forma de aumentar a geração de empregos. Ele defende que as empresas contratem mais funcionários para realizar as tarefas dos que tem jornada reduzida. Considerando jornada de oito horas/dia, se reduzir duas horas, sem reduzir salários, a cada três trabalhadores a empresa terá que contratar, e pagar, mais um para ter a mesma produção. É a visão da esquerda, que penaliza as empresas. Porque não aumentar incentivos, investimentos, produção, como forma de gerar mais empregos e desenvolvimento sustentável?

MDB filia

Nesta semana, no encontro de fim de ano, o MDB fez novas filiações, tendo à frente o presidente do partido, Paulo Mathias Ferreira e a vice-prefeita Izaura Landim. Assinaram filiação Robson Nunes, da Help Solar, Arli Hickmann, festeiro da Comunidade Macedo e Janice da Silva. Recentemente se filiaram ao partido Sílvia Schirmann e Elstor Hackenhaar. Todos nomes cotados para concorrer a vereador. Para pode concorrer é precisa estar filiado seis meses antes do dia da eleição.
Paulo diz que o partido quer eleger três vereadores em 2024. Hoje tem só um, Gilberto dos Santos. Paulo, que foi vereador por sete mandados, me confidenciou que tem vereador de ‘malas prontas’ para se filiar no MDB na janela de abril, mas não cita nome.

Pioneiro

A secretária da Fazenda Fabiana Keller revelou nesta semana que Venâncio Aires será o município pioneiro do RS a trabalhar com a ferramenta PLUS CODE de endereçamento. Essa ferramenta tem objetivo cadastral e de facilitar a abertura de empresas com maior agilidade, facilitando a análise automática de viabilidade a partir do uso da plataforma digital. Esse projeto piloto no RS está sendo desenvolvido em conjunto com a JUCIS RS e com o programa Empreendedor Digital. O lançamento aconteceu ontem na Prefeitura.
Fabiana também destaca que nesta semana foi estendido o horário de atendimento ao público na secretaria, das 7h30min até as 18h, sem fechar ao meio dia, para facilitar ao cidadão que quer renegociar dívidas.

Do X

  • Folha S. Paulo: ‹Se for necessário fazer endividamento para este país crescer, qual o problema?›, diz Lula
  • Estadão: Flávio Bolsonaro diz que o pai quis indicá-lo ao STF na vaga de André Mendonça, mas ele recusou
  • UOL: A revista Nature elegeu Marina Silva uma das pessoas mais influentes do mundo para a ciência
  • O Globo: Dino é indicado ao STF com maior número de votos contrários na CCJ desde a redemocratização
  • CNN: Gonet em sabatina: Liberdade de expressão não é plena e deve ser “modulada de acordo com circunstâncias”
  • Revista Oeste: Lula gasta R$ 10 bilhões em emendas em apenas 2 dias
  • Silvio Navarro: A maioria do Senado brasileiro, infelizmente, ainda tem preço.
  • Cristian deves: E a Reforma Tributária ao invés de diminuir o peso dos impostos sobre a população será o inverso, mais tributos ao povo. O Governador Leite podia ser inovador e baixar a carga no RS e tornar o Estado mais competitivo em relação aos outros estados.. vamos aguardar os Deputados.