O Grupo Folha do Mate, com a Rádio Terra FM, jornal impresso Folha do Mate e o portal digital folhadomate.com, iniciou nesta semana uma série de entrevistas com pré-candidatos a governador na eleição de outubro. No programa Folha 105 1ª Edição, às 11h, apresentado por Letícia Wacholz, de segunda a sexta, serão ouvidos os quatro pré-candidatos que tem alcançado mais de 10 pontos nas pesquisas pré-eleitorais.
Dentro das possibilidades de agenda, o primeiro a ser ouvido, na quinta, 8, foi Edegar Pretto, pré-candidato a governador pelo PT. Pretto foi deputado estadual e concorreu à governador na eleição de 2022, quando ficou 2 mil votos atrás do governador Eduardo Leite, e não foi ao segundo turno contra Onyx Lorenzoni (PL), pleito onde Leite se reelegeu no segundo turno. Tive reuniões com Edegar em 2017, quando presidi a ADI e ele era presidente da Assembleia Legislativa. É político alinhado com as pautas progressistas, mas é moderado e do diálogo, num partido de muitos radicais
Pretto assumiu a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a convite do presidente Lula, que expressou ainda no ano passado sua vontade de que Edegar concorresse novamente ao Piratini. Lula era muito amigo de Adão Pretto, pai de Edegar, já falecido, que foi deputado federal e trabalhou ao lado do atual presidente na construção do PT nos anos 80.
Na entrevista, Edegar falou das ações do governo Lula no RS para a reconstrução no pós-enchente de maio de 2024 e da importância de ter este alinhamento entre Governo Federal e Governo do Estado. Perguntado sobre alianças, Edegar foi direto e disse que gostaria muito ter Juliana Brizola (PDT) como vice. Ele entende que seria a dobradinha perfeita. E se juntar intenções de voto é favorita. Mas Juliana também quer concorrer ao Piratini.
Nas próximas semanas, conforme possibilidades das agendas, serão ouvidos o vice-governador Gabriel Souza, pré-candidato pelo MDB, a ex-deputada Juliana Brizola, pré-candidata pelo PDT e o deputado federal Coronel Luciano Zucco, pré-candidato pelo PL.
É o projeto Seu Voto, Sua Voz, do Grupo Folha do Mate que começa a tratar da eleição de 4 de outubro, quando o eleitor brasileiro vota para presidente da República, governador, dois senadores, deputado federal e deputado estadual. Cada eleitor tem direito a votar em seis candidatos para escolher os novos governantes e parlamentares.
Debate sobre prédio da antiga Caixa
Na edição de quinta, 8, a Folha publicou na página 8, a interdição do passeio público na extensão da marquise do prédio da antiga Caixa Econômica Estadual, na esquina da Osvaldo Aranha com a Barão do Triunfo, no centro da cidade. Uma medida preventiva, pois a marquise tem soltado lajotas e a movimentação de pedestres ali é grande. A Prefeitura notificou o Estado, dono do prédio, mas recebeu o retorno de que não existe interesse em manter o imóvel. Então o prefeito Jarbas encaminhou pedido para cessão de uso por 20 anos pelo Município. Quando confirmada a cessão, Jarbas vai reformar o prédio e quer instalar ali um Hub de Inovação, da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.
Na noite de quinta o vereador Ezequiel Stahl (PL), que está no seu terceiro mandato, me enviou documentos de que o prédio já é do município desde 2020, no final do governo do prefeito Giovane Wickert (PSB), do qual Ezequiel foi líder de governo. Wickert propôs, e o Estado aceitou, trocar dois imóveis por recursos atrasados ao Município. Nos documentos de Cartório, com avaliação de uma comissão espacial, o prédio da Caixa foi avaliado em R$ 1.160 milhão. A negociação de permuta foi autorizada por unanimidade pela Câmara de Vereadores, então presidida por Helena da Rosa (MDB).
Ezequiel fez um vídeo em redes sociais onde fala do assunto e ridiculariza o governo municipal por pedir a cessão de um prédio que já era do Município desde 2020.
Ezequiel tentou aproveitar politicamente o assunto para atingir o governo do prefeito Jarbas. Mas ele na verdade paga um grande mico. Logo depois de ter falado sobre o assunto, ontem, no meu espaço na Terra FM, as 7h, todos os dias, de segunda à sexta, o vereador Tiago Quintana (PDT), secretário municipal de Governança e Gestão, derrubou a acusação de Ezequiel. Tiago disse que o projeto do Município de permutar a dívida do Estado por dois imóveis, o da Caixa e um outro, uma residência na rua Marechal Floriano, que foi demolida no ano passado, foi aprovado em 2020, mas que em 2021 o governador Eduardo Leite acabou pagando todos os atrasados, ainda do governo Sartori. Com isso não saiu a permuta. Venâncio recebeu R$ 2,9 milhões. O dinheiro foi guardado para construção do Centro de Atendimento Materno Infantil (Cemai), inaugurado em 2025.
Bola fora de Ezequiel. Ele era vereador quando foi aprovada a autorização para permuta, mas também era vereador quando foram pagos os atrasados pelo Estado e que foram usados para construir o Cemai.
Notinhas
- O programa Conversas de Fato, da Terra FM, que é transmitido todas as quartas, das 19h às 21h, com comando de Carlos Roberto de Oliveira, o Carlão, teve a presença de prefeitos da região dos Vales nesta semana. Durante duas horas os prefeitos de Venâncio, Jarbas da Rosa (PDT); de Vera Cruz, Gilson Becker (PSB); de Mato Leitão, o vice em exercício, Luciano Vargas (MDB); e de Cruzeiro do Sul, o vice Carlos Spiekermann (PP), falaram sobre seus projetos e desafios para o ano de 2026, ano eleitoral, que muda a vida nas prefeituras, limitando muitas ações que dependem de repasses federais, especialmente.
- O prefeito Jarbas da Rosa (PDT) vai tentar viabilizar a vinda do presidente Lula à Venâncio agora em fevereiro, para inauguração do residencial Morada das Lavandas. São 112 apartamentos construídos no bairro Aviação pela ALM Engenharia, com recursos do programa Minha Casa Minha Vida. Será o primeiro projeto com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial a ser inaugurado no país. E este é o motivo para convidar Lula. Um bom motivo.
- O vereador Elígio Werschenfelder, o Muchila (PSB), que tem predileção em denegrir o governo do prefeito Jarbas e o município, fez uma publicação nesta semana sobre o PIB dos municípios. Disse que Santa Cruz é 7º colocado e Venâncio 28º colocado. “Depois não querem comparar. Acorda Venâncio. Muita propaganda, pouco resultado”, escreveu ele. O vereador se informou mal ou usou de maldade, pois mentiu. Santa Cruz é 7º maior PIB gaúcho em 2023, conforme números divulgados recentemente pela Folha. Mas Venâncio não é 28º como cita o vereador em suas redes sociais. Somos o 23º maior PIB do RS.
- A história da mulher da região norte do RS que foi ao aeroporto de Erechim na noite de Natal esperar por Brad Pitt, ator americano, com quem ela disse ter conversado por vídeochamada, virou meme no dinâmico mundo digital. Com a inteligência artificial, muita gente começou a produzir fotos ao lado ator. Até empresas aproveitam a oportunidade para criar fotos com Brad Pitt em seus negócios. Virou uma festa. Penso que usar comercialmente a imagem do ator, sem autorização, é um risco. Direito de imagem comercial. A mulher, depois da repercussão toda, disse que era uma brincadeira.
Do X
- CNN: Lula veta PL da Dosimetria em evento sobre 8/1
- IstoÉ: Dos 1.399 condenados pelo 8/1, apenas 179 continuam presos, afirma STF
- O Globo: Transparência Internacional critica Planalto por falta de informação e acesso a dados do PAC: ‘risco de fraude e corrupção’
- Folha S. Paulo: PF apura se Lulinha pode ter sido sócio oculto de Careca do INSS
- Revista Oeste: Careca do INSS enviou encomenda para apartamento alugado por Lulinha
- Estadão: Banco Master não comprovou mais de 250 mil contratos de crédito consignado do INSS. Documento de área técnica do INSS vê irregularidades em 74,3% de um universo de 338,6 mil acordos.
- Globo News: Lewandowski ignora desejo de Lula e deixa governo após colecionar desgaste com Casa Civil e Secom
- Sergio Moro: Todos reconhecem que as penas impostas aos manifestantes do 8/1 são excessivas. O veto de Lula ao projeto de redução das penas é fazer política ao custo do sofrimento de pessoas simples. Gente como Lula, que perdoa corruptos como José Dirceu, concede asilo a Nadine Heredia e adula ditadores como Maduro, não tem autoridade moral para empunhar a bandeira da defesa da democracia. Vamos derrubar esse veto no Congresso