Foto: Divulgaçãocccccccc
Moares com Bolsonaro na quarta

Os deputados federais Heitor Schuh (PSDB) e Marcelo Moraes (PTB) são apoios importantes para o prefeito Giovane Wickert (PSB) e o vice Celso Krämer (PTB) na defesa de projetos de Venâncio no Governo Federal. Além dos dois mais votados aqui, vários outros federais, de vários partidos, tem ligação com Venâncio e apoiam ações do governo Giovane/Celso.Marcelo Moares, deputado estadual do PTB de Santa Cruz, se elegeu federal ocupando a cadeira que foi do pai, Sérgio Moraes por três mandatos. Ele assume dia 1º de fevereiro, num Congresso renovado. Nesta semana Marcelo me enviou registro de encontro que teve com o presidente Jair Bolsonaro. “Hoje (quarta), em Brasília, tive a satisfação de me reunir com o presidente da República Jair Bolsonaro. Muito trabalho e muita vontade de fazer um Brasil muito melhor”, escreveu Marcelo, que foi o segundo federal eleito mais votado em Venâncio com 3,7 mil votos, 9,7% dos votos válidos.

Foto: Divulgação jjjjj
Schuch com Schwanke na quinta

Heitor Schuch, do PSB, também de Santa Cruz, foi o federal mais votado aqui com 9.398 votos, 24,6% dos votos válidos em Venâncio. Ele esteve aqui na Folha na quarta a tarde para tomar um chimarrão e falar das suas principais propostas de trabalho neste segundo mandato federal. Schuch foi o 9º federal gaúcho mais votado, com 109 mil votos e um dos poucos que aumentou a votação – fizera 101 mil em 2014. Candidato apoiado pelos STR’s, ele foi votado em 478 dos 497 municípios gaúchos.Schuch me falou da sua preocupação com o alto número de deputados eleitos que nunca tiveram cargo eletivo. Vão estrear direto em Brasília, sem ter sido vereador, vice-prefeito, prefeito ou deputado estadual. A maioria eleita na esteira do fenômeno Bolsonaro. Falou também da forma unida que os 170 deputados do Nordeste atuam defendendo suas causas e da dificuldade de unir os deputados do Sul, que somam menos de 100.Heitor levou exemplares do da revista Perfil Socioeconômico e ontem esteve com o ex-prefeito de Rio Pardo, Fernando Schwanke, que assumiu a secretária da Agricultura Familiar e Cooperativismo no governo Jair Bolsonaro.

Schwanke estará em Santa Cruz, onde já foi secretário municipal da Agricultura, no dia 21 de fevereiro para um encontro regional.