O deputado federal reeleito Heitor Schuch (PSB), que foi o federal mais votado em Venâncio nas últimas duas eleições, constrói bom trânsito entre o Palácio Piratini e o Palácio do Planalto. Partido aliado do governador Eduardo Leite (PSDB), o PSB tem no governo federal o vice-presidente de República, Geraldo Alckmin, que acumula o cargo de Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, enquanto Schuch é presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados. Alckmin foi governador de São Paulo em quatro mandatos pelo PSDB, mesmo partido de Eduardo Leite, antes de se filiar ao PSB na última eleição para ser vice de Lula.
Esse elo que Schuch cria é importante para os pleitos gaúchos. E nesta semana Schuch, que é produtor de tabaco aqui em Cerro Alegre, interior de Santa Cruz, acompanhou o governador Eduardo Leite em audiência com o vice-presidente Geraldo Alckmin. Na pauta, os potenciais do Rio Grande do Sul para receber investimentos na área de semicondutores. “O Estado tem uma estratégia articulada e um plano de ação para atrair empresas do setor, que inclui a qualificação e o incentivo do governo ao ensino técnico especializado, além de benefícios fiscais” avaliou positivamente o deputado.
Painel Gente & Negócios de julho será
na Unisc e vai falar sobre o agro digital
Está marcado para a próxima quarta, 12 de julho, o terceiro painel Gente & Negócios 2023 da Folha do Mate e Terra FM, onde são debatidos todos os meses – de maio à outubro – temas importantes da comunidade regional, culminando com o lançamento da revista Perfil Socioeconômico em novembro.
O painel, que neste ano saiu dos estúdios, vai ser realizado nesta etapa na incubadora do Campus da Unisc em Venâncio Aires, com transmissão ao vivo pela Terra FM e plataformas digitais da Terra e Folha, entre 20h e 22h.
O tema é ‘Agro Digital: Desafios e avanços para implementar a tecnologia no campo”. A mediadora é a jornalista Leticia Wacholz e como painelistas foram convidadas a Coordenadora do Curso Técnico em Agropecuária do Campus Unisc de Venâncio, Marina Frey, que também é produtora rural em Linha Cecilia, com seu pai Irio Frey, onde implantaram o sistema compostfarm no manejo das vacas de leite. Também será painelista a extensionista da Emater, Djeimi Janisch, que trabalha diretamente com produtores rurais, onde a tecnologia, na comunicação, na organização dos negócios, está cada vez mais presente.
Na primeira hora os painelistas falam sobre o tema. Na segunda hora a Terra e Folha ouvem as lideranças do setor convidadas para o evento e empresas apoiadoras do projeto, que debate realidades locais e busca novos caminhos de desenvolvimento.
Paralisação
E os servidores públicos municipais decidiram, em assembleia, fazer um paralisação em protesto pelo fato do prefeito Jarbas da Rosa (PDT) não atender todas as reivindicações de reajuste salarial da categoria. O dia de paralisação vai ser na quinta, dia 13.
Sobre Corsan
Do governador Eduardo Leite: A decisão do TCE que autoriza a assinatura da venda da Corsan repõe o que foi definido pelos gaúchos em duas oportunidades: quando, por meio dos deputados estaduais, se decidiu pela privatização e quando, nas eleições, foi eleito um candidato que dizia que concluiria o processo.
O saneamento básico no Rio Grande do Sul está muito atrasado e não podemos mais perder tempo. Precisamos dos investimentos que a privatização vai proporcionar (mais de R$ 1 bi apenas em 2023). É hora de virar essa página e avançar.
Foro de Curitiba
Com a realização do recente encontro do Foro de São Paulo, movimento criado em 1990 por Fidel Castro e Lula, que reuniu em Brasília o pensamento da esquerda latino-americana, onde Lula disse se orgulhar de ser chamado de comunista, nasce um movimento oposto, para criar o Foro de Curitiba. Publicações de grupos da direita citam que é um movimento popular democrático idealizado por médicos, advogados, desembargadores e jornalistas, que visa combater a ideologia comunista que se arrasta desde a Escola de Frankurt, passando pelas ideologias de Antônio Gramci até chegar ao Foro de São Paulo. O Foro de Curitiba é baseado em valores éticos, morais, princípios cristãos, e reforça a luta pelo direito de todo cidadão à liberdade. Em Curitiba se deu início a maior operação de combate à corrupção no país e, por essa razão, a capital paranaense será celeiro desse movimento de consciência coletiva, cita o texto anunciando para os dias 25 e 26 de agosto a criação do movimento.
Experiência
Vereador suplente do PSB, Jairo Bencke, começou a trabalhar no IBSaúde, a convite de Vinicius Medeiros. Jairo assumiu a gerência administrativa da UPA Rio Branco, em Canoas, gerida pelo IBSaúde. “É uma UPA grande, são 350 atendimentos diários. Em junho tivemos 4.800 atendimentos clínico geral, 2.500 atendimentos pediátricos. São 4 médicos clínicos, 3 pediatras de dia e dois a noite”, revela Jairo, animado. “Eu que tô na finaleira do meu curso de Gestão Pública tô tendo uma aula de gestão na prática, no dia a dia”, me disse ele na quinta.
Do Twitter
- Band: Reforma tributária foi aprovada com folga em dois turnos em votação na Câmara
Record: ‘Momento histórico e grande vitória para o país’, diz Lula sobre aprovação da reforma tributária - Estadão: Centrão exige mais ministérios por voto alinhado ao governo Lula após reforma tributária
- O Globo: Zema procura Tarcísio e já busca aliança com adversários do PT para disputar a Presidência em 2026
- Folha S. Paulo: Para empresariado, Tarcísio desponta como candidato ao Planalto
- GZH: Conselheira do TCE acata pedido do Ministério Público de Contas e determina suspensão da venda da Corsan
- Exame: Senadores enviam a Lula proposta para acabar com pensão de filhas de militares
- Arthur Lira: A Câmara dos Deputados aprovou a reforma tributária! Uma vitória do Brasil e dos brasileiros. Orgulho e alegria de estar nesse momento na presidência da Casa para escrever, junto com os meus pares, uma página histórica do Brasil.
- Marcel van Hattem: Reforma tributária: triste forma de condução e de aprovação de uma matéria TÃO IMPORTANTE para o Brasil.
- Rafael Fontana: Governo Bolsonaro = menos impostos. Governo Lula = mais impostos.