Hospital com UTI lotada

Na semana que passou a estabilidade da redução de casos de Covid em Venâncio fez o prefeito Jarbas da Rosa (PDT) anunciar que seriam desativados cinco leitos extras de UTI no hospital São Sebastião Mártir, que custam R$ 371 mil por mês. Mas logo depois o prefeito, que é médico, resolveu manter a estrutura, pois cidades da região estavam aumentando o número de casos, acendendo o sinal amarelo aqui também. E fez certo.
Na sexta a boletim da Covid em Venâncio citava seis pacientes na UTI, mas eram 19 leitos ocupados, se somados os casos de Covid vindos de outros municípios e pacientes com outras enfermidades. No domingo vieram mais quatro pacientes com Covid de outros municípios, encaminhados pela regulação de vagas UTI na rede hospitalar, que é feita pelo estado, ocupando todos os 23 leitos disponíveis.
Mesmo com 30% da população vacinada, se abrirmos a guarda, deixando de usar máscara e fazer aglomerações, vamos ter uma nova onda com risco real de fechar tudo de novo em Venâncio também. Isso é real. Cachoeira do Sul já fechou tudo na semana passada e reabriu o comércio ontem. Conforme o prefeito Jarbas, só com 60% da população vacinada teremos a chamada ‘imunidade de rebanho’, com alguma segurança. Até lá é preciso nos cuidarmos; os não vacinados e os vacinados também.

Notinhas

* O secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, vereador Nelsoir Battisti (PSD), anuncia para esta quarta, 2, o lançamento do programa de desburocratização da Prefeitura de Venâncio. Boa iniciativa. É preciso desburocratizar.
* O final de semana foi de protestos organizados pelas centrais sindicais e partidos de esquerda em muitas cidades contra o presidente Bolsonaro. Pichações, quebra-quebra, enfrentamentos com a policia, não poderiam faltar também no protesto em vermelho.
* Aqui, em Santa Cruz, o vereador e professor Alberto Heck participou do movimento que chamou de ‘protesto em defesa da vida’, por vacina e por empregos, mas em seu discurso, citando que a facada em Bolsonaro na campanha de 2018 foi um teatro, Heck lamentou que Adélio não tenha acertado a facada. Depois o vereador tentou de explicar.
* Quando o presidente Bolsonaro está com ‘meia dúzia’ de pessoas a grande mídia mancheteia que ele provocou aglomeração sem máscara. No domingo, no protesto da esquerda, a mesma mídia evitou de todas as formas falar e mostrar aglomeração sem máscara. Cuidou para mostrar o politicamente correto. Esse é o jornalismo ideológico.
* O uso de máscara é a melhor proteção contra a Covid, até que estejamos todos vacinados. Tanto para os extremistas de direita e de esquerda, quanto para o maior contingente, que não é extremista.

Do Twitter

* GZH: Privatização da Corsan: semana deve ter vitória do governo em PEC que acaba com exigência de plebiscito para vender estatais
* O Globo: Confiança da indústria é a maior desde 2014 e mercado melhora projeção para PIB
* Estadão: Governadores vão ao STF em busca de ‘salvo conduto’ para não atenderem convocação da CPI da Covid
* Folha S. Paulo: Mourão diz que risco de realizar Copa América no Brasil é menor que na Argentina
* Revista Oeste: Mourão ironiza protesto da esquerda: ‘Tem aglomeração do bem agora?’
* Diego Casagrande: A anulação por 7 x 4 pelo STF da delação premiada do Sérgio Cabral na qual ele aponta Dias Toffoli como destinatário de propina é um escândalo. Mais um no país que já não se impressiona com estas coisas. A PGR de Augusto Aras concordou com a anulação. E assim seguimos…
* Alceu Moreira: Mais uma obra histórica para o Rio Grande do Sul! O ministro Tarcísio Freitas anunciou o edital do Aeroporto da Serra Gaúcha, em Caxias do Sul, com investimentos previstos de R$ 200 milhões. Seguimos unidos pelas ações concretas de desenvolvimento!



Sérgio Luiz Klafke

Sérgio Luiz Klafke

Diretor de Conteúdo e colunista da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido