O Presidente Jair Bolsonaro (PSL) recebe representantes dos veículos de comunicação do Sul do Brasil em café da manhã, no Planalto, nesta quinta, 22. Os jornais da Associação dos Diários do Interior do RS (ADI-RS) estarão representados pelo seu presidente Eládio Viera da Cunha, diretor do Jornal do Povo, de Cachoeira do Sul.
A intenção é fazer o Presidente ver que o confronto estabelecido com jornais, revistas, rádios e tv’s dos grandes grupos nacionais prejudica os pequenos e médios veículos do interior do Brasil, como na decisão da dispensa de publicação dos balanços da SA’s.
Também para lhe dizer que os jornais não contribuem para o desmatamento da Amazônia como lhe falaram, pois todo papel jornal é feito com matas reflorestadas, e mais da metade do papel consumido é importado.
Notinhas
* Bolsonaro se mostra preocupado com a possibilidade do que chamada de volta da ‘esquerdalha’ na Amércia do Sul com a vitória de Alberto Fernándes, a quem chama de ‘poste’ da ex-presidente Cristina Kirchner, sua vice, nas eleições primárias argentinas para Presidente. Nos retruques, lá Fernándes diz que Bolsonarto pode ficar tranquilo que a Argentina não vai fechar sua economia para o Brasil . Aqui o Ministro Paulo Guedes responde e pergunta quando o Brasil precisou da Argentina para crescer. E a grande mídia, no Brasil, toma o lado de Fernándes.
* Para Bolsonaro, o Foro de São Paulo, que reúne as lideranças de esquerda, vê uma luz na Argentina. Kirchner, mesmo denunciada por corrupção e desvio de dinheiro público em seus governos, igual ao que aconteceu no Brasil e outros países do continente, pode voltar. Seria o prenúncio da volta de Lula, Dilma, Zé Dirceu, Palocci, Lobão, Cunha, Cabral e outros ao poder aqui?
* Em entrevista para o Estadão, o ex-senador e ex-governador gaúcho Pedro Simon disse que existe risco do MDB, seu partido, desaparecer. Simon entende que o partido deve passar por ‘profunda reflexão’ para se manter influente na política nacional. Um obviedade, mas dita por um político ‘mãos limpas’, coisa rara.
* No Brasileiro o Inter, com reservas, venceu o Fortaleza por 1×0 no Ceará e subiu para 7º com 24 pontos. O Grêmio, também com reservas, empatou com o Palmeiras na Arena em 1×1, e se manteve em 13º com 18 pontos.
* Nesta semana a dupla começa decisão da vaga para as semifinais da Libertadores. O Grêmio joga contra o Palmeiras na Arena, hoje, às 21h30min. O Inter contra o Flamengo no Maracanã, quarta, as 21h30min. Se passarem desta fase, Grêmio e Inter fazem Gre-Nal histórico na semifinal da Libertadores para decidir quem vai à final.
Do Twitter
* O Antagonista: Moro sugere a Bolsonaro vetar 9 artigos da Lei de Abuso de Autoridade.
* Exame: Juízes e polícias organizam protestos contra lei de abuso de autoridade.
* Veja: Mantida no comando por Lula, Gleisi viaja para pedir libertação do petista.
* O Globo: Facções criminosas vão à Justiça contra portaria de Moro que restringe visitas.
* Folha S. Paulo: Receita de igrejas quase dobra em oito anos e vai a R$24,2 bilhões.
* Lula: Aquele dono da Havan parece o Louro José com aquela roupinha dele. Qualquer dia a Ana Maria Braga pega ele e coloca em cima da mesa. Eu fico me perguntando onde estão os grandes empresários comprometidos com esse país?
* Augusto Nunes: Paulo Pimenta qualifica de organização criminosa a operação policial que desbaratou a quadrilha a que ele pertence.
* Bolsonaro: Com o possível retorno da turma do Foro de São Paulo na Argentina, agora o povo saca, em massa, seu dinheiro dos bancos. É a Argentina, pelo populismo, cada vez mais próxima da Venezuela.
* José Fucs: Só para lembrar que, em 2008, Marina Silva deixou governo por falta de apoio de Lula para “política ambiental”. Ele preferiu apoiar visão desenvolvimentista de Dilma, então ministra da Casa Civil e defensora da construção da Usina de Belo Monte, no Xingu.