O governo italiano editou decreto-lei que muda a concessão de cidadania italiana para descendentes. Até agora qualquer descendente de italiano no exterior, que comprovasse antepassados, podia requerer cidadania italiana. Em Venâncio vários descendentes conseguiram o documento. Com a mudança, somente filhos e netos de italianos no exterior podem requer a cidadania. O Brasil tem 31 milhões dos 60 milhões de descendentes fora da Itália. São Paulo com 13 milhões, Paraná com 3,7 milhões e o RS com 3 milhões, são as maiores colônias no país.
E a Assembleia Legislativa gaúcha, através de sua Mesa Diretora, presidida pelo deputado Pepe Vargas (PT), que é de Caxias do Sul, a maior ‘cidade italiana’ no estado, se mobiliza para tentar reverter a decisão, que foi tomada justamente no ano em que se comemora os 150 anos da chegada dos imigrantes italianos ao Brasil, em 1875. Quando era esperada a participação da Itália nas comemorações, vem este medida que frustra os descendentes.

Notinhas

  • Nestes dias em que deputados bem votados em Venâncio, de vários partidos, anunciam emendas parlamentares para o município, recebo o questionamento sobre os deputados do PT, bem votados aqui, como Paulo Pimenta, Maria do Rosário e Elvino Bohn Gaas, não terem anunciado nenhuma emenda ainda. São todos do governo Lula. Creio que vão anunciar. Cada deputado pode indicar quase R$ 40 milhões em emendas e cada senador quase R$ 70 milhões.
  • O domingo foi de mobilização da direita no Avenida Paulista em São Paulo, reunindo três quarteirões de público, sob a liderança do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro. A Anistia aos presos do 8 de janeiro é a causa. Foram presos 1,8 mil pessoas em Brasília em 2023, no que é considerado pelo ‘sistema’ de tentativa de golpe de estado. Prenderam até vendedor de pipoca e picolé. São considerados presos políticos do PT e do STF.
  • Por falar nisso, nesta semana o STF recebeu ministros do STF da China, onde o Partido Comunista reina absoluto e controla tudo. Delegações do PT tem ido à China aprender como é o sistema de governo ditatorial, que controla a política, imprensa, justiça e as pessoas, mas tem economia liberal que não para de crescer. Não quero isso para o meu país. E você?

Do X

  • O Globo: Bolsonaro e apoiadores se reúnem em ato na Paulista pela anistia dos condenados pelo 8 de Janeiro
  • Veja: Agora réu, Bolsonaro eleva pressão por anistia, mas aprovação no Congresso é incerta
  • IstoÉ: Governadores aparecem em manifestação pró-anistia de olho no espólio de Bolsonaro
  • Gazeta do Povo: Sergio Moro diz qu+e “governo Lula já acabou” e prega união da direita em 2026
  • Folha S. Paulo: Leite acena a Zema para 26: se for contigo, estamos juntos
  • Estadão: Brasil vive disputa de poder entre dois populistas sem projeto, diz Lamounier sobre Lula e Bolsonaro
  • Revista Oeste: Fachin recebe juízes do ‹STF› da China e fala em cooperação
  • Bolsonaro: Oito governadores. Mais de trinta senadores. Dezenas de deputados federais. Inúmeros vereadores e prefeitos, incluindo o prefeito de São Paulo, maior cidade da América Latina. Representantes de pelo menos oito partidos. Padres, pastores, líderes de todas as religiões. E mais de um milhão de brasileiros, homens e mulheres de bem. Todos unidos na Avenida Paulista pelo mesmo propósito. Hoje, o Brasil enviou um recado claro ao nosso Congresso e ao mundo: Basta de perseguição. Chega de abuso de poder. Anistia já!