Desde ontem a vice-prefeita Izaura Bergmann Landim (MDB), assumiu o cargo de prefeita em exercício, durante o período de férias do prefeito Jarbas da Rosa (PDT), até 6 de fevereiro.
Jarbas e Izaura, reeleitos com larga vantagem de votos em 2024, mantém uma sintonia desde que foram eleitos. Se entendem no governo, cada um respeita o cargo do outro, e ambos tem um bom relacionamento com a equipe de governo.
Mas esse clima de sintonia parece estar ameaçado. Izaura, depois de dois mandatos de vice, tinha como seguimento político natural disputar a prefeitura em 2028, para continuar o atual governo. Mas já sentiu que isso não acontecerá. O PDT elegeu o vereador mais votado nas duas últimas eleições, Tiago Quintana, como nome para disputar a prefeitura em 2028. Isso fica claro e mudou o humor de Izaura. Ela não esconde a sua insatisfação.
Notinhas
- Edegar Pretto, presidente da Conab e novamente pré-candidato a governador pelo PT, reagiu forte no fim de semana, reforçando que sua candidatara a governador é inegociável. A manifestação aconteceu depois do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, estar em Porto Alegre na semana passada, quando disse que quer negociar apoio do PT a candidatura de Juliana Brizola, dentro do contexto nacional de apoios de PT e PDT. E na quinta, aqui na Terra FM, e no sábado, na edição da Folha, saiu a entrevista de Juliana Brizola, na sequência de entrevistas com pré-candidatos a governador. Ela disse que sua candidatura é irreversível. Indício que os dois serão candidatos a governador no primeiro turno, que tem ainda Luciano Zucco (PL) e Gabriel Souza (MDB), como principais nomes. Dois vão para o segundo turno e um deles vai governar o estado.
- Deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) realizou uma caminhada de 240 km, de Paracatu, na divisa de Minas com Goiás, até Brasília. Ele começou o que chama de Caminhada de Liberdade, sozinho, no dia 19, e ao longo do caminho foi ganhando adeptos. No domingo, 25, chegou em Brasília, com chuva e inclusive raios que atingiram manifestantes. Foram milhares de pessoas que se juntaram ao ato, que é um protesto, especialmente pelas decisões do STF, disse Nikolas. O jovem deputado é um fenômeno eleitoral. Com 21 anos foi o vereador mais votado na história de Minas, por Belo Horizonte, com quase 30 mil votos em 2018. Em 2022 foi o deputado federal mais votado do país, com 1.470 milhão de votos. O movimento é classificado pela direita como um ‘Acorda Brasil’, e vê no ato de Nikolas o despertar de um movimento verde amarelo que vai se espalhar pelo pais.
- Governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Fretas (Republicanos), anuncia que vai concorrer à reeleição ao governo paulista, onde é favorito para vencer em primei turno. Tarcísio era a esperança de um candidato competitivo, não radical, mas a sua decisão, pressionado pela família Bolsonaro, vai legar aos brasileiros o confronto do presidente Lula (PT), que é favorito à reeleição, contra o senador Flávio Bolsonaro (PL), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, que está preso por determinação do STF. Vamos ter novamente o confronto dos estremos esquerda x direita. Quem perde é o país.
Do X
- BBC: Oito ministros do STF têm parentes advogados com processos na Corte
- Revista Oeste: STF: familiares de ministros atuam em quase 2 mil processos nos tribunais superiores
- Correio Brasiliense: Extrema-direita mobiliza bolsonarismo raiz em ato no Eixo Monumental. Encerramento da caminhada de Nikolas mostra que os políticos apoiadores do ex-presidente têm capacidade de arrastar multidões.
- Nikolas Ferreira: Debaixo de forte chuva, trovão e frio…nós acordamos e continuaremos a acordar os que estão dormindo
- Rosane Oliveira/ZH: Caminhada de Nikolas Ferreira leva do nada a lugar nenhum
- Lauro Jardim/Globo: O encontro fora de agenda entre Lula e Toffoli para tratar do caso Master