Passada a eleição, de uma vitória histórica, por 8,3 mil votos de diferença do médico e ex-vereador Jarbas das Rosa (PDT) sobre o prefeito Giovane Wickert (PSB), começa a formação do novo governo. Jarbas se reuniu na quinta, 19, com a vice-prefeita eleita, vereadora Izaura Landim (MDB) e os oito vereadores eleitos pela coligação; Tiago Quintana, Sid Ferreira, Gerson Ruppenthal e Cesar Garcia (PDT); Gilberto dos Santos (MDB), Nelsoir Battisti (PSD), Benildo Soares (Republicanos) e Claidir Kerkhoff (PSL).
No encontro o assunto foi formação do novo governo que assume a Prefeitura dia 1º de janeiro, cujos secretários devem ser anunciados dia 17 ou 18 de dezembro. Foi acordado que Tiago Quintana será presidente do Legislativo, em 2021, mantendo a tradição das últimas legislaturas do vereador mais votado ser o presidente, quando for da bancada que tem maioria, claro. Nomes para compor o governo também entraram no debate..
Na sexta-feira, 20, Jarbas anunciou os nomes da Comissão de Transição, que será presidida pela vice-prefeita eleita Izaura Landim e terá Tiago Quintana, que vai ser presidente do Legislativo; Ana Claudia do Amaral Teixeira, vereadora que não se reelegeu e deve ocupar secretaria no novo governo; a advogada Fabiana Kellerr, que foi secretária da Fazenda do governo anterior de Airton Artus (PDT) e deve retornar ao cargo, e o professor Emerson Henrique, que concorreu a vereador e não se elegeu. Ele foi secretário da Educação no governo Artus e deve voltar ao posto.
Como a eleição foi retardada, os eleitos tem pouco mais de 40 dias para se inteirar da Administração Municipal. Jarbas informou ao prefeito Giovane Wickert sobre a Comissão. No fim de semana o prefeito Giovane já combinou com a vice eleita, Izaura, para esta quarta-feira, 25, o primeiro encontro das equipes. Giovane já anunciou que seu modelo de transição vai ser de todos os secretários receberem a Comissão do novo governo, com mais um servidor concursado em cada pasta, para passar a informações. Modelo que entendo ser acertado. A Comissão de Jarbas vai visitar secretarias com titulares que saem dia 31 de dezembro e servidores que vão seguir em janeiro.
Que seja uma transição de alto nível, pelo bem dos venâncio-airenses.
Morte estúpida
A ação de um segurança terceirizado do Carrefour em Porto Algre e um policial militar, que também fazia segurança, na contenção de um cliente, foi coisa estúpida. Espancaram e asfixiaram um homem até ele morrer. E ele era negro. Tudo que o ‘establishment’ esperava para incendiar protestos contra o racismo no país, copiando os americanos, que fizeram da morte de negros por policiais, estratégia eleitoral democrata (da esquerda) na eleição presidencial vencida por Joe Biden.
Que os autores da morte no Carrefour sejam punidos pela lei. E que a história seja contada por inteiro. O morto, que tem ficha policial de ‘metro’ por repetidas agressões por espancamento à esposa e outras pessoas, além de assaltos a mão armada, teria agredido opu ofendido uma funcionária do supermercado, que chamou a segurança, a quem ele tentou agredir também, antes de ser contido, com agressões que o levaram a morte. E ele não foi agredido por ser negro, mas por ser perigoso e com antecedentes. Mas mortes brutais devem ser condenadas sempre, independente da cor das vítimas.
De João Moacir Ferreira, presidente do Rotary Clube Venâncio: “Nós, clubes sociais, de Venâncio e Região, passamos todos os anos, fazendo manifestações e atos em prol da Paz Mundial, contra a selvageria e o racismo. Nossos protestos, contra a selvageria, contra os negros, recentemente, acontecidas. Foram eles, os negros que edificaram esta Nação Brasileira, vê-se sempre que os atos de liberdade dados pela Princesa Isabel, ainda ecoam vazios.”
De Jeanine Benckenstein, ex-secretária da Fazenda da Prefeitura de Venâncio, no inicio do governo do prefeito Giovane, postada em rede social. “Vidas importam! Se precisar incluir qualquer RAÇA entre essas duas palavras, você é racista”, diz ela.
Vivemos cada dia mais o ‘nós contra eles’ pregado por Lula, fomentando os conflitos sociais de raças, gêneros e credos.
É da cartilha da esquerda.
Notinhas
* E saiu a primeira pesquisa do segundo turno em Porto Alegre. A Paraná Pesquisas mostra Sebastião Melo (MDB), que venceu o primeiro turno, com 61,8% das intenções de voto contra 38,2% de Manuela D’Ávila (PC do B). Diferença significante. E a eleição já é neste domingo
* Em São Paulo, onde pelo Ibope e DataFolha, o prefeito Bruno Covas (PSDB) larga com 58% contra 42% de Guilherme Boulos (PSOL), a esquerda nacional está aterrizando em peso. Lula, Ciro, Marina e toda turma, vão apoiar o radical Boulos, que surgiu para a política comandando invasões de prédios na capital paulista.
Esportivas
]* A Assoeva iniciou o mata mata do estadual no domingo com empate em 5×5 diante do Guarani de Frederico Westphalen. O jogo de volta será nesta quarta.
* E a dupla não foi bem no Brasileiro. O Inter perdeu por 2×1, de virada, para o Fluminense em pleno Beira Rio e caiu para 4º na tabela com 36 pontos. O Grêmio empatou em 0x0 com o Corinthians em SP e caiu para 8º com 34 pontos.
* Nesta quarta às 21h30min tem Inter x Boca no Beira Rio iniciando a fase mata mata da Libertadores. Quinta às 21h30min tem Guarani x Grêmio no Paraguai.
Do Twitter
* GZH: Governador subirá o tom de alerta após piora nos números do coronavírus no Rio Grande do Sul
* Veja: Porto Alegre: Sebastião Melo tem 61,8% dos votos válidos e Manuela, 38,2%, aponta pesquisa Paraná.
* Exame: Guedes afirma que mais reformas virão após eleições municipais