Jarbas cresceu no último debate

Na noite de quinta-feira, último dia para realização de debates, a Folha do Mate e Terra FM reuniram os dois candidatos a prefeito de Venâncio, o prefeito Giovane Wickert (PSB), que busca à reeleição e o médico e ex-vereador Jarbas da Rosa (PDT). Os dois responderam perguntas enviadas por lideranças de entidades de classe, depois fizeram perguntas temáticas um ao outro e em dois blocos do ‘pinga-fogo’, puderam fazer perguntas livres.
Foi um debate de alto nível, como são os dois candidatos como pessoas. Teve confronto, teve ‘pegadas’, mas sempre mantendo a educação e o respeito, como exigia o momento em que milhares de eleitores estavam ouvindo pela Terra FM e vendo pelas plataformas digitais dos dois veículos, mais a Sultel, que deu apoio técnico ao projeto.
O debate teve mais reafirmações que os dois já fizeram no primeiro debate e no debate de terça-feira na RVA, do que fatos novos. A mudança que percebi foi mais anímica. O prefeito Giovane Wickert, preparado para gestão pública, incisivo nas suas afirmações, me pareceu um pouco abatido em relação ao primeiro debate. Mas, mesmo assim, sustentou bem o seu discurso de governo que andou pra frente e que quer mais um mandato para seguir o projeto. Jarbas da Rosa é quem cresceu em relação a si mesmo. Ele fez seu melhor debate das duas eleições em que os dois debateram. Jarbas defendeu seu projeto de mudança com convicção e enfrentou com mais firmeza os ataques de Giovane sobre propostas de governo de ambos.

Giovane foi novamente incisivo nas suas posições
Jarbas cresceu e foi firme na defesa da mudança

A influência anímica dos dois no debate está diretamente ligada aos resultados das pesquisas de intenção de voto. A Methodus mostrou Jarbas com vantagem de 24,5 pontos percentuais na primeira, dia 3 de outubro, e de 25 pontos, na segunda, dia 24 de outubro. Os dois cresceram de uma para a outra, mas a distância foi mantida. E os dois ainda não sabiam da terceira pesquisa, publicada ontem, um dia depois do debate, que reforçou essa situação. Jarbas baixou para 23,2 pontos percentuais sua vantagem, o que é muito, mantendo uma linha desde o começo da campanha. Esses números indicam a vitória de Jarbas no domingo. A Methodus, em quatro eleições que faz pesquisas eleitorais para a Folha, nunca errou fora da margem de erro, de 4,9 pontos.
Mas é preciso ressaltar que pesquisa fotografa um momento probabilisticamente. O que vale mesmo é o voto na urna domingo, quando todos os eleitores manifestam sua vontade.

Candidatos a prefeito de Venâncio, Giovane Wickert (PSB) e Jarbas da Rosa (PDT) com os mediadores do debate Terra e Folha, Daniel Heck e Letícia Wacholz. (Foto: Roni Müller/Folha do Mate)

Anotações

* O prefeito Giovane destacou a sua relação, e dos partidos da sua coligação, com o governo estadual e federal, como caminho aberto para buscar recursos e parcerias.
Jarbas disse que os partidos da sua coligação também integram o governo estadual e federal para ter essa ligação direta.
Bom para Venâncio.

* Giovane reafirmou que pegou o governo no vermelho em 2017, com R$ 5 milhões de dívidas vencidas e que vai fechar o seu governo no ‘azul’ dia 31 de dezembro. Boa notícia.

* Quando acusado por Giovane de que iria fechar as capatazias do interior, Jarbas reagiu forte e disse que era uma mentira, e que além de não fechar as capatazias, irá criar subprefeituras no interior.

* Marqueteiro Angelo Muller, de Santa Maria, que trabalha para Giovane na campanha, passou o debate ‘diminuindo’ Jarbas nas redes sociais, tipo menino mimado, não sabe nada, coitado, e por aí vai. Deduzi que de Angelo partiu a estratégia de Giovane no primeiro debate, quando o candidato fez questão de se mostrar superior e ‘diminuir’ Jarbas, o que soou negativamente como arrogância. Giovane não repetiu isso tanto neste segundo debate.

* Nas pesquisas eleitorais da Methodus, foi perguntado em qual vereador o eleitor votaria, com resultados em base científica, só de citações. Na primeira 85% responderam que não sabiam. Na segunda baixou para 50%. Agora na terceira, cinco dias antes da eleição, ainda são 42% de indecisos. Candidatos estão correndo atrás desse eleitor.

* Nas três listagens da Methodus os nomes citados variaram muito. Mas chamou atenção que candidatos das maiores nominatas, PTB, PSB e da coligação de Giovane aparecem mais do que os candidatos do PDT, MDB e da coligação de Jarbas. Se o indicativo da pesquisa para prefeito aponta vitória de Jarbas da Rosa, as citações para vereador apontam para uma bancada maior de oposição.

* PTB, PDT, PSB e MDB é certo que elegem vereadores. A expectativa é pelos demais partidos, com menos candidatos, se conseguirão eleger algum. Como nesta eleição os partidos que não atingirem o coeficiente eleitoral participam da disputa das cadeiras definidas pela sobra de votos, creio que teremos mais de quatro partidos com vereador.

* Que no domingo todos nós eleitores exerçamos nosso dever cidadão, de votar na escolha dos nossos governantes. Que cada um faça sua escolha consciente na hora de votar, que é a hora onde todos os brasileiros são realmente iguais. Cada um tem um voto.

Notinhas

* Nesta semana foi asfaltado o trecho do Calçadão da Osvaldo Aranha, que está sendo remodelado numa parceria da Prefeitura e empresários lojistas. Construído em 1994 pelo prefeito Almedo Dettenborn (PMDB), o Calçadão estrangulou a Osvaldo Aranha naquele trecho, onde só passa um carro por vez, enquanto no restante da rua, que corta todo centro da cidade, o tráfego é para dois carros, lado a lado. Na época alertei esse estrangulamento. Hoje, 25 anos depois, o prefeito Giovane Wickert (PSB) teve atitude de corrigir o que entendi ter sido feito errado no passado.

* As informações que me chegam sobre as noites de Venâncio e a ‘ caça’ ao voto, são estarrecedoras. O que tem de ‘aniversários’ sendo comemorados na pandemia com aglomeração de pessoas é impressionante. E gente que deveria dar o bom exemplo está dando mau exemplo. Diria criminoso, de sair no Fantástico. Como não presenciei nenhum e não tenho provas das informações, mesmo que de fontes confiáveis, não posso citar detalhes.

* Governador Eduardo Leite (PSDB) participou ontem da inauguração de empreendimentos da Cooperativa Languirú no Shoping de Lajeado, onde instalou seu supermercado. A cooperativa está presente em mais de 50 municípios gaúchos, entre os quais Venâncio, e emprega 3,5 mil funcionários.

Esportivas

* Hoje tem Brasileiro. Santos x Inter às 16h30min em SP e Grêmio x Ceará, às 19h, na Arena. O Inter é lider com 36 pontos e o Grêmio é 8º com 30.
* Apesar da pontuação, futebol dos líderes Inter e Flamengo está em queda. Do São Paulo e do Grêmio em alta.
* A Assoeva joga hoje, às 18h, no Poli, contra o Sobradinho, pelo Estadual.

Do Twitter

* GZH: Um dia após renunciar à candidatura, Fortunati pede votos para Melo em vídeo divulgado nas redes sociais
* Estadão: Bolsonaro diz que comércio sem ‘viés ideológico’ é essencial para integrar o País na economia global
* UOL: Mourão diz que militares da ativa devem ficar longe da política
* Crusoé: Segunda onda da pandemia é ‘conversinha’, diz Bolsonaro
* Veja: FHC: O melhor é aguentar Bolsonaro e dar a resposta na hora certa, nas urnas
* Exame: PIX vira isca e criminosos criam mais de 5 mil golpes digitais em um mês
* O Globo: Após seis dias de silêncio, China parabeniza Biden por vitória nos EUA
* Marcio Coimbra: Defendi desde o começo que esta eleição era antes de tudo um plebiscito sobre a presidência de Trump. O resultado seria sua vitória ou derrota, muito mais do que um triunfo ou insucesso dos adversários
* Cristian Deves: Seja do Bem, pratique o Bem. Se você é pobre de Espírito, você não tem nada.



Sérgio Luiz Klafke

Sérgio Luiz Klafke

Diretor de Conteúdo e colunista da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido